Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Curto bobinas com a massa

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia rapaziada

Vejo muitos casos em que boards têm curto nas bobinas com a massa, e queria saber de vocês como procedem nestes casos para detecção da avaria.

Algumas bobinas apresentam um curto maior que outras, dependendo do lugar na placa; isso quer dizer algumna coisa?

Como vocês procedem?

Em alguns casos alimentei com fonte de bancada mas ninguém aqueceu.

Espero poder evoluir com as respostas e também ajudar na evolução de outros membros do forum.

Obrigado

Abraço.

Postado

Geralmente se vc esta com o processador soquetado as bobinas pode parecer que estão em curto, o que eu observo é a resistência se estiver acima de 10 para mim não tem curto, se estiver abaixo de 5 ou menos curto de certeza.

espero ter ajudado.

Postado

amigos nem sempre baixa resistência indica curto pra tirar as duvida sempre injeto tensão correspondente na linha e observo o consumo ai se o consumo for alto tem curto.

Atencao nas bobinas de vcore sempre vc vai encontrar baixa resistencia.

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, ,

Obrigado pelas resposta.

Eu também so considero curto quando abaixo de 6 ... 5...

Mas já aconteceu mais de uma vez de detectar esse curto, daí alimento com a fonte e nada aquece (começo por 1.5V e vou observando se algo aquece... se nao aquecer vou aumentando a tensão até os 3V e normalmente uso de 3 a 5A).

Esse procedimento é correto?

Por exemplo, o topico que tenho em aberto (HP DV6) acontece isso... Tem curto, alimento e nada aquece...

Vamos ver como vai correr; já tem alguns colegas ajudando, mas ajuda nunca é demais ;) apareçam por lá

Abraços

Postado

Eu não considero 5 ohms como curto. Curto mesmo, pra mim, só abaixo de 1 ohms, pois geralmente quanto mais baixa a tensão de trabalho do circuito mais baixo é a resistencia.

Já peguei placas com chip de video medindo 4 ohms e ainda funcionando normalmente.

Um outro fator que influencia é a temperatura do chip no momento da medição, parece que quando está aquecido a resistencia dele fica abaixo do normal. Isso foi o que pude constatar medindo os chips antes e logo após fazer reball. Depois que ele esfria, a resistencia interna sobe.

Postado

Realmente, corrigindo  curto mesmo é 1 ou 0, e se vc coloca a fonte de bancada,  e não tem consumo e pode ser algum componente aberto e não curto, se tem consumo elevado curto na certa, se não tem consumo pode ser algum resistor aberto, até mesmo um pwm com defeito, algum mosfet com problemas mas que não seja curto,  sobre injetar tensão eu constumo injetar a tensão que vai naquela fonte, de tanto vc mexer com placas vc sabe mais ou menos onde fica a linha 3v, 5v, 1v, 1,5 e então vc injeta a tensão nessa area, por ex. vc não vai injetar 5v na linha de 1,5 claro que alguma coisa pode aquecer. tem que seguir a lógica.

Espero ter ajudado,

E da um jóia para o pessoal que te ajudou ai.

Abraços.

Postado

, seguir o padrão é importante. Então quando se tratar de tópicos pra tratar de problema em geral sobr notebook use essa area Treinamento Notebooks se for colocar na area Notebooks obrigatoriamente solicitamos que não esqueça de informar as referencias necessarias.

Como se tratar de um defeito geral movi para a área apropriada.

Sobre sua pergunta. Gostei dos comentários dos , , e isso destaca a importancia de ter um bom teste para averiguar a resistência do circuito.

Injetar tensão na linha CPU_CORE por exemplo algumas placas usam uma baixa tensão com corrente relativamente alta.

Outra tensões como por exemplo Quanta AX3 a tensão de 1.05v tem as seguintes informações Countinue current:  4A ; OCP(OverCurrent Protect) minimum 9A.

Ou seja a corrente de trabalho é de 4A e a proteção de 9A a minha fonte de bancada está configurada pra trabalhar até 3A ela não vai aguentar essa linha a não ser que eu aumente a tensão e nesse caso eu posso queimar o PCH já que essa tensão vai pra lá.

Em fim, exigi uma destreza enorme achar curto nessas linhas, injetar tensão nem sempre resolve ao meu ver melhor mesmo é ir em buscar com um bom multímetro.

Gostou das respostas dos colegas? então valorize o trabalho deles atribuía a todos que ajudaram j+

Postado

Olá amigo é como nossos amigos informaram, não condene a linha da bobina só pela resistência baixa, pode tem algum processador ou chipset dedicado que está atrapalhando nestá medição, vai saber se está em curto, injetando uma tenção se o consumo de corrente der alto significa que tem um curto na linha.

Postado

,

Obrigado pela dica; de certeza que contribuirá para minha evolução. COntinuo a tentar a reparação desse HP (se puder vê lá o topico :)

,

Obrigado pela dica; de certeza que contribuirá para minha evolução. COntinuo a tentar a reparação desse HP (se puder vê lá o topico :)

,

Obrigado pela correção da área do tópico e pela dica sobre a minha dúvida. Ajuda lá no topico HP DV6 se puder. Obrigado.

,

,

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...