Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony Ultrabook SVD13217CBB - Placa MBX-281(A1939008A) - Não Liga

Avalie este tópico:

danilosanfer

Posts em destaque

Olá pessoal!

Hoje estou com essa beleza  :)

Não encontro esquema, não encontro quase que nenhuma informação deste ultrabook.

Bom, como não tenho esquema, fiz as principais aferições, segue:

A fonte deste é 10,5V - Tensões nas bobinas estão zeradas, 3v ou 1.8v na BIOS não está presente.

Não tenho tensão no botão power.

Acredito que deva ser um curto na linha (10,5v). Peguei minha fumegation e coloquei ela no DCJack mas não apresentou curto. Injetei tensão de 3,3v e depois 5v em alguns capacitores proximos ao Jack, mas também não apresenta curto.

Injetei tensão de 3.3v inicial nas bobinas, depois passei para 5v e nada aqueceu.

Como não tem esquema fica complicado, fui fazendo alguns testes e encontrei um Diodo, adicionei 3.3v no Anodo e as bobinas ficaram com um leve aquecimento. Proximo a este diodo, existem 2 resistores e ao encostar a ponta de prova sobre um deles o cooler gira e logo para.

Acredito que essa será uma missão quase que impossível. Se alguem tiver alguma dica, esquema, etc... e puder compartilhar, ficarei muito grato.

Forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@danilosanfer, olá.

Começaria por identificar o CI que gera as fontes secundárias, podendo ser um ISL, ou um TPS. Verificar se neste CI chega a tensão da fonte para eliminar se não há problema já na entrada. O ideal é seguir onde está o jack de entrada para verificar se ali possui 10,5V, eliminando curto.

[]'s

Link para o comentário

@danilosanfer, se não há curto, pode haver algum componente em aberto tal como um fusível ou algum diodo que abriu no meio do caminho, a dica é colocar em escala de diodo onde chega a tensão VIN e com a outra ponta ir testando até encontra aquele em comum (aquela que apita próximo ou igual a 0). Assim, você identifica possíveis diodos ou até mesmo o MOSFET de entrada que pode estar em aberto. Ainda, poderá se existir, uma proteção que corte a tensão de entrada caso haja curto na placa, portanto verificar também esta possibilidade.

[]'s

Link para o comentário

@danilosanfer, se não há curto, pode haver algum componente em aberto tal como um fusível ou algum diodo que abriu no meio do caminho, a dica é colocar em escala de diodo onde chega a tensão VIN e com a outra ponta ir testando até encontra aquele em comum (aquela que apita próximo ou igual a 0). Assim, você identifica possíveis diodos ou até mesmo o MOSFET de entrada que pode estar em aberto. Ainda, poderá se existir, uma proteção que corte a tensão de entrada caso haja curto na placa, portanto verificar também esta possibilidade.

[]'s

Amigo, obrigado pelas dicas. Não consigo encontrar nada em curto ou aberto.

Estou suspeitando de um Resistor, nem sei se é um resistor pois nunca vi um igual, nele está escrito 3.3 (tres ponto tres) Não sei como testa-lo. Tem alguns diodos, mas não estão abertos. Mosfets também não encontrei nenhum aparentemente com defeito. Unica coisa que restou foram os capacitores. Mas como o local é extremamente pequeno, não sei se vai compensar ficar mexendo na tentativa e erro.

Estava pensando em remover esse TPS e injetar tensão nos pinos do Vin, será que desta forma consigo aquecer o bendito que está com problema? Ou melhor nem tentar?

Link para o comentário

@danilosanfer, estes resistor está em aberto? Melhor não remover o TPS e injetar tensão, isso não irá resolver o problema, tem de achar alguma parte do circuito que tenha certeza que percorre o 10,5V da placa. Se possível, tirar uma foto deste resistor e do circuito onde está o TPS.

[]'s

Link para o comentário

@danilosanfer, estes resistor está em aberto? Melhor não remover o TPS e injetar tensão, isso não irá resolver o problema, tem de achar alguma parte do circuito que tenha certeza que percorre o 10,5V da placa. Se possível, tirar uma foto deste resistor e do circuito onde está o TPS.

[]'s

Então, esse resistor que citei com escrito de 3.3, relando a ponta de prova uma de cada lado dele, o multimetro apita. Isso seria resistor aberto?

Link para o comentário

@danilosanfer, ele está OK. Colega, eu tentaria trocar o TPS, pois dependendo da configuração, somente as tensões de 5VA e 3VA subiria após o start da placa. Recomendaria encontrar pelo menos algum lugar onde haja 10,5V. Refaça a medida ao redor do TPS para identificar qualquer tensão que seja para aí sim trocar o TPS.

[]'s

Link para o comentário

@CHACO, a foto que você me pediu

[hs width=300 height=300]

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

@CHACO,  Abaixo outra imagem, com algumas tensões encontradas, em especial em um componente que parece um diodo, no qual temos voltagem em ambos os pads.

Link para o comentário

@danilosanfer, isso prova que não a curto na linha da fonte. Porém, não encontrou esta mesma tensão no TPS?

[]'s

Realmente não encontrei, Ali na segunda imagem onde coloquei o escrito ESTRANHO. Aquilo é um Diodo? Se sim, não deveria ter tensão em ambos os lados correto?

Link para o comentário

@danilosanfer, se a tensão entra no anodo, tem de sai no catodo. Em geral este diodo é para proteger contra a tensão da bateria para não haver choque entre as duas fontes, porém não afirmo com toda certeza sem ter o esquema.

Você terá a dura tarefa de pegar o datasheet do TPS que está na placa, identificar o pino VIN e encontrar com o multimetro os pontos em comum para ver que componente pode estar em aberto ou derrubando a tensão .

[]'s

Link para o comentário

@danilosanfer, se a tensão entra no anodo, tem de sai no catodo. Em geral este diodo é para proteger contra a tensão da bateria para não haver choque entre as duas fontes, porém não afirmo com toda certeza sem ter o esquema.

Você terá a dura tarefa de pegar o datasheet do TPS que está na placa, identificar o pino VIN e encontrar com o multimetro os pontos em comum para ver que componente pode estar em aberto ou derrubando a tensão .

[]'s

É verdade, eu estou fazendo confusão. Clareando minha mente, lembrei que tem outro diodo, conforme a imagem circulada em ROSA, este entra tensão no Anodo mas não sai no Catodo.

Vou verificar>

Link para o comentário

@CHACO, Amigo,

Você saberia me dizer qual é o componente da foto abaixo? Eu acredito que seja um fusivel. Pois é o seguinte. Fazendo os testes cheguei até ele e vi que um dos lados dele, está ligado até o Vin do TPS, do outro lado dele já não tem essa conexão.

Então, se ele for um fusível, pode ser ele o problema.

fusivel.jpg

Link para o comentário

amigo peguei uma placa sony que nao ligava de jeito nenhum tinha os 3v e 5v botao power tenha tensao bios com sua alimentação tinha o acin, mas nao ligava o problema era que na fonte dos 3v e 5v do primario eu nao tinha o sinal de powergood saindo do ci do primario, so foi trocar o ci e a placa ligou se a dica ajudou um joinha nao custa nada um abraço

Link para o comentário

amigo peguei uma placa sony que nao ligava de jeito nenhum tinha os 3v e 5v botao power tenha tensao bios com sua alimentação tinha o acin, mas nao ligava o problema era que na fonte dos 3v e 5v do primario eu nao tinha o sinal de powergood saindo do ci do primario, so foi trocar o ci e a placa ligou se a dica ajudou um joinha nao custa nada um abraço

Excelente dica amigo, meu caso é que o CI do primário não está recebendo o VIN da fonte de alta no meu caso (11v).

A minha não tem as tensões primárias.

Link para o comentário

verifique se no conector do dcjack tem os 19, se tiver vai seguindo ele em continuidade, remova o carregador e meça do pino do dcjack ate as bobinas fusiveis e mosfets de entrada  ou entao coloqueo carregador e va seguindo os 19v na escala de dcv

Mais uma vez obrigado pelas dicas amigo.

Se você acompanhar o post, verá que isso já foi feito, inclusive não identificamos curto ou qualquer outro componente. Só tenho a duvida da ultima foto que postei se é um fusivel ou um capacitor, resistor, etc....

Sem esquema é complicado ainda mais sem saber qual componente é.

Link para o comentário

@CHACO,

Continuando analisar aonde o VIN do TPS51367 vai, segue abaixo fotos onde encontrei a trilha passando. Em especial na imagem 2 onde acho 11.1v vindo do DCJack e em um momento ele se torna 2.5v será que o componente onde para a tensão é essa a função dele? Pois vi que depois deste componente temos alguns CI's que irão até o VIN do TPS, mas medido os CI's só encontr 0.30 a .050v.

Acredito que o problema ou está proximo do componente da IMAGEM 2 ou em algum dos CI's

Imagem 1, parte de cima da placa onde passa a trilha do TPS:

PLACA.jpg

Imagem 2, onde encontro 11.1v do Jack, chegando até um componente que parece um resistor, onde o mesmo libera 2.5v e dai pra frente o 11.1v morre.

Terceira e ultima imagem, mostra o suposto resistor da IMAGEM 2, após ele passando em um Mosfet e seguindo para os CI's. Em vermelho um capacitor que está em curto com o VIN do TPS51367

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...