Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Perdido com fonte assimétrica Ya Xun 305D

Avalie este tópico:

Routerm4N

Posts em destaque

Colegas devido a vários tutoriais e dicas aqui do forum, comprei essa fonte assimetrica para me ajudar nas futuras manutenções em notebooks e Desktops. Lembrando que acabei um curso de solda e manutenção de notebook semana passada, ainda tropeço em alguns caminhos. Um deles é justamente na fonte. Ja tenho aberto um topico sobre uma placa mãe de desk que ligando o 12v do processador, a placa liga mas não starta, e o cooler roda e para, enfim ja me deram uma solução e vou tentar, porém gostaria de verificar eu mesmo, testando com a fonte assimetrica. O que eu fiz foi aterrar o preto e na parte de baixo da placa coloquei em um contato de uma bobina, jogando 2,5 v para ver se algo esquentava, e nada esquentou.

Devo estar fazendo várias coisas erradas de novatos, mas acreditem quero muito aprender, fico no fórum o dia inteiro vendo posts e mais posts. A questão é sera que a Fonte esta com problema por ser uma marca chinesa? devo estar ligando errado o cabo jacare. Não aparece variação na corrente. Pessoal alguem póde me ajudar??? Queria até pagar alguem pra me dar aulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Routerm4N, Para encontrar curto com a fonte assimétrica, deve-se injetar tensão de acordo com o limite da tensão da linha.

Por exemplo, em uma linha de 12V, regular a fonte para a corrente máxima e a tensão em 1V.

Lentamente, vá aumentando a tensão da fonte (neste exemplo, o máximo será 12V) até que o consumo fique entre de 2 e 3 Ampéres.

Depois que a fonte atingir este consumo, verifique qual componente aquece.

Com o esquema da placa saberá a qual circuito este componente pertence, e com esta informação, saberá o próximo passo.

Ainda pelo exemplo acima, se conseguir regular a tensão até 12V e não houver um alto consumo, indica que não existe curto nesta linha.

Alguns vídeos que poderão ajudar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

*Vídeos do nosso amigo -

Link para o comentário

obrigado pela explicação quer dizer que os 2.5v nao adianta nada? Pois nada esquentou. E outra eu to mais perdido mesmo onde eu conecto o positivo. Conectei em um contato da bobina mas sem sucesao.

outra coisa como ela veio do paraguai eu liguei e o conector dela estava 220 nao tinha visto. Sera q danifiquei ela? Como posso saber se ela esta funcionando normal?

Link para o comentário

quer dizer que os 2.5v nao adianta nada? Pois nada esquentou.

Tudo irá depender da tensão da linha.

Se a linha é de 12V, a máxima tensão que poderá ser aplicada é 12V.

Se aplicando a tensão, não houver consumo, indica que não existe curto.

E outra eu to mais perdido mesmo onde eu conecto o positivo. Conectei em um contato da bobina mas sem sucesao.

Se tiver o esquema da placa, fica mais fácil localizar onde injetar a tensão.

outra coisa como ela veio do paraguai eu liguei e o conector dela estava 220 nao tinha visto. Sera q danifiquei ela? Como posso saber se ela esta funcionando normal?

Pelo que entendi, é uma fonte de desktop.

Se for, retire ela e faça os testes na fonte desconectada da placa, para certificar que está ok.

Ou teste a placa com uma outra fonte.

Link para o comentário

Qualquer fonte na linha de 12v que eu coloco da curto e o cooler nao roda  :-[ entao posso presumir que é algo na parte do processador. Dizem que fonte assimétrica nao serve para desktop verdade? Mas se fosse pra testar onde eu colocaria o positivo dela? Sobre o esquema da placa ja postei aqui mas nao conseguiram achar é uma asus m5a78l-m lx/br rev 1.0. É uma fonte assimétrica nao uma de desktop

hehehehe ela vei em 220v e liguei no 110v sera q danificou?

Link para o comentário

hehe.. Você estava falando da fonte assimétrica, depois passamos a placa de desktop e eu fiz confusão...

Sobre a fonte assimétrica, tente alimentar algum outro aparelho (que esteja bom) com ela e veja se funciona normal.

Quanto a placa, creio que seja melhor deixar este assunto para o seu tópico.

Link para o comentário

O mais fácil seria ter um aparelho com consumo conhecido.

Por exemplo, uma lâmpada de lanterna de carro que sabemos que a tensão é de 12V e a potência é 21W.

Nesse caso, com 12V terá uma corrente de ± 1.75A.

Se a fonte fornecer esta tensão e corrente, indica que ela está ok.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...