Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

medindo mosfet na pratica VGS

Avalie este tópico:

márcio pellense

Posts em destaque

circuito montado com um mosfet utilizando um divisor de tensão para tensão de gate

logo o upload estará completo nesse vídeo foi feita as mesmas medidas mas em um circuito resistivo e não foi usado o capacitor pois o ruido era gerado pelo motor.

Edit: Corrigido título (molfet > mosfet)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o capacitor serve só para estabilizar a saída, mas esse circuito é só para verificar o escalonamento da tensão de chaveamento conforme tensão VGS conforme rampa do datasheet, é um circuito simples mas acho que da para acender lampada CC mas terá que dimensionar o divisor de tensão melhor pois eu utilizei o que tinha então eu uso apenas 1/3 de volta do potenciometro para a regulagem o resto é morto, para lampada CA aconselho usar triac, ele é um mosfet IRF9540N datasheet

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Boas!!

Obrigado pela resposta. Mas a questão não era bem essa.

Essa variação na tensão não será induzida pelo proprio ventilador?

Faz um teste. Liga o osciloscipo nos terminais do ventilador e tenta de alguma forma andar com o ventilador, de forma manual, ele deve-se portar como um dinamo.

Para evitar esse ruido pode ser adicionado um diodo na linha do motor para evitar esse retorno.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
fiz o teste aqui não chegou a gerar uma mV que desse para ver no osciloscópio, eu já tinha testado esse circuito antes com circuito resistivo, quando fiz o vídeo com o motor fiquei surpreso com a instabilidade na tensão de saída por isso coloquei o capacitor, pensei que por se tratar de um circuito CC não modulado não iria ter o problema da tensão reversa da bobina e ainda mais que o proprio mosfet tem um diodo de proteção contra tensão reversa  mas mesmo assim deu bastante instabilidade mas como eu queria mostrar visualmente como na velocidade do motor fiz mesmo assim com ele, mas gravei outro vídeo com um circuito resistivo medindo VGS e VDS.
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...