Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

existem trafos ou mini trafos dc?

Avalie este tópico:

Madson Ketson

Posts em destaque

entao queria saber se existe, e se por exemplo se eu pegar uma tensão de 140dc e passar por um transformador e descer para 12vdc,

entao eu sei que os trafos sao mais usados em ac, mas acho que existe dc, se sim pessoal me dê um link de alguns ou alguma ideia a respeito por favor, muito grato pela ajuda de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, me desculpe, mas suas perguntas quase sempre são sem fundamentos... Trafo foi feito pra trabalhar em AC, não DC. O que você pretende fazer com um suposto "trafo dc" e de onde vai sair esses 140Vdc??

Link para o comentário

, você precisa de um buck converter. trafo trabalha com campo magnetico variavel, presente em AC, nao DC.

Link para o comentário

O transformador é baseado em dois princípios: o primeiro, descrito via lei de Biot-Savart, afirma que corrente elétrica produz campo magnético (eletromagnetismo); o segundo, descrito via lei da indução de Faraday, implica que um campo magnético variável no interior de uma bobina ou enrolamento de fio induz uma tensão elétrica nas extremidades desse enrolamento (indução eletromagnética). A tensão induzida é diretamente proporcional à taxa temporal de variação do fluxo magnético no circuito. A alteração na corrente presente na bobina do circuito primário altera o fluxo magnético nesse circuito e também na bobina do circuito secundário, esta última montada de forma a encontrar-se sob influência direta do campo magnético gerado no circuito primário. A mudança no fluxo magnético na bobina secundária induz uma tensão elétrica na bobina secundária. (Fonte:Wikipedia)

Resumindo, só há indução de corrente eletromagnética em circuitos com corrente alternada ( AC ). Se você ligar uma corrente contínua ( DC ) em um transformador você só vai conseguir um curto circuito.

Para reduzir tensões DC utilize um BUCK CONVERTER como nosso amigo

já disse anteriormente.

Abraço

Link para o comentário

, isso ai da foto eh um mini trafo, mas esta na "parte quente" da placa, eh AC.

o que voce precisa? esta consertando a placa da foto? se for, eh bom abrir um topico com a marca, modelo da fonte/aparelho para que possamos te ajudar.

Link para o comentário

Nao existe trafo Dc todos eles sao AC!!  O trafo da foto que vc mandou e um trafo de núcleo de ferrite ou trafo de alta tensão Se vc esta tentando subsistir ele da uma olha na etiqueta que ele tem e veja sua medida ou modelo geralmente vem a medida Mz.. Qualquer coisa mande resultado aqui! abraçoss

Link para o comentário

, só corrigindo: não é trafo de alta "tensão", é de alta "frequencia"...

, ok entendi. Imagino que você esteja com tal dúvida, devido à tensão chegar até os terminais do primário desse trafo e não passar para o secundário, correto?!

Sendo assim, aconselho que abra um tópico indicando o modelo da placa e/ou equipamento para melhor obter ajuda.

Essa deve ser uma placa de motor de portão, estou certo? Já peguei algumas que entraram líquido no trafo e ele abriu as bobinas do primário. Já peguei também, na maioria dos casos, esse ci de 7 terminais (LNK625DG) com problema. É ele que transforma a tensão de 180v contínuo em alternada de alta frequencia.

Antes de trocar o ci ou o trafo, aconselho que meça R40 e L1 e troque C19 e C2. O trafo tem duas bobinas no primário e uma no secundário. As bobinas do primário não devem dar continuidade de uma para a outra...

Link para o comentário

Isso mesmo obrigado por corrigir!! Na corria acabei falando errado. O valores deles São dados em  Megahertz abreviatura de Mz

Link para o comentário

Bom dia! Apesar da pergunta parecer "bobinha" ( não é) ela abriu uma discussão legal. Sim este trafo esta trabalhando com corrente DC sim, ao analisar a fonte percebe-se no primário 4 diodos é um capacitor então a corrente do circuito é dc o diferencial começa pelo fato deste ci próximo ao trafo pegar está tensão Dc e transformá-la em tensao DC pulsante. Aí de acordo com a frequência e dada a tensão no secundário. Neste mesmo site tem aulas ótimas sobre fontes chaveadas. Quanto a placa em específico o defeito quase sempre é o próprio trafo que queima por causa d'Água ( como já dito acima) para saber se ele está queimado basta medir em escala de resistência baixa, não pode da aberta a leitura,não me recordo dos valores mas são bem baixos.Caso o mesmo esteja bom nao precisa sair muito longe do trafo pois o defeito vai est aí perto. Outra dica é pegar uma fonte de 12v ligar no capacitor logo depois do trafo e tentar acionar o controle se a placa receber a comunicação continua se a manutenção se não pode partir para uma nova. 

Link para o comentário

Nao existe trafo Dc todos eles sao AC!!  O trafo da foto que vc mandou e um trafo de núcleo de ferrite ou trafo de alta tensão Se vc esta tentando subsistir ele da uma olha na etiqueta que ele tem e veja sua medida ou modelo geralmente vem a medida Mz.. Qualquer coisa mande resultado aqui! abraçoss

Juliel eu nao entendi essa parte ai do mz, é tipo a referencia da peça que posso colocar?

Link para o comentário

, só corrigindo: não é trafo de alta "tensão", é de alta "frequencia"...

, ok entendi. Imagino que você esteja com tal dúvida, devido à tensão chegar até os terminais do primário desse trafo e não passar para o secundário, correto?!

Sendo assim, aconselho que abra um tópico indicando o modelo da placa e/ou equipamento para melhor obter ajuda.

Essa deve ser uma placa de motor de portão, estou certo? Já peguei algumas que entraram líquido no trafo e ele abriu as bobinas do primário. Já peguei também, na maioria dos casos, esse ci de 7 terminais (LNK625DG) com problema. É ele que transforma a tensão de 180v contínuo em alternada de alta frequencia.

Antes de trocar o ci ou o trafo, aconselho que meça R40 e L1 e troque C19 e C2. O trafo tem duas bobinas no primário e uma no secundário. As bobinas do primário não devem dar continuidade de uma para a outra...

obrigado cara, eu vou analisar essas peças

Link para o comentário

Bom dia! Apesar da pergunta parecer "bobinha" ( não é) ela abriu uma discussão legal. Sim este trafo esta trabalhando com corrente DC sim, ao analisar a fonte percebe-se no primário 4 diodos é um capacitor então a corrente do circuito é dc o diferencial começa pelo fato deste ci próximo ao trafo pegar está tensão Dc e transformá-la em tensao DC pulsante. Aí de acordo com a frequência e dada a tensão no secundário. Neste mesmo site tem aulas ótimas sobre fontes chaveadas. Quanto a placa em específico o defeito quase sempre é o próprio trafo que queima por causa d'Água ( como já dito acima) para saber se ele está queimado basta medir em escala de resistência baixa, não pode da aberta a leitura,não me recordo dos valores mas são bem baixos.Caso o mesmo esteja bom nao precisa sair muito longe do trafo pois o defeito vai est aí perto. Outra dica é pegar uma fonte de 12v ligar no capacitor logo depois do trafo e tentar acionar o controle se a placa receber a comunicação continua se a manutenção se não pode partir para uma nova.

muito obrigado pela ajuda, como vc disse realmente essa peça esta trabalhando em dc mesmo estando na parte quente da placa.

depois de estudar descobri o nome dessa peça, é simples. aparentemente ela é um trafo como falei, mas descobri que ela é um componente chamado chopper, por isso falei. alguem já se deparou com este componente antes?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...