Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Toshiba Satelite A205 - Substituir NECK TOKIN por Capacitores

Avalie este tópico:

rasouza

Posts em destaque

Indispensavél ter a tabelinha do NEC TOKIN por perto, nao nos esquecamos que cada maquina pode levar uma combinacao de capacitores diferente.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos, agora só estou tendo dificuldade para comprar pois todo lugar que acho só vende por atacado e não tenho nenhuma sucata compatível. Estes da foto são eletrolitico né, não precisa ser de tântalo?

Bom vc não precisa ter exatamente 4 de 330uf, os capacitores em paralelo são somados então vc pode usar 6 de 220uf ou 2 de 660uf, e pode também ultrapassar o valor de 1300uf só não pode ser inferior, pois o problema vai continuar... só tome cuidado com a alimentação dos capacitores não ser inferior a da placa ok...

Link para o comentário

Me foi indicado esses:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

para o mesmo objetivo, inclusive já fiz a compra.. a unica duvida que me veio é que me indicaram os capacitores com 2.5V e esses tem 6V3 pelo que entendi..

Link para o comentário

LOW-ESR, Baixa resistência interna, geralmente é um tipo de componente que trabalha em um circuito com uma resistência em paralelo... geralmente em um datasheet em um componente desses vc vai ver um capacitor e uma resistência em paralelo ou algum componente indutivo como uma bobina...

Capacitores (LOW-ESR) indicam resistência interna baixa o que mostra ser de alta qualidade...

Link para o comentário

Pode ser esses, a voltagem só não pode ser inferior a voltagem na placa ok...

Pq não pode ser inferior a voltagem na placa ?

Bom o parceiro acima deu a resposta, mas é o seguinte capacitores sejam eles eletrolíticos ou Tântalo citado acima e outros que são (SECOS), quando se tem uma voltagem limitada (MÁXIMA), e ele for trabalhar nessa situação ele pode explodir (rachar, vazar ou literalmente explodir) no caso dos capacitore (SECOS) eles podem entrar em curto também sem mostrar avarias aparente, Então sempre duvide deles também em uma linha em curto ok.

Link para o comentário

Boas:

- Chamo a atenção dos condensadores serem de 16V.

- A voltagem deve ser igual ou pouco acima do token (2,5V).

- O que acontece quando um condensador tem tensão mais elevada?

- A carga do mesmo (mesmo alimentado a 2,5V), vai fazer carregar até aos 16V, criando uma corrente instantânea que pode queimar o circuito controlador (MAXIM, etc).

- Normalmente "pode" não acontecer, pois o circuito do token, tem uma carga tão alta que não deixa no momento de ligar, carregar até á sua tensão máxima.

- Nem todos os circuitos são iguais e já aconteceu comigo os de 16V queimarem o MAXIM e em outros não.

Abraço

Link para o comentário

Boas.

- Outro teste que podem fazer para não substituir o token de imediato:

a) Sabendo que o token é um condensador de grande capacidade, o que acontece com o passar do tempo é ele perder capacidade.

b) ao fim de 2 a 3 anos ele perde 300uF (por norma), em outros casos podem perder mais.

c) na falta de um osciloscopio para verificar o nível de "riple" na linha faça o seguinte:

- Coloque em paralelo com tokem um condensador dos que já aqui mostram (tanto pode ser 220uF ou 330uF).

- É só identificar o positivo e o negativo da linha (ver imagem do colega no inicio desta pergunta).

- Podem tentar, pois em mais de 80% dos meus casos com esses modelos adicionando simplesmente esse condensador suplementar (sem tirar o token), anda funcionam além dos 2 anos.

Abraços

• Joinha 1
Link para o comentário

Boas:

- Chamo a atenção dos condensadores serem de 16V.

- A voltagem deve ser igual ou pouco acima do token (2,5V).

- O que acontece quando um condensador tem tensão mais elevada?

- A carga do mesmo (mesmo alimentado a 2,5V), vai fazer carregar até aos 16V, criando uma corrente instantânea que pode queimar o circuito controlador (MAXIM, etc).

- Normalmente "pode" não acontecer, pois o circuito do token, tem uma carga tão alta que não deixa no momento de ligar, carregar até á sua tensão máxima.

- Nem todos os circuitos são iguais e já aconteceu comigo os de 16V queimarem o MAXIM e em outros não.

Abraço

peço desculpa mas o colega está errado os condensadores só carregam a tensão diponivel , o condensador até pode ser de 100v se a tensão de acoplamento for 2.5v ele só carrega 2.5v.

Link para o comentário

hehe não briguem kkkk, bom é o seguinte se vc colocar um capacitor ex: 6v e uma alimentação linear continua de 3v ele pode variar até 1,2% (se não houver resistência no circuito) caso tenha essa resistência no circuito que no caso é o processador essa voltagem não vai ter essa pequena carga fantasma, pois o processador vai trabalhar como essa carga resistiva, então nesse caso se você colocar um capacitor de 16V e a alimentação for linear continua 3v (que é a aplicado no caso citado como exemplo) essa voltagem não ultrapassara os 3v...

Se você for montar um multiplicador ou oscilador ai sim a voltagem vai pulsar e a cada pico ele vai gerar uma % ao pico anterior, mas isso como disse o colega acima é uma "lei multiplicadora hehe" da eletrônica/elétrica...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...