Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Smart TV Samsung ( MODELO: UN40F5500AG ) Não LIGA

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde a todos !  Eu estou mais ou menos neh  :( kkkkkk

Minha tv, Smart TV Samsung LED ( MODELO: UN40F5500AG ) não esta ligando, quando coloco ela na tomada acende o led vermelho de stand-by e fica piscando, não responde o comando de ligar pelo botão de power da tv e nem pelo controle remoto. Desmontei a TV e realizei alguns testes, desconectei a placa que se encontra conectada a fonte, e deixei somente a saída para ligar os leds ligada, os leds acenderam, se eu conectar a placa controladora da tv na fonte os leds não ligam.

Testei todos os diodos da fonte, e todos os fusíveis e não encontrei nenhum com defeito, não encontrei nenhum capacitor estufado.

Quando ligo a fonte na tomada é possível perceber que os reles se ativam, e no conector que sai para alimentar placa controladora da tv tem, 8,3v e 5v. Esse 8,3v esta correto ? não tem que ser 12v ?

Não encontrei o manual service desta tv para poder analisar melhor a placa.

Fico no aguardo para obter ajuda de vocês.

Abrigado a todos.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na fonte tem esta tabela com informações de tensão e corrente, e nesta tabela marca os 5.3v que a fonte tem, e marca os 12.8v que ela tinha quer, a minha tem 8v. acho que o problema esta ai, mais ateh agora não consegui identificar qual componente esta causando este defeito.

Estou correto ?

tabela_de_info_fonte.jpg.49c261352c4991487f2cbc2b3d4d1298.jpg

tabela_de_info_fonte.jpg.ff0a47fe3320f1ca6a88a2b32e2fe358.jpg

Link para o comentário

@ferro velho,  A placa de sinal que você se refere é a placa mãe da tv ? a placa controladora da tv ?

Pelo que eu entendi sobre ela ligar os leds isso significa q a tela esta boa, agora quando eu ligo a placa mae da tv na fonte ela não ira ligar pq agora os leds estão sendo controlado pela placa, e se a placa não é alimentada corretamente ela não ira ligar e não ira acender os leds.

Link para o comentário

@ferro velho,  A placa de sinal que você se refere é a placa mãe da tv ? a placa controladora da tv ?

Pelo que eu entendi sobre ela ligar os leds isso significa q a tela esta boa, agora quando eu ligo a placa mae da tv na fonte ela não ira ligar pq agora os leds estão sendo controlado pela placa, e se a placa não é alimentada corretamente ela não ira ligar e não ira acender os leds.

Sua conclusão esta perfeita, falei isto porque já tive muitos casos assim e na loja do colega que também vende placa, ele na hora faz o teste como voce fez, não ligando com a de sinal já condena a placa mãe ok.

Link para o comentário

Na fonte tem esta tabela com informações de tensão e corrente, e nesta tabela marca os 5.3v que a fonte tem, e marca os 12.8v que ela tinha quer, a minha tem 8v.

Onde era para ter 12V e só tem 8V, vc está medindo com a placa lógica/dados conectada ou desconectada?

Ou seja, me responde essas duas questões..

Tensão com placa controladora conectada....

Tensão com placa controladora desconectada....

Pode ser a placa de dados que está derrubando essa tensão...

Dai vc ja pode descartar a placa fonte como origem do defeito e passar para a placa de dados como o

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
disse...

Link para o comentário

parece ser defeito na placa fonte mesmo, verificar os componentes responsaveis por estabilizar a tensao da fonte, foto acoplador, regulador tl431, ci oscilador  e tudo que esta nessa linha. troque tbem todos capacitores da fonte primaria e o mosfet

Amigão, ele disce que tirando a placa de sinal, desconectando bem dizendo da fonte a barra de led's acende, isto é sinal que a fonte esta boa ok.

• Joinha 1
Link para o comentário

Vou responder exatamente com a resposta que usei em um tópico anterior, com um televisor igual.

Retire a SSB (placa de sinal) e veja se na região do Scaller (processador) está escurecido. Se sim, pode trocar essa placa de sinal, que nem reballing vai solucionar, à não ser que tenha esse chip para substituir.... não é software também, como muitos insistem. Esse processador aquece muito, e ele sozinho "suicida-se", por seu dissipador ser uma porcaria...

Se removeu a SSB da PSU, e a fonte armou com as barras de led acesa, é como o @ferro vElho falou, aPSU está OK. Se as tensões saem normais, e o pfc crava em 380, não tem mais do que desconfiar.

Abraços.

• Joinha 1
Link para o comentário

parece ser defeito na placa fonte mesmo, verificar os componentes responsaveis por estabilizar a tensao da fonte, foto acoplador, regulador tl431, ci oscilador  e tudo que esta nessa linha. troque tbem todos capacitores da fonte primaria e o mosfet

Amigão, ele disce que tirando a placa de sinal, desconectando bem dizendo da fonte a barra de led's acende, isto é sinal que a fonte esta boa ok.

"Tenho 8.4v com a placa logica desconectada continuamente. Já com a placa logica ligada na fonte tenho os 8.4v e quando o led de stand-by pista ( no casa acho que é quando ela tenta dar o start) essa tenção cai pra 0v. "

Veja que ele disse que a fonte ja esta baixa sem conectar a placa logica e quando conecta a tensao vai a zero,  por isso que eu disse que poderia ser fonte, nao creio que acender os leds significa que a fonte esta boa pq  geralmente a fonte dos leds é individual

Link para o comentário

Esta fonte tem duas saídas de tensão, uma para os leds e outra do outro lado para a placa logica. A saída para a aplaca que esta com tensão baixa. Estava pensando em injetar os 12v nesta saida com uma fonte externa mais estou com medo de queimar a placa logica, se ela ja não estiver queimada neh kkkkk. E a placa logica nao esta com macha de aquecimento, nem embaixo do processador.

Link para o comentário

emersonbc, observe uma coisa, vc disse que ao ligar a tomada ela acende a luz stand-by e depois fica piscando, certo?

pergunto: quantas vezes ela pisca  até desligar o stand-by?

tente contar corretamente, porque as smart´s tv tem na maioria um sistema de auto-diagnóstico e relatam o defeito que acharam na inicialização reportando pela luz de stand-by.

aguardo sua resposta, para prosseguirmos.

Link para o comentário

"Tenho 8.4v com a placa logica desconectada continuamente. Já com a placa logica ligada na fonte tenho os 8.4v e quando o led de stand-by pista ( no casa acho que é quando ela tenta dar o start) essa tenção cai pra 0v. "

Veja que ele disse que a fonte ja esta baixa sem conectar a placa logica e quando conecta a tensao vai a zero,  por isso que eu disse que poderia ser fonte, nao creio que acender os leds significa que a fonte esta boa pq  geralmente a fonte dos leds é individual

Sim, eu somente citei o fator do bga SE a placa tivesse manchas na região do Scaller... já que a dele não tem, então pode-se, por momento "descartar " essa hipótese.

Ainda não peguie essa fonte para reparo... dificilmente ela queima. Mas, por sorte, entrou um 5500 hj aqui e medirei essa fonte sem a SSB, assim saberei se essa tensão é baixa fora da SSB. Tem muitos projetos de fonte, principalmente em som, em que as fontes elevam no valor cravado somente com sinais de ativação do Micom. Tem uns modelos antigos de LCD samsung que são assim, agora essa, somente depois do teste saberei.

Se essa fonte de 12V vem de um chopper aparte, recomendo verificar o oscilador ou o estágio de filtro dela... se vier de um mesmo chopper das demais... ou o estágio de filtro tem pau, ou o próprio chopper. Verifique essa fonte com calma. Resolva primeiro ela, e depois vejamos o looping. Você já mediu em X10 o local aonde essa fonte de 12v é ligada na SSB, em relação ao GND? Para ela cair assim à 0v, mesmo tendo só 8V, ou tem consumo excessivo aí, ou curto.

Abraços.

Link para o comentário

Não consegui localizar o defeito, comprei uma fonte nova no mercado livre, assim que chegar vou testar, e aviso aqui qual foi o resultado, eu tenho quase certeza que essa fonte esta ruim, só não consigo localizar o defeito nela, e aqui na minha cidade não tem nenhuma eletrônica que venda esses componentes para efetuar os testes.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...