Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Resolvido] Descarregar tubos Crt com uso de resitores

Avalie este tópico:

viniciusmtx

Posts em destaque

Boa tarde pessoal,

Sou novo aqui no fórum e também novo nos trabalhos com eletrônica, andei pesquisando sobre como descarregar aqueles tubos crt de monitores e tvs. Vi algumas pessoas que pegam um fio enrolam na malha de aterramento e a outra ponta numa chave de fenda e então encostam por debaixo da chupeta do flyback... porem sai um estralo bem chato.

Num site em que não me lembro bem um tecnico ensinou uma forma usando um resistor de 100ohms/5w para nao se ouvir o estralo. Gostaria de saber se um resistor de 1k por 10W também serviria para este uso. Pois ja tenho uma ferramenta assim que uso pra descarregar capacitores de fonte.

EDIT:  Incluir prefixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto menor o valor do resistor mais rápido o CRT descarrega. Normalmente eu utiliso um valor entre 82R à 470R x 10 ou 15w. Mas cuidado... Utilize de prefetencia um cabo com boa isolação. Eu aproveitei cabo de AT de um Fly com defeito e montei um dircuito para descarga. Assim num tem risco de centelhar alta prar minha mão.

• Joinha 1
Link para o comentário

Certifique-se que esta descarregado pois quanto mais cansado estiver o tubo mais tempo leva para descarregar, eu particularmente descarrego duas a três vezes para não correr riscos, e dependendo da idade do tubo ainda há alta tensão, e olha que  não uso resistores, todo cuidado é pouco pois o susto é grande!

Link para o comentário

Aramosp, é justamente para não levar este susto que perguntei aos amigos do fórum, pois fui ter a triste ideia de descarregar um capacitor de fonte, daqueles grandões dando um curto nas pernas dele com uma chave de fenda e o estralo foi altíssimo como aquelas bombas de festa junina e ainda fiquei com o ouvido zunindo :/. Você usa que tipo de cabo? vi alguns técnicos usando a ponteira do multímetro mas no corpo dela está escrito 1000V 10A acho que corre risco de uma parte da descarga vim pro corpo da pessoa não?

Link para o comentário

Amigo Vinicius quando eu descarregava tubos na maioria das vezes eu usava a ponta de prova do multimetro, mas o ideal seria usar um cabo com duas garras jacaré, posicionar uma na malha do tubo e a outra em uma chave de venda isolada e coloca-la por baixo da chupeta de alta tensão, vale lembrar que o estalo vai ter mesmo porém será menor que o capacitor pois a corrente do capacitor e bem maior e chega marcar a chave dependendo da capacitância e tensão de trabalho.

Link para o comentário

@viniciusmtx,

Como você mesmo disse, não é uma boa idéia descarregar capacitores fazendo um curto nos seus terminais.

Use um resistor para essa função. Com isso, conserva-se a integridade do próprio capacitor e das trilhas da placa, além de ser mais seguro.

Valores entre 100 ohms a 1k X 5w são suficientes para isso.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...