Postado 5 de Abril de 2016 10 anos Boa tarde a todos ! Estou com um monitor cuja placa mãe modelo : M228WA FOR BRAZIL recebe energia da fonte, porém não liga. Com o cabo flat conectado entre a placa e a fonte, a saída 5v cai para 2.8v e a 15v fica normal. Ao desligar o cabo flat chega os 5v normais na saída da fonte. Testes realizados : - Não há curto - Não chega tensões corretas nas fontes da placa - A linha 3.3v está com 0.9v Não sei mais o que testar, alguém teria alguma dica ? Editado: 24 de Julho de 2019 6 anos por William_R
Postado 5 de Abril de 2016 10 anos Começe trocando: C202/C203/C206 (1000uFx25V) e C204/C205 (1000uFx16V) independente de sua aparencia. C101/C102 (68uFx450V) tambem costumam apresentar problemas. Boa sorte
Postado 7 de Abril de 2016 10 anos Bom dia, Estou com um problema Igual o do Fabio No meu caso eu resolvi inicialmente trocando todos os capacitores por potencias iguais, assim com o William_R falou, porem ainda nao troquei os de 450v. A Placa voltou a funcionar por alguns instantes, mas logo novamente ela parou de fornecer os 5V e os 15V adequadamente. Curiosamente a saida 15v estava alimentando 17v (Quando a placa funcionou) mas logo que parou, passou a fornecer tais tensões nas entradas da placa principal: os 5V chegam 2,8V (variando muito , nao fica fixo) e os 15V chegam 14,2 (Variando pouco) Quando eu tiro o flat da placa principal, da fonte ... os 5V voltam ao normal e os 15v continuam fornecendo 14,2. Ja removi praticamente todos os componentes para teste da placa mae principal, nao sei mais onde procurar, sera que o problema pode estar na fonte primaria? e so se manifesta quando coloco a placa principal ligada na fonte? Obrigado.
Postado 7 de Abril de 2016 10 anos Troquem os capacitores eletroliticos C101/C102 (68uFx450V). Em ambos os casos quando se tira o Flat-Cable da Tela de LCD, deixa de alimentar os 5V da tela tambem ! Comecem a duvidar de possiveis problemas na tela. O consumo maximo dessas telas não deveria passar de 1A.
Postado 7 de Abril de 2016 10 anos Troquei todos os capacitores citados, com a placa principal desconectada da fonte continua dando 14,2 e 4,9v com a placa as duas placas conectadas, o 14,2v(Que seria 15v) começa a oscilar 0,1v e o 4,9v(que seria 5v) cai pra 2,8 e fica oscilando entre 1,8 e 3. Uma duvida, a placa principal pode interferir no valor gerado pela fonte? Ou quando a placa principal puxa energia a fonte abre o bico e começa a fornecer valores incorretos?
Postado 7 de Abril de 2016 10 anos A fonte provavelmente não está suportando o consumo da placa principal. Tente isolar em qual delas está o maior consumo ou em curto ! Desligue etapa por etapa, exemplo: 1-) interrompa o 15V que vai para o inverter; 2-) interrompa o 15V que vai para a placa principal; 3-) interrompa o 5V que vai para a placa principal; 4-) interrompa a alimentação que vai para a etapa de som (acho que 8V); 5-) interrompa a alimentação do Tunner; 6-) interrompa a linha de 3.3V; 7-) interrompa a linha de 1.8V, ...... Se não achar nada consumindo em excesso, retorne a analise para a fonte. Tente desligar a fonte de 5V que vai para a placa principal e use uma fonte de bancada de uns 3/5A, faça o mesmo com a fonte de 15V.
Postado 7 de Abril de 2016 10 anos A partir do momento que os colegas tiverem Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., tem um esquema dessa fonte no seguinte link:
Postado 10 de Abril de 2016 10 anos Bom dia. Troque U201 o KA431 ,embora pareçer um transitor ele é um diodo regulador e sua função é mandar uma amostra da tensão do secundário para o foto acoplador indo até o pwm para controle dessas tensões da saída. Esse defeito dá muito na fonte do samsung 540, aí é só trocar o KA431 que é batata. Boa sorte.
Postado 30 de Outubro de 2016 9 anos Alguém já tem alguma solução dessa fonte? pois estou com uma apresentando o mesmo defeito, obrigado
Postado 7 de Abril 7 Abr Peguei uma dessas onde, além dos capacitores do secundário secos, o resistor em série com o diodo de alimentação do primário (não anotei o código dele) estava aberto. É um resistor SMD de 10ohms, bem próximo ao transformador.
Postado 7 de Abril 7 Abr 4 horas atrás, Daniel Piazzetta disse: Peguei uma dessas onde, além dos capacitores do secundário secos, o resistor em série com o diodo de alimentação do primário (não anotei o código dele) estava aberto. É um resistor SMD de 10ohms, bem próximo ao transformador. Principais suspeitos Regulador de 3.3V com fuga/curto parcial, muito comum, não dá curto direto no multímetro, mas puxa corrente demais Capacitor cerâmico na linha de 3.3V, clássico defeito de fuga e baixa resistência. Derruba a linha sem dar curto “franco” CI principal (processador / scaler), se estiver danificado, puxa corrente da linha, derruba tudo. Aqui o reparo já complica mais EEPROM ou memória, pode travar a inicialização, mas normalmente não derruba tanto a tensão. Menos provável, mas possível Testes que vão te ajudar de verdade - Medir resistência da linha 3.3V para GND, Com a placa desligada, Valores muito baixos (<50Ω) = suspeito - Injeção de tensão (método mais eficiente), Injeta ~1V na linha de 3.3V com fonte de bancada, observa consumo e procura componente aquecendo. Isso normalmente entrega o defeito rápido - Isolar o regulador, remove o regulador de 3.3V, vê se o 5V volta ao normal. Se voltar, problema está após ele, se continuar, problema antes dele - Verificar o regulador step-down (se tiver bobina), pode ser um buck ao invés de LDO, checar CI PWM, MOSFET interno/externo. Sobre o resistor de 10Ω que você citou, ele provavelmente era resistor fusível ou limitador de partida O fato dele ter aberto antes indica q já houve sobrecorrente nessa placa
Postado 8 de Abril 8 Abr Teste da Fonte: Meça os 5V com a placa principal desligada; se oscilar, troque o regulador KA431 e os capacitores do secundário. Linha de 3.3V: Como você mediu apenas 0.9V, há um curto após o regulador; injete tensão nessa linha para identificar qual componente aquece. Capacitores SMD: Verifique capacitores cerâmicos próximos ao processador, pois costumam entrar em fuga e "matar" a alimentação. Reguladores LDO: Substitua o regulador de 3.3V ou 1.8V, que frequentemente falham nestes modelos da LG. Processador: Se após as trocas o integrado principal esquentar demais, a placa principal está condenada.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.