Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook LG S425 G.BC32P1 - Placa mãe:DA0LG2MB6D0 - Não liga.

Avalie este tópico:

leoneribsilva

Posts em destaque

Bom pessoal, estou com esse notebook da minha irmã que não liga. É o LG S425 - Placa mãe: DA0LG2MB6D0 Rev: D.

Baixei o manual de serviço dela e identifiquei que a peça queimada é o Mosfet PQ17.

Gostaria da ajuda de vocês para identificar a causa de sua queima. Tenho ainda pouco conhecimento na analise de esquema eletrônico. Pretendo fazer o curso disponível aqui no Eletronicabr com bastante calma e para isso preciso de tempo, o que me falta.

No entanto, gostaria da ajuda de vocês.

Vou anexar as imagens reais da placa, assim como seu manual de serviço.

Espero contar com vocês.

Obrigado!

WP_20150916_19_43_28_Pro.jpg.9ab4bf89bcc84441c2794d495ab036fd.jpg

WP_20150916_19_51_02_Pro.jpg.80c91ee7b4314e20cfc558a9f15c15fd.jpg

WP_20150916_21_06_59_Pro.jpg.cef892754a74a51f8e308e8b13012bd9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

organizar_AGORA.jpg

Tendo em vista a organização geral do fórum e para facilitar futuras consultas, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gif Modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Além disso, outros detalhes devem ser observados para que o colega receba ajuda:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Alguns links que podem também ajudar:

Link para o comentário

conserte o post primeiro amigo, caso contrario os moderadores vão tranca seu post.

Retire esse ci estourado, e veja se não danifico as trilhas da placa, as vezes quando explode um componente assim, pode ter queimado a trilha da placa.

Se nao danificou os contatos da placa, tire ele fora e meça as tensões pra ver se estao ok. Dai é so conseguir um componente igual e substituir

Link para o comentário

@leoneribsilva, O circuito analisado é responsável pela alimentação das memórias DDR3 o problema pode ter sido ocasionado por um curto ou pico de tensão ou sobrecarga, retire o PQ17 e verifique se existe curto na linha da PL11 e PL12, faça o teste com e sem a memória que veio nele.

Link para o comentário

@crazyfrog, Não funciona

ok vamos para a análise(posso estar errado) digamos que o sinal que entra no source do mosfet é  1,5V, no dreno dele vai estar 19v(vin) então se caso essa tensão passar teoricamente( mossfet ser acionado e passar 19v no source) queimaria os componenetes depois da bobina certo? queimaria por que a tensão correta é 1,5v, e esse mosfet é canal N,  logo tem que ter uma tensão no gate maior que do source( no caso maior que 1,5v)!!

na mesma linha de raciocínio o pq18 não pode ser acionado pois ele levaria esse sinal de 1,5v para o terra certo?? então remover AO MENOS O PQ18 ficaria de boa a placa?

agora se esse "VIN" não for 19v desconsidere tudo que eu escrevi!!!

agora vc como uma pessoa mais inteligente que eu me responda onde está meu erro aqui!!!

Link para o comentário

Amigos, tentarei acrescentar algo ao tópico, embora não possa ser mais preciso, pois ainda estou estudando a questão, mas com a ajuda de um colega aqui do fórum, vou postar o que sei para que juntos possamos resolver o tópico.

Remover tanto o pq17 quanto pq18, ou remover qualquer um dos dois não levaria a uma solução, pois os dois mosfets em questão servem para estabilizar a corrente desse circuito. A pl12 trabalha com uma corrente muito elevada, podendo chegar a 15A, conforme nos mostra o esquema. Para que essa corrente esteja presente é necessário não apenas que o pwm gere isso, mas que também os dois mosfets trabalhem e possam estabilizar o circuito. Qualquer anormalidade fará com que o pwm deixe de gerar a corrente necessária. Nos pinos 8 e 9 há um retorno desse sinal que é verificado através de um sinal após a pl12. Qualquer alteração nesse sinal fará que o pwm deixe de funcionar. A tensão que chega no pq17 é de fato a tensão de VIN.

Link para o comentário

Amigos, tentarei acrescentar algo ao tópico, embora não possa ser mais preciso, pois ainda estou estudando a questão, mas com a ajuda de um colega aqui do fórum, vou postar o que sei para que juntos possamos resolver o tópico.

Remover tanto o pq17 quanto pq18, ou remover qualquer um dos dois não levaria a uma solução, pois os dois mosfets em questão servem para estabilizar a corrente desse circuito. A pl12 trabalha com uma corrente muito elevada, podendo chegar a 15A, conforme nos mostra o esquema. Para que essa corrente esteja presente é necessário não apenas que o pwm gere isso, mas que também os dois mosfets trabalhem e possam estabilizar o circuito. Qualquer anormalidade fará com que o pwm deixe de gerar a corrente necessária. Nos pinos 8 e 9 há um retorno desse sinal que é verificado através de um sinal após a pl12. Qualquer alteração nesse sinal fará que o pwm deixe de funcionar. A tensão que chega no pq17 é de fato a tensão de VIN.

Muito bom, acompanhando em caráter de estudos.

Link para o comentário

@crazyfrog,  não sou mais inteligente do que você, talvez tenha estudado um pouco mais ou a mais tempo mas ainda tenho muito a aprender, tudo está em constante evolução e não devemos ficar parados, todas as pessoas são capazes e acredito que com empenho, dedicação e amor no que se faz conseguimos atingir nossos objetivos e seu caso não é diferente.

Perfeito, a colocação do nosso colega @Gilson Macedo,  é isso mesmo a explicação está bem simples e de fácil interpretação.

O RT8207LGQW é um CI PWM "Pulse Width Modulation ou Modulação por Largura de Pulso" ele é usado para controlar a potência média de uma carga em corrente continua gerada pelos Mosfets, alterando sua modulação conforme exigido pelo circuito, se a saída nos Mosfets estiver errada ele altera o ciclo de carga da forma da onda que vai aplicada nos gates dos mosfets para corrigir a saída, de forma que o mesmo se mantenha constante e estabilizado Detalhe, é alterado apenas o ciclo da onda, aumentando o tempo da onda em low ou high. A frequência permanece a mesma. Sem os mosfets não haveria a geração dessa alta carga exigida para alimentar as memórias, o PWM gera uma corrente muito baixa em muitos casos ele não consegue nem fornecer sozinho corrente suficiente para chavear os próprios mosfets, nestes caso temos outros componentes nas fontes DC-DC, chamados de Driver ou Acionador.

A explicação do funcionamento detalhado de cada item é bem complexa, tem muito material  interessante aqui no fórum, vou te passar alguns links de conteúdos para estudo espero que lhe seja útil, boa sorte.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...