Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Bancada estabilizada com controle de corrente 0-30V / 0-3A - Handmade

Avalie este tópico:

Herik

Posts em destaque

Aqui além da tensão vc pode regular a corrente máxima que a fonte vai fornecer. Muito útil em bancada pra identificar componentes em curto, onde dezenas deles são alimentados pela mesma linha, tornando super trabalhoso a retirada de um por um pra ver qual é o defeituoso. Vc limita a corrente pra que apenas o componente em curto aqueça e não detone toda a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera tudo bem? Sou muito novo em projetos de eletrônica, sendo que este é o primeiro que irei confeccionar. Ainda estou na fase de pesquisa bibliográfica. Achei muio interessante o projeto postado, porém pouco entendo a atuação de cada parte do circuito. Por isso deixo a minha pergunta: Para iniciantes, é legal seguir um projeto bem simples utilizando regulador de tensão, ou é legal partir para um circuito deste tipo? Além do mais, qual é a real diferença entre o CI regulador e um circuito com amp ops como o postado?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acredito que sua dúvida deva ser a de muitos outros.

Primeiramente como nosso amigo já disse acima, esse projeto de fonte também tem controle de corrente, por isso seu circuito é mais elaborado utilizando comparadores de tensão que no caso são Amplificadores Operacionais, porém respondendo a sua pergunta, é um projeto de nível intermediário para avançado, por conter uma quantidade razoável de componentes e detalhes em sua montagem ( embora esteja muito bem explicado ).

Aconselho que para um primeiro projeto de fonte se deva começar pelo básico, utilizando transformadores menores ( 12V | 1A ), retificando, filtrando e controlando a tensão com um LM317, existem vários desses projetos na internet. Depois que se sentir confiante, passe para um próximo nível. Não estou dizendo que não se possa começar com esse circuito, mas acredito que tudo tem seu tempo e que quando seguimos esse tempo as coisas se tornam mais fáceis. Raramente alguém aprende a andar antes de engatinhar não é mesmo?

Boa sorte nos projetos e nunca desista!!

Abraço

Link para o comentário

Olá Herik.

Vou montar uma desta para um amigo, mas surgiu aqui uma duvida: Comprei o indicador igual ao seu, tensão e corrente, mas lendo o esquema de ligação dele, interpretei que ele não pode ser ligado com a mesma fonte a qual ele está medindo, inclusive já tinha lido algo, creio que de um professor de eletronica aqui da minha cidade, o Sr. Willian, em algum tópico por ai se referindo ao mesmo assunto.

Como que vc fez estas ligações? Usou outro trafo ou não é necessário e pode ser ligado ao mesmo circuito? E o Shunt, foi necessário?

Muito bom esquema desta fonte, foi um achado hein?

Link para o comentário

Oi,

Eu Liguei um regulador 7912 na saída retificada ( Pino positivo do capacitor grandão de filtro ) sem problemas.

Quanto ao Shunt o display que comprei já possui internamente então não precisei adicionar.

Att,

Link para o comentário

, muito obrigado pelo feedback.

Então irei mesmo começar de algo mais simples, vou deixar um projeto arrojado para a disciplina de Eletr. Analógica. Quanto à utilização de transformadores e sobre as especificações dos componentes de uma fonte, existe algum material que possa me indicar? Ainda estou estudando a teoria de funcionamento dos semicondutores, por isso nada sei da parte prática. Por exemplo, não saberia lhe dizer ao certo como determinar qual trafo utilizar.

Desculpem pelo off topic pessoal. Desde já obrigado a todos os comentários, de tópico em tópico a gente aprende muito!

Link para o comentário

, pesquisando no aliexpress (por outro produto), encontrei o kit deste projeto por menos de R$30.

Segue o link >

Manual de montagem >

Fica a dica para quem pretende montar o projeto.

Link para o comentário

, pesquisando no aliexpress (por outro produto), encontrei o kit deste projeto por menos de R$30.

Segue o link >

Manual de montagem >

, sim... Já tinha visto ele no aliexpress mesmo antes de montar a minha hehehe, e tem um site brasileiro que também fabrica o mesmo circuito já alterado para 10A.

Quem tiver interesse segue o link >

Abraço

Link para o comentário

, Ola herik eu não tenho alguns componentes porem, tenho outros vou deixar aqui pra ver se pode substituir.

cap 200k pol / Cap 220k pol = eu tenho esse pode substituir?

diodo 5402 / 5408 = Só tenho esse pode ?

diodo 4001 / 4007 = Só tenho esse pode?

Link para o comentário

, Ola herik eu não tenho alguns componentes porem, tenho outros vou deixar aqui pra ver se pode substituir.

cap 200k pol / Cap 220k pol = eu tenho esse pode substituir?

diodo 5402 / 5408 = Só tenho esse pode ?

diodo 4001 / 4007 = Só tenho esse pode?

Pode sim, sem problemas!

Abraço

Link para o comentário

, Obrigado

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

, amigo muito obrigado por compartilhar esse projeto conosco kkk muito bom mesmo, só uma dúvida se eu fosse utilizar  5a como ficaria os dois 2n3055 em paralelo? É só ligar base com base, emissor com emissor?.. Ou preciso colocar em ligação darlington?  Desculpe a ignorância kkkk obrigado

Link para o comentário

, fico feliz em ter ajudado com o post, essa é a intenção!

Quanto a ligação dos  transistores, a ligação em paralelo é a seguinte: Base com Base, Coletor com Coletor e Emissor com Emissor. A única observação seria quanto ao resistor de potência que é ligado ao Emissor do transistor, você precisa ligar um resistor para cada transistor, ficará assim:

(peguei a imagem de outra fonte somente para ilustrar os transistores em paralelo ok!)

fonte.jpg

Link para o comentário

, amigo muito obrigado por me responder, eu poderia substituir o 2n3055 por um mj802?  Ainda não entendi, eu teria q adicionar esses dois resistores de 0.33r? E onde iria ligado à trilha do capacitor c7 q vai ligado no emissor?  Antes ou depois dessa resistor q eu terei q adicionar?

Link para o comentário

, amigo muito obrigado por me responder, eu poderia substituir o 2n3055 por um mj802?  Ainda não entendi, eu teria q adicionar esses dois resistores de 0.33r? E onde iria ligado à trilha do capacitor c7 q vai ligado no emissor?  Antes ou depois dessa resistor q eu terei q adicionar?

Desculpe a confusão, mas me confundi de circuito hehe... nesse em específico não precisa adicionar o resistor no emissor ok?

Basta ligar coletor com coletor, base com base e emissor com emissor!

Abraço

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Segue o link >

Manual de montagem >

, comprei um para testar o funcionamento, chegou tudo certinho. Infelizmente Fui taxado pela receita federal em um valor absurdo O.o... Brasil né!

Bom único componente que não gostei da qualidade foi do transistor de potência, era de péssima qualidade, e provavelmente não suportaria os 3A citados pela fonte, seus terminais são fininhos e moles. Também não acompanha o dissipador para o transistor no kit.

Testei sem carga na saída e o circuito da fonte funcionou perfeitamente.

Mas acabei trocando o transistor por um 2n3055, mas pode se usar um TIP35C também sem problemas!

Os Potenciômetros são daqueles do tipo MINI, pelo que testei são de boa qualidade.

Vou mandar fazer outro transformador para essa fonte e futuramente posto as fotos da montagem!

Abraço a todos!

Link para o comentário

,

O projeto em sí parece ser realmente robusto e mesmo com algumas adaptações, o custo/benefício creio que vale a pena sim.

Quanto a ser taxado, isso é inevitável... Estão tarifando tudo..

Obrigado pelas informações e j+ pelo feedback.

Aguardamos seu projeto final  com base nesta placa.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Olá pessoal, primeiramente parabéns pelos projetos, a principio fiquei bem empolgado em fazer esse projeto comecei a caçar alguns componentes pelas sucatas aqui da empresa ( minha cidade carece no comercio de componentes ) ai fica difícil comprar pouco componente e tal fica mais caro o frete do que o componente .

Então conforme fui lendo o tópico me deparei com esse site que o amigo postou acima

eu ja possuo um transformador de 24v 5a seria indicado comprar ja esse kit e montar ?

obrigado.

Link para o comentário

, dei uma olhada o pessoal estava recomendando 5a

mais de uma olhada nesse site

a placa alterada para 10a

Link para o comentário

, eu possuo uma de 4A...e  nunca precisei usar mais do que 3A. Óbvio que quanto mais, melhor!  Mas 3A dá tranquilamente para trabalhar em 90% ou mais, dos trabalhos do dia a dia.

Se quiser e puder fazer de 5A...7A....10A... toca o barco!

Abraço!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

, amigo obrigado, aquele joinhaa pra vc, pedi um da China, como já comentado no fórum, encomenda mais rápida que recebi 20 dias.  O transístor que veio já queimou nos teste e não regulava mais fui ver curto entre emissor e coletor um outro  2n3055 faceta também mas esse regulava de 27v a 31v, nenhum dos dois aguentou mais que 1a em 5v!!!!!  testei sem dissipador mas foi coisa de 2 segundo e já puff queimou, qual transístor recomendam?

2n3055

Mj802

Tip35

No caso.meu trafo é de 5a tem que fazer alguma modificação para ele dar os 5a?

Vlwww!!

DSC_0004.jpg.7cebd465a5e4d974439aedc2aa541e9d.jpg

DSC_0005.jpg.69bf6f9f19fc7b330320e4345872dd07.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...