Postado 9 de Outubro de 2015 10 anos Boa tarde a todos do fórum. Estou com um notebook Asus na bancada modelo X451C placa mãe X451CA REV 2.0 com o seguinte problema. Ele simplesmente não liga nada, nenhum led, nenhum sinal de vida rsrsrsrs. Já retirei a bateria (nada) troquei a fonte (nada) Bateria cmos (nada) Fiz as medições e encontrei as tensões 3v no super I/O, Nas bobinas encontrei 3v e 5v. Encontrei também os 19v na placa. porem não da nenhum sinal, nada nada. Uma coisa que estranhei foi encontrar 25v em 4 componentes conforme foto em anexo. Nestes 4 componentes encontrei 19V e os 25 como havia dito. nos mosfets foi encontrado os 25v no pino 4. na bios e no power chega os 3v Não consegui achar o esquema elétrico desta placa. Se alguém tiver alguma dica Agradeço
Postado 9 de Outubro de 2015 10 anos ja gravou a bios?? segue o arquivo: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 9 de Outubro de 2015 10 anos mesmo ia dizer, primeira coisa é regravar bios... pegue esse aquivo ai que o colega indicou que é confiavel. Mas assim mesmo é bom fazer backup da antiga.
Postado 9 de Outubro de 2015 10 anos ola amigo peguei um a uma semana atras com o mesmo sintoma um amigo meu tinha dado uma dica eu troquei o mosfet q esta com a seta na sua imagem e funcionou blz esqueci de dizer foi oq esta mais proximo do conector
Postado 9 de Outubro de 2015 10 anos Autor Vou tentar regravar a bios e posto o resultado. Mas só pra tirar uma duvida, os 25v é normal???
Postado 9 de Outubro de 2015 10 anos Vou tentar regravar a bios e posto o resultado. Mas só pra tirar uma duvida, os 25v é normal??? Não olhei o esquema da placa, mas 25v é normal. O pino 4 é o gate, e dependendo do canal esse pino terá uma tensão menor ou uma tensão maior.
Postado 10 de Outubro de 2015 10 anos Tradutores @Adriano Felix, já tentou essa dica? Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 13 de Outubro de 2015 10 anos Autor @curtolo, ja tentei sim, sem sucesso, pois não acende nada. Estou aguardando chegar o gravador de bios para regravar a bios e posto resultado, tomara que de certo
Postado 15 de Outubro de 2015 10 anos ola amigo troca aquele mosfet q te falei antes entrou outro hj com o mesmo defeito troquei ele e ta funcionando
Postado 15 de Outubro de 2015 10 anos tirando a duvida do amigo sobre os 25v no gate (pino 4 ) do mosfet Mosfet Canal P- o Gate(pino4) tem que ter tensão MENOR (normalmente 7v) que no source(123) para poder liberar a tensão para o Dreno , pinos (5678) Mosfet Canal N - o Gate (pino 4) tem que ter Tensão MAIOR (normalmente 25v) que no Souce (123) para poder liberar a tensão para o Dreno , pinos (5678) outra coisa , nada de sair trocando componentes sem saber se esta em curto ou defeito , sair trocando sem saber so piora o defeito , vamos fazer as medições corretas... Voce ja regravou a bios ? faça isso em primeiro lugar caso nao tenha feito e depois proceguimos...
Postado 16 de Outubro de 2015 10 anos tirando a duvida do amigo sobre os 25v no gate (pino 4 ) do mosfet Mosfet Canal P- o Gate(pino4) tem que ter tensão MENOR (normalmente 7v) que no source(123) para poder liberar a tensão para o Dreno , pinos (5678) Mosfet Canal N - o Gate (pino 4) tem que ter Tensão MAIOR (normalmente 25v) que no Souce (123) para poder liberar a tensão para o Dreno , pinos (5678) outra coisa , nada de sair trocando componentes sem saber se esta em curto ou defeito , sair trocando sem saber so piora o defeito , vamos fazer as medições corretas... Voce ja regravou a bios ? faça isso em primeiro lugar caso nao tenha feito e depois proceguimos... ola amigo concordo com vc mais aki no forum tem 3 casos com mais 2 meus e 1 de uma amigo e todos com o mesmo defeito e todos foram resolvidos da mesma forma isso ja pode ser chamado de defeito cronico desse aparelho. Nao vejo motivos de trocar componentes indicados como soluçao de um problema poderia acarretar em um problema acho menos confiavel fazer a bios antes do q trocar esse componente
Postado 16 de Outubro de 2015 10 anos tirando a duvida do amigo sobre os 25v no gate (pino 4 ) do mosfet Mosfet Canal P- o Gate(pino4) tem que ter tensão MENOR (normalmente 7v) que no source(123) para poder liberar a tensão para o Dreno , pinos (5678) Mosfet Canal N - o Gate (pino 4) tem que ter Tensão MAIOR (normalmente 25v) que no Souce (123) para poder liberar a tensão para o Dreno , pinos (5678) outra coisa , nada de sair trocando componentes sem saber se esta em curto ou defeito , sair trocando sem saber so piora o defeito , vamos fazer as medições corretas... Voce ja regravou a bios ? faça isso em primeiro lugar caso nao tenha feito e depois proceguimos... ola amigo concordo com vc mais aki no forum tem 3 casos com mais 2 meus e 1 de uma amigo e todos com o mesmo defeito e todos foram resolvidos da mesma forma isso ja pode ser chamado de defeito cronico desse aparelho. Nao vejo motivos de trocar componentes indicados como soluçao de um problema poderia acarretar em um problema acho menos confiavel fazer a bios antes do q trocar esse componente kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada ve cara , qualquer compoente da para se medir antes de sair trocando e comprovar se esta com defeito... mais enfimm , cada um cada um.... abraços
Postado 16 de Outubro de 2015 10 anos para tudo!!! vcs trabalham com notebook e não saber medir um fet na placa? como nosso amigo Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. explicou claro e muito direto medir, sugiro que vocês estão equivocados, essa de defeito cronico em notebook é coisa do passado, temos que abrir a cabeça e não ficar nessas receitinha de bolo, tentando concertar notebook... Trocar componente sem ter certeza só gera dois tipo de serviço, o primeiro pra vc e o proximo para um outro tecnico adivinhar onde vc mexeu. sair regravando bios mesma coisa, o povo esqueceu que essas novas pch tem uma ID propria chamada de ME, cuja regravacao de um equipamento diferente acarreta problemas bem mais grave, vamos ser mais tecnico, ler mais intender mais a placa e a msg que ela nos passa. fica a dica
Postado 17 de Outubro de 2015 10 anos eu tbm sei q tem q fazer mediçoes na placa. Mais eu nao considero receita de bolo quando se trata de defeitos cronicos tipo aquelas mobo com o p2808 pra q vou medir a placa toda se 99,99999% das vezes e ele. Agora peguei um rv410 pwm aquecendo fui direto nos capacitores ( defeito cronico) ,nao resolveu soldei eles novamente ai sim fiz a mediçao da placa. Mais como o amigo ai disse cada um cada um
Postado 22 de Outubro de 2015 10 anos Bom dia amigos, estou com um problema nesta mesma placa, e aproveitando este tópico venho lhe pedir ajudar para aprender este tipo de defeito, os 19v não passa do primeiro mosfet de entrada, logo retirei ele e medi o gate, e batata não tenho tensão no gate, a tensão no gate é de 0.90v, então não me adianta trocar este mosfet......como não encontrei o esquema não sei como proceder....obrigado a todos e ótimo dia de trabalho
Postado 22 de Outubro de 2015 10 anos tambem to com uma com o mesmo problema...morta morta..metendo a fonte nao acusa nem um curto nela.nao esquenta nada.Vou regravar a bios conforme alguns comentaram
Postado 23 de Outubro de 2015 10 anos Sem o esquema fica quase impossível fazer o conserto. De uma coisa eu tenho certeza: regravação de bios quando no mosfet de entrada não temos a tensão correta do gate, é atirar no escuro. É melhor desistir se não encontrar o esquema, do que fazer um trabalho improdutivo. Não tem como uma regravação corrigir isso.
Postado 29 de Outubro de 2015 10 anos Autor Olá pessoal, desculpem a demora mas é que o gravador demorou pra chegar, correio tem hora que pisa feio, mas enfim... seguinte fiz a regravação da bios e não adiantou. troquei o compenente que @infocel technology, indicou e tb não deu nenhum resultado, a placa continua morta. pior que tem todas as tensões, mt estranho. @Darlanz bruffati, muito obrigado pelas informaçoes referente aos 25v foi de mt valia para tirar minha duvida. vou aguardar o que o cliente vai decidir e vou mandar o joinha a todos que colaboraram obrigado por enquanto.
Postado 3 de Novembro de 2015 10 anos Autor Boa tarde pessoal. Como não deu certo. acabei devolvendo pro cliente. Obrigado a todos que colaboraram e o joinha ja foi mandado.
Postado 7 de Dezembro de 2015 10 anos Usei essa dica e funcionou, espero que der certo. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 7 de Dezembro de 2015 10 anos Tradutores @George, por favor, evite postar em tópicos já finalizados, o equipamento em questão foi devolvido.
Postado 7 de Dezembro de 2015 10 anos @curtolo, Amigo desculpa, estava pesquisando e não observei, falha minha, prestarei atenção na próxima.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.