Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Montando um Carregador USB Portátil

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde pessoal,

Recentemente aconteceu a seguinte situação:

Meu smartphone ficou sem bateria, e não tinha o carregador e mesmo que tivesse, não teria como usá-lo.

Ai pensei em comprar um desses carregadores USB portáteis, tem de vários modelos, tamanhos, preços...

carregador-sony-externo-usb.jpg

Como eu tenho várias baterias de LI-ION de 3,7V modelo 18650 ( Células de notebooks) pensei em reaproveitá-las, pois muitas, ainda estão em condições de uso.

IMG_20150506_143207276.jpg

Baterias 18650 da Ultrafire, comprada na ali, e da esquerda retirada de um pack de note.

Usando uma placa com o regulador de tensão LM2596, uma chave ON/OFF, um conector duplo USB, um resistor de 330R, alguns fios, fita dupla face, suporte para bateria 18650... ufa... acho que foi tudo. montei meu próprio ULTRA POWER EXTERNAL PORTATIL USB CHARGER.... cada nome que eles inventam, hehe....

Esse regulador eh bem pratico de usar, basta conectá-lo a uma fonte, ajustar a tensão para 5V e pronto. Já pode usar....  Ele serve para muitas outras aplicações...

lm2596.jpg

O detalhe, não basta apenas conectar os 5V no conector USB. O celular, smartphone não vai reconhecer. Como fazer?

Certa vez, abri um carregador, desses chingling, e nos pinos D+ e D- da porta USB eles usam um resistor de baixo valor( usei 330R pois tava na mão) para fazer com que o aparelho que será carregado identifique o carregador.

Então, basta soldar esse resistor nos pinos 2 e 3 da porta USB e pronto.

Muito cuidado, não inverta a polaridade do conector USB, sob pena de danos ao equipamento a ser conectado para carregar.

usb2-Apinout-600.jpg

Juntei tudo em uma caixinha ( a do meu Raspberry Pi) e ficou assim:

IMG_20150506_143047964.jpg

Montagem

IMG_20150506_143050545.jpg

Detalhe da chave e do conector USB na tampa da caixa.

IMG_20150506_143103140.jpg

Conector USB com o resistor.

IMG_20150506_143120060_HDR.jpg

Vista externa.

IMG_20150506_143128131_HDR.jpg

Conector USB.

Para carregar as baterias 18650, utilizo um carregador que veio em uma lanterna que comprei.

O custo, tirando a caixa, o carregador 18650 e as baterias deve ficar na faixa de R$10,00.

Se comprarmos um modelo baratinho, vendido na ali, sai um pouco mais caro, mas tem a vantagem de carregar direto pela USB, o meu não.

Fica a dica, pra quem quiser se aventurar a montar um desses. :)

Abraço,

Fábio

Links:

Carregadores comerciais:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Placa pronta do LM2596, 8 doletas vem 10 placas, uma pechincha.

Suporte para bateria 18650:

Lanterna, que veio o carregador:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...