Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bolhas no Chips

Avalie este tópico:

vannyum

Posts em destaque

Olá a todos do Forum.

Tenho uma estação t862d++ infra, e sei que ela não é tão indicada para trabalho nas bgas de notebook, devido ao sua área de Pré aquecimento (que é pequena).

Enfim, já retirei 3 bgas nvidia, com a mesma, e ocasionou bolhas. tenho pré aquecido inicialmente com 150º C, 200ºC, e por fim 250ºC. e igualmente no canhão. vou acompanhando a temperatura com um termômetro a laser. Mesma assim as bolhas ocorrem.

Se alguém puder ajudar e indicar onde está o erro. valew!  ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Eu criei uma adaptação para este tipo de estação, a coloca com uma área de trabalho de 10X10 e passa a usar o INFRARED BLACK, que distribui melhor o calor e diminui os riscos no processo do trabalho, e v

você poderá utiliza-la para trabalho com qualquer tipo de BGA em qualquer equipamento, caso quera maiores assuntos liga Para (21) 2596-0085 procurar João Ivan, e

Link para o comentário

O nVidia tem uma capacidade de funcionar, mesmo com bolhas, que chega a ser inacreditável.

Já peguei placas em que o BGA estava totalmente embolhado e mesmo assim funcionando.

O problema é por quanto tempo, mas independente disso, algumas pequenas bolhas não são um indicativo que o BGA esta danificado.

Para saber isso, o ideal é pelo menos vc fazer algumas medições nele, se passar em todas, ai só colocando na placa pra saber se ele esta bom ou não.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

O nVidia tem uma capacidade de funcionar, mesmo com bolhas, que chega a ser inacreditável.

Já peguei placas em que o BGA estava totalmente embolhado e mesmo assim funcionando.

O problema é por quanto tempo, mas independente disso, algumas pequenas bolhas não são um indicativo que o BGA esta danificado.

Para saber isso, o ideal é pelo menos vc fazer algumas medições nele, se passar em todas, ai só colocando na placa pra saber se ele esta bom ou não.

Sim, podem funcionar mas não fica um trabalho bem feito...eu nesse caso, troco sempre o chip.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Esta estação dever ser usada com pré a 300º e o canhão a 250º para chips 30X30 e 300º  pré e canhão a 300º para chips maiores, procure manter o canhão a uma distancia do chips durante o processo de 10 a 15 centimetros e vá abaixando para controlar a temperatura, procure utilizar um termometro digital infravermelho, e temperatura de fusão é de 220º o chips começa a soltar.

Não tenha pressa e não acelere o resultado ele vai solta com seguração.

Boa Sorte

João Ivan

Link para o comentário

a minha é dessa toda modificada, a área de pré e a mesma , mas eu coloquei uma bandeja para colocar a placa bem maior (faço até ps3) e em vez de lâmpada eu uso resistencia, coloco 300º no pre aquecedor, quando o chip chega a 100º eu ligo a parte de cima com 250º chip pequeno e 300º chip maior, dificilmente da bolha nos meus chips, o segredo é retirar bem a cola pq as vezes vc tenta cutucar o chip ai ele não mexe e vc pensa que não derreteu as esferas ai fica mas tempo com a maquina ligada causando as bolhas

Link para o comentário

Boas pessoal , estive a fazer o reballing num chip nvidia go7200 e reparei que ao dessoldar ficou com 3 pequenas  bolhas , mesmo assim avancei com o reballing e soldei o na board novamente e aparentemente funciona bem , a minha dúvida é:  será que não  há problema ou é melhor substituir o chip por outro?

Link para o comentário

Existem relatos de maquinas funcionando ja algum tempo mesmo com o chip com bolhas (principalmente os famigerados G6100 e G6150),  mas para um serviço completo, o certo seria a troca do chip.

Acontece que as vezes, o orçamento passado inviabiliza a troca do chip, nesse caso o negócio é entregar assim mesmo e torcer pra não voltar nos próximos 90 dias.

Link para o comentário

O problema das bolhas no chip não é a estética mas sim o descolamento das trilhas internas do chip. Vários chips podem trabalhar perfeitamente com bolhas e outros morrem com apenas uma, isso depende do modelo do chip e de onde aconteceu a bolha, se não pegou nenhuma trilha interna então pode ficar sossegado e deixar o chip no lugar trabalhando.

Uma boa desumidificação antes do retrabalho diminui MUITO as chances de dar bolha nos chips e aumenta a resistencia do mesmo com temperaturas um pouco mais altas evitando a morte do mesmo.

Fica tranquilo e se for o caso coloca AS5 ou uma boa pasta térmica com chapinha de cobre para fazer a transferencia de calor e tá valendo.

Link para o comentário

Dá uma lida e depois faz os testes, voce vai ver que os resultados melhoram significativamente.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...