Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

remover soic 8 bios

Avalie este tópico:

marcello00

Posts em destaque

Boa tarde pessoal , alguém poderia me dar uma ajuda, estou praticando com sucatas tirar chips soic 8, bios etc , alguns eu sofro pra tirar mais sai até que de boas, outros eu aqueço demais e danifico os contatos da placa, ou passo 15 minutos e nada de tirar o chip, alguém teria alguma dica, macete, de como facilitar pra eu retirar esses chips?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo a temperatura do ar pode não estar sendo suficiente para removê-lo fazendo com que você demore mais com o soprador térmico na placa e em seguida danificando-a, para remover o chips de 8 pinos ou mesmo S/io eu utilizo solda de baixa fusão, conhecida como solda salva chip. Com ela eu não estresso tanto a placa e sai rapidinho.

Link para o comentário

• Moderador Global

@marcello00, no fórum existem muitos tópicos sobre esse assunto, dê uma pesquisada na área Ferramentas para Eletrônica q vai encontrar inúmeras dicas, em especial essa aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

Passe um pouco de fluxo e use estação de ar.

Não tem que demorar no processo, não leva mais de 10 segundos.

O ar não precisa ser exagerado, mas também não precisa ser muito fraco, se achar o ponto junto com a temperatura, consegue tirar rapidinho e nada vai sair voando.

O fluxo ajuda na hora da retirada e na hora da colocação.

Você pode também se quiser, soldar as pernas com solda com chumbo, pois as soldas se misturando sai mais rápido, pois a do notebook não tem chumbo e  grau de fusão é maior.

Use uma pinça e cuidado na remoção para não bater em outras coisas.

Roberto

Link para o comentário

Amigo, eu retiro os soic8 de duas formas:

1-estação ar quente regulo vazão:4 e temperatura:350graus passo somente nas pernas do mesmo, no primeiro momento não uso fluxo, pois as vezes chego a tirar e ressoldo 10 soic numa mesma  placa e ai vai se o fluxo que é caro embora.

2-caso vejo que necessita subir a temperatura, eu ai passo fluxo , pois acima de 350graus já existe uma possibilidade maior da queima do componente.

A ressolda do SOIC8 já analiso a quantidade de solda e se necessário reponho ou troco na ressoldagem a solda.

Na configuração vazão:4 temperatura:350graus, até hoje não danifiquei componentes.

SUPER I/O e PWM  eu já faço o uso de fluxo amteck 559, por se tratar de muitas pernas de contato e ser mais vulnerável a temperatura(fino).

Obrigado.

Link para o comentário

Amigo o soic8 é tao facil de remover.  :D

Vamos la primeiro passe um pouquinho quase nada de fluxo 559 nos terminais pra facilitar.

Depois com a sua estaão de retabalho com vação media de ar e calor em torno de 400 ou 410 graus em movimentos circulares  nao muito rapido, vai sair ente 5 e 10 segudos. ( se tiver ventilador soprando muito em vc atrapalha )

Se mesmo assim nao sair bem vc poe o fluxo 559 suja o ferro de solda com estanho  e estanha os pinos do componente, mesmo que fique tudo sujo pode relaxar cepois com o ci fora vc limpa e ta novo denovo, estanhou os pinos estação de ar e sai mole.

Qualquer coisa posta suas dificuldades tenho certeza que isso nao vai ser problema depois de ouvir as dicas.

Link para o comentário

, faço assim, retiro a bateria 3v para evitar curto, isolo em volta o ci com fita alumínio, aplico um pouquinho de fluxo 559 e com a estação de solda vazão de ar 4 temperatura 350° faço movimentos circulares envolta chip nos pinos, da para ver a hora que a solda liquidifica, fica brilhando, com a pinça retiro ele, creio que com a pratica gasto uns 15 a 20 segundos, o processo de soldagem uso o mesmo para retirar, no começo usei sucata ate ganhar pratica, o jeito é ir treinando até pegar a manhã da estação.
Link para o comentário

Bem lembrado a questão de remover a bateria.

Roberto

Em 31/08/2015 às 21:56, rampa disse:

, faço assim, retiro a bateria 3v para evitar curto, isolo em volta o ci com fita alumínio, aplico um pouquinho de fluxo 559 e com a estação de solda vazão de ar 4 temperatura 350° faço movimentos circulares envolta chip nos pinos, da para ver a hora que a solda liquidifica, fica brilhando, com a pinça retiro ele, creio que com a pratica gasto uns 15 a 20 segundos, o processo de soldagem uso o mesmo para retirar, no começo usei sucata ate ganhar pratica, o jeito é ir treinando até pegar a manhã da estação.

Link para o comentário

Abaixo um video utilizando o Salva Chip, so lembrando o que o colega @rampa disse de retirar a bateria antes de começar a remossão.  No video o amigo esqueceu desse detalhe !

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...