Postado 29 de Junho de 2016 9 anos Fala povo, beleza? Recentemente adquiri uma estação de solda e retrabalho Ya Xun 702 e estou achando até o momento a mesma muito boa, porém como estou aprendendo ainda, me pintou uma dúvida diferente. Em alguns artigos sempre vi o pessoal falando que tal tipo de circuito recomendam tantos Watts no ferro de soldar, em outra placa recomendam um menor, etc etc. A estação mostra em graus então fico em dúvida qual temperatura utilizo no ferro de soldar e no soprador pra determinadas funções, alguém teria umas dicas pra que eu não estrague placas, se existe alguma tabela X Watts = X graus, ou algo semelhante? Obrigado
Postado 30 de Junho de 2016 9 anos O importante é o material que vai soldar. Estanho com liga de chumbo se funde a +-185º, já com liga de prata (lead free) +-225º. Então o ideal é trabalhar um pouco acima dessa temperatura. Não tenho muita teoria nesses assuntos, portanto, aguarde mais dicas...
Postado 1 de Julho de 2016 9 anos Autor Bacana as temperaturas, eu desconhecia, vamos ver se aparece mais alguém que saiba algo sobre ou me dê alguma dica das temperaturas pra alguns serviços e placas
Postado 1 de Julho de 2016 9 anos essa temperatura pode variar dependendo no trabalho a ser executado nao tem como definir so pra mesa de bga que segue uma regra de temperatura
Postado 4 de Julho de 2016 9 anos Autor Pessoal, depois de muito pesquisar encontrei um técnico americano fazendo as medições em alguns ferros em um vídeo instrutivo e fiz a conversão de fahrenheit para celsius. Era mais por curiosidade mesmo, acho de grande valia pro Fórum: Obs: Lembrando que isso pode ter uma mínima variação, tomei como base o vídeo do técnico. 15W = 273 Celsius 25W = 361 Celsius 35W = 394 Celsius Infelizmente não encontrei testes com watts maiores mas considero concluída a dúvida e espero que ajude alguém também esta informação. Abraços!
Postado 8 de Julho de 2016 9 anos Olá, Realmente, conforme foi falado, depende do tipo de chip que será usado... Chips BGA, se for tentar reflow, tem que usar temperaturas proximas as de fusão do estanho/chumbo, se não entra em curto, faz bolha... a umidade sobe tudo de uma vez.. etc Mas não é recomendado usar este tipo de estação em chips Bga, pois o mesmo não tem cobertura de toda a area simultaneamente e nem do lado inverso. Chips Smd comuns... como microcontroladores, bios(memorias Flash) temperatura de 360 a 420 graus... depende da potencia real do aparelho(muito importante) e tempo de exposição. Lembrando que numa estação de retrabalho possui muitas variaveis... o valor de temperatura de saida não é o mesmo na placa, pois a medição do aparelho é feita bem antes. Depende muito tb das laterais ao redor, o valor exato de temperatura só é alcançado com um aparelho externo medindo junto ao chip... Tive varias estações... da Toyo ia bem... na mesma temperatura que marcava da toyo, tentava usar numa Hikari e não ia bem... tinha que aumentar de 15 a 20%... para igualar... componentes mais complexos, só com a Toyo conseguia.
Postado 16 de Abril de 2017 9 anos ola toda ferramenta que compramos devemos aprender sobre elas e como você utiliza no meu caso sempre uso o soprador numa temperatura de 350w por ser muito rápido e preciso no que faco e o ferro na mesma proporção enta vc tem que se adequar sobre a ferramenta de trabalho
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.