Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony SVF152c29x - DA0HK9MB6D0 - Curto na linha de entrada

Avalie este tópico:

brunoburn

Posts em destaque

Pessoal, esse notebook chegou aqui sem ligar. Inicialmente verifiquei o PQ35, e nao tinha VA no pino 5, mas nos outros tinha 19v. Fiz um jumper do pino 3 para o cinco, e a maquina passou VA para frente e entao ligou normalmente.

Dentro do sistema, a maquina reconhece bateria normalmente fazendo o carregamento, mas ao desconectar o cabo de energia, a maquina desliga sem acionar a bateria.

Removi entao o Jumper no pq35 para continuar a analise, e quando estava analisando as mediçoes em PQ2, o componente PQ5 fritou. Abriu um orificio nele, e agora  maquina nao liga de jeito nenhum.

Esse componente PQ5 é um 2N7002dw, faz parte da proteção contra curtos na linha de VIN para o ADP/BAT;

Alguem pode me auxiliar na analise desse circuito?

Segue anexado parte do esquema.

curto_sony_silvia.jpg.78e5759992b6f420848c2106419ecd2d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brunoburn, Uma dica q dou e q vc aterre a ponta de prova preta ao terra da placa, tipo a parte metalica da usb por exemplo . Eu particularmente costumo aferir na escala de 200ohms, mas cada um tem sua forma de trabalhar. como vc disse q a linha nao esta em curto provavelmente a maquina voltara a ligar com a substituição do pq5.

Link para o comentário

Estou com um e é o mesmo defeito, se vc medir GATE do PQ35 vai ter 19V tem que ter 0V por isso ele nao libera tensao VA, pra testar peguei um resistor de 100R e aterrei o GATE o not funcionou, e agora mesmo sem resistor nao sei pq a maquina esta ligando sempre, mas realmente se tirar a fonte nao funciona só pela bateria o not se desliga e no sistema parece bateria carregando mas nao libera tensao pra carregar e nem da bateria para alimentar o not.

Amigo vc poderia me passar o link pra baixar o esquema eletrico. Obrigado!

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu fiz a substituição do pq5, mas a maquina nao subiu. agora tenho um curto. na fonte assimetrica a partir de 6v tenho um consumo de 0.45a, e ao pressionar o botao power, acende o led vermelho e nao liga nada.

Link para o comentário

encontrei essa luz, vinda do colega malagueta em outro topico:

"Neste caso, como o transistor PQ2A não estava saturando (provavelmente por está aberto ou até mesmo com fuga), então uma tensão incorreta chegava até a base do PQ2B, fazendo com que o mesmo também não saturasse, consequentemente a tensão de alta (definida pelo engenheiro como VA+), poderia correr livremente até o Gate do PQ35. Tendo o Source e o Gate a mesma tensão, o PQ35 passa a entrar em estado de corte (por se tratar de um mosfet canal P), daí a explicação dele não está chaveando.

Em resumo é isso, básico circuito de proteção."

só que nao encontrei um pq2 novo para trocar..  como faço pra ignorar essa proteção e fazer a maquina ligar pela bateria tambem?

Link para o comentário

No meu caso troquei PQ2 e not voltou a ligar mas sem funcionar pela bateria, troquei PQ3 nada tambem, mas o mais curioso é que se tirar a bateria da CMOS e fazer reset ele volta a funcionar pela bateria, mas o momento que conectar a fonte o not de novo nao funciona pela bateira e nem carrega, ja atualizei a BIOS nada.

Link para o comentário

No meu caso troquei PQ2 e not voltou a ligar mas sem funcionar pela bateria, troquei PQ3 nada tambem, mas o mais curioso é que se tirar a bateria da CMOS e fazer reset ele volta a funcionar pela bateria, mas o momento que conectar a fonte o not de novo nao funciona pela bateira e nem carrega, ja atualizei a BIOS nada.

No seu caso você deve analisar o pq48. Nos pinos 5,6,7,8 deve ter a tensão da bateria, e nos pinos 1,2,3,4 a tensão do carregador. Talvez o pq48 não esteja fazendo o chaveamento. É necessário que além de ter as tensões que ele possa chavear. Faça o teste conforme o robertoes explica.

Link para o comentário

Se o pino 4 do pq35 tiver as mesmas tensões dos demais pinos, então temos algo errado nessa linha. O pq5 não é um mosfet comum, é de canal duplo. Na troca verificou isso?

Sem o pq2 na placa, pq35 tem 9v no gate e 19v nos outros pinos... com o pq2, a tensao do gate vai pra 11v e dai nao chaveia..

mesmo com o gate em 9v, e passando os 19v a frente, a maquina não liga quando pressiono o power, pois acende uma luz vermelha..

eu verifiquei o pq5 sim, retirei de uma placa RC6F32064kH1, tem a mesma configuração nos dois esquemas.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 8 meses depois...

Olá pessoal, espero ajudar alguém. O PQ35 tem que ter as tensões de 19-19.5v e 8-9v no pino do gate. Sempre que vem um com defeito, o PQ35 não passa a tensão de 19v. Eu fiz o seguinte, tirei o componente, e usando a fonte assimétrica injetei 19v no gate e sai com um papel mágico (papel termico) até encontrar um capacitor em curto. Geralmente o PC85 e PC86. Após trocar o capacitor e soldar novamente o PQ35.... voltou a ter 8-9v no gate.... e quando ele apresenta o defeito de aparecer a bateria carregando ou em 100% e quando tira o carregador o notebook desliga, tinha 19v.

Obrigado e até a proxima.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...