Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento de computador: onde colocar a haste de cobre

Avalie este tópico:

flpcdm

Posts em destaque

Olá amigos!

Estou instalando um novo computador, mas não tenho nenhum sistema de aterramento. O computador ficará próximo a um jardim externo (na frente da casa), exatamente onde desejo colocar a haste de cobre.

Minha dúvida é a seguinte: quando chover, que molhar o chão e o aterramento, corro o risco de levar choque ao pisar no jardim molhado?

EDITADO:  Incluir prefixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ae amigão

para responder sua duvida eu vou ter que explicar primeiro pq tomamos o choque (obviamente em um plano superficial)

O choque que sentimos é na verdade a sensação da eletricidade (AC) percorrendo o nosso corpo em direção a terra. A eletricidade ela sempre vai tender a terra (opostos se atraem), e a eletricidade possui uma propriedade interessante, ela procura sempre o meio mais fácil de chegar a terra e é por isso que o aterramento é tão importante. Quando tomamos um choque em um gabinete de computador significa que o mesmo encontra-se energizado por vários motivos que não vou entrar em detalhes para não alongar muito o tópico, mas quando vc toca em um gabinete energizado, vc passa a ser o caminho mais facil para a energia chegar ate a terra e vc acaba sentindo o choque, na verdade esse incomodo do choque se da pela oscilação da corrente AC, quando temos corrente DC não sentimos choque pois não ha essa oscilação, mas isso não significa que não estejamos levando choque, nosso corpo em contato com o solo acaba virando uma resistência, que se aquece e perde agua e vc acaba morrendo (é exatamente isso que ocorre quando alguem cai nos trilhos do metro que sao energizados com 700v DC), mas voltando a questão do gabinete, se ele estiver aterrado, o caminho mais facil para eletricidade passar para a terra é o aterramento, por isso você não leva mais choque quando o computador esta aterrado, pois toda aquela energia residual é jogada para terra pelo aterramento. então com base nisso, posso lhe afirmar, vc nao vai tomar choque pisando no seu jardim em dia de chuva, mesmo estando descalço pois a energia já percorreu para terra e ela não vai voltar para te pegar  :)). Agora alguns cuidados devem ser tomados quando for realizar um aterramento, para que o aterramento seja eficiente, não basta somente fincar uma barra de cobre no chão e ligar o aterramento ali, vc precisa fazer algumas medições, uma delas é medir com um multimetro a tensão entre fase e terra e entre neutro e terra onde entre fase e terra nunca vai poder ser maior que entre fase e neutro e entre terra e neutro nunca pode ultrapassar 0,7v caso, vc deve medir a resistencia ohmica entre neutro e terra, essa resistencia não pode ser maior que 10 ohms, caso algum desses valores esteja fora dos padrões que foi descrito vc precisará refazer o aterramento para evitar problemas, qualquer duvida é só perguntar abraços

Link para o comentário

tirando vídeo muito bom..... o resto e uma asneira, não se coloca haste de aterramento em computadores. mas sim no circuitos de tomadas no pino central.....que vem do barramento de aterramento...... que vem do quadro de distribuição geral de sua residência.......aterramento não da choque pois a carga a negativa.....uma dica melhor e vc usar um filtro de linha juntamente com um estabilizador....... 8)

Link para o comentário

Ola amigo bom dia,

Eu acredito que a palavra "asneira" é muito forte, todas as pessoas que participam do fórum têm ponto de vista diferentes dos vários assuntos abordados no mesmo, para dizer que o aterramento deve ser colocado no terminal central da tomada e que esse aterramento vem do barramento de terra que esta localizado no QDG, é necessário que a pessoa que esta do outro lado entenda o que é aterramento, o que é QDG e o mais importante é que antes de tudo isto há uma haste de aterramento que alem de equipotencializar a rede tem a função de fornecer uma caminho seguro a passagem da corrente elétrica em caso de perda de isolação, ou falha elétrica do equipamento e ou máquina para que o usuário esteja protegido.

Link para o comentário

@igormtba, Sobre o filtro de linha eu concordo. Agora quanto ao estabilizador...

Veja mais em

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Motivo da edição: Removi o vídeo que tinha postado porquê está gerando Off Topic, que nada ajuda o autor do post.

Link para o comentário

@igormtba, Sobre o filtro de linha eu concordo. Agora quanto ao estabilizador...

[EDITADO]

Veja mais em

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

achei a maior asneira esse video

1º ponto

Justificativa uma fonte boa não precisa de estabilizador - concordo que essa fontes poderosas como ele diz que recomenda não precisão mesmo mas fazer oq se 90% dos equipamentos tem fonte "bomba" como ele fala dai sim justifica o us do mesmo

2º ponto

Ele condena o uso do estabilizador mas dah exemplos do modelo mas simples do mercado um uso de rele e tal sem contar que ele afirma que os estabilizadores atua somente dentro de uma faixa de variação de tensão na entrada deixando passar a variação depois de sua faixa de atuação, o que não eh mais verdade estabilizadores de acordo com as novas normas do imetro devem desliga a saída de tenção nas faixa de subtensão e sobretensão que não conseguirem estabilizar, sem contara que exitem estabilizadores que tem o uso de TRIAC com chaveamento super rápido sem efeitos de ruídos ocasionados pela abertura ou fechamento de contatos. Se investe em uma fonte boa pq não em um estabilizador bom???

3°ponto

Quanto os estabilizador não ter filtro  olha eu usei muito estabilizador em uma grande empresa de calçado em varias impressoras laser hp. O defeito era o seguinte o das hp 4250 davam erro de fusor conectadas na rede 127v  da fabrica mas se colocasse um estabilizador nessa rede na configuração 127-127 as impressoras funcionavam numa boa e não apresentava mais o problema. Dai eu prefiro acreditar na minha experiencia em campo do que esse falatório desse mane com aquele microfone baitola.

Link para o comentário

Se voce tiver uma fonte boa (tipo real) na watagem dela dentro do gabinete do seu pc; fim de papo, estas fontes por si só já são estabilizadas e com certeza o computador não vai sofrer pane alguma, estabilizador eu usei na década de 70 quando ganhei uma tv straus p/b, naquela época a tensão variava pra cacete, era toda hora levantando para girar o botão para fica em 110 exatos,  também achei meio falha a explanação do sucinto professor, quem muito engasga é por que não sabe o que fala, minha opinião.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Norma Tecnica NBR 5410 deve ser consultada, visando dar funcionalidade ao aterramento equipotencial de uma instalação eletrica de baixa tensão.

Normalmente é feito com estaca de aço revestido de cobre, e ligado a um fio nú com secção de 10mm² até o barramento de terra do quadro de distribuição e posteriormente distribuido por condutores de 2,5mm nos eletrodutos.

É necessario efetuar medições para verificar se a resistencia de terra esta igual ou inferior a 10 ohm com um instrumento especifico o terrometro.

Link para o comentário

Compre um fio de 6mm O bastante para chegar até o local de instalação ,Haste de aterramento e um terminal para ligar ao computador, vc pode soldar o fio ao terminal se preferir(Fica melhor),em seguida aparafuse ao gabinete, a outra extremidade do fio  ligue a Haste de aterramento se preferir e se tiver um ferro de solda potente solde o fio a haste, para que não dependa somente do aperte do borne da haste,fixe no solo.Fiz aqui em casa e não tive problemas. 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...