Postado 10 de Julho de 2016 9 anos Olá a todos, estou com um problema na minha placa mãe, a mesma não inicializa de forma alguma, localizei um único componente que esquenta muito (aparentemente, o local do curto). Pesquisando sobre a placa, descobri que o componente é na verdade o PWM. Não sei quais componentes podem causar o aquecimento do PWM. Minha dúvida é: Existe algum outro componente que pode causar este aquecimento ou o problema é realmente só no PWM? Caso ajude, o PWM é o 51225 TI 381 ADC6. Em anexo está uma foto do PWM com um sublinhado em amarelo. Notebook Dell Inspiron 3421 - Placa mãe DNE40 Agradeço desde já.
Postado 10 de Julho de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Boa noite, Verifique imagem abaixo e meça os componentes selecionados. Com o multímetro em escala de 200ohms, meça a PL4101 e PL4102 em relação ao terra e veja se existe curto. Meça também os mosfets. Post resultado. Obrigado
Postado 10 de Julho de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. sega a orientação do amigo certo. Certifique se não tem algo em seu a redor causando o curto no pwm. Se tudo estiver certo só resta a troca do mesmo ok. Qualquer coisa estamos aqui para tentar ajudar!
Postado 10 de Julho de 2016 9 anos outra forma de testar é retirando o pwm e injetando tensão nas linhas pra ver se ainda tem curto.
Postado 10 de Julho de 2016 9 anos amigo com o multímetro na escala de continuidade verifique os pinos do ci pra ver se tem curto. caso tenha remova ele e veja se o curto vai continuar em seu local.
Postado 11 de Julho de 2016 9 anos Autor Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., fiz as medições indicadas, o PL4101 está com 10.4 e o PL4102 está com 1.3. Com relação aos mosfets próximos ao PWM, a maioria está com valores entre 1.1 e 1.4, com exceção do PU4101 que está com 10.1, este está próximo a bobina PL4101 que está com 10.4. Os capacitores estão normais. Agradeço a atenção de todos.
Postado 11 de Julho de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., olha só eu ja tive 2 problemas desse e não encontrei outra coisa incomum exceto este pwm esquentando...e o problema foi resolvido fazendo a troca do mesmo...exitem casos e acasos mais não custa quase nada vc fazer a troca do mesmo se vc tiver ai disponivel este pwm...abraços
Postado 11 de Julho de 2016 9 anos Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Caro boa noite. Agora meça as bobinas, invertendo as ponteiras do multímetro. Ex: Como vc mediu com a ponteira preta em gnd, agora coloque a ponteira vermelha no gnd e meça com a preta nas bobinas. OK Post resultado. Obrigado.
Postado 11 de Julho de 2016 9 anos Autor Bom dia Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., fiz as medições, a bobina de 3V está com 1.3 e a bobina de 5V está com 10.2. , não troquei o PWM ainda pois não tenho o mesmo, terei que ir no centro de SP para comprar, por isso estou buscando um diagnóstico mais preciso rs.
Postado 12 de Julho de 2016 9 anos entendi.....este indutor de 5v está com 10v apenas em um lado do outro lado vc vai ter os 5v normal....
Postado 2 de Outubro de 2017 8 anos Em 10/07/2016 às 11:18, felipesantos123 disse: Amigo o problema e o pwm mesmo da muito problema, pode trocar. Tem algum tipo de jumper que da para fazer ,não tendo o componente?
Postado 2 de Outubro de 2017 8 anos Em 10/07/2016 às 00:10, Paulo Noce disse: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se., Boa noite, Verifique imagem abaixo e meça os componentes selecionados. Com o multímetro em escala de 200ohms, meça a PL4101 e PL4102 em relação ao terra e veja se existe curto. Meça também os mosfets. Post resultado. Obrigado tem algum jumper que da para fazer ,não tendo o pwm?
Postado 8 de Novembro de 2025 8 Nov https://eletronicabr.com/forums/topic/396252-pwm-primário-esquentando-dell-inspiron-3421-12204-1-ajuda-favor/
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.