Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Gigabyte/GA-Z77M-D3H/Liga mas sem dar vídeo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Galera boa tarde!

Eu comprei uma placa mae com defeito no caso esta que citei no titulo, fiz os testes e tudo e acabei encontrando resistores perto do super io faltando. Ai o idiota aki inventou de colocar resistencias aleatorias, a placa ligou mas um tempo depois os resistores fritaram!

 

Aki vem minha dúvida, eu olhei no esquema elétrico e percebi que nos divisores de tesão de +12v e +5v, está completamente em 0v... O super io ainda não esquenta e por isso estou relutante com ele ainda não querendo troca-lo, será que queimei a porta h/w? ou ainda posso tentar injetar a tensão de 2v do divisor de tensão e ver se liga?

2TmeEh4.png

 

@edit o chip de audio esquenta mas nada fora do normal, mas os capacitores sólidos envolta dele estão esquentando isso não acho comum.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

image.pngnull

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 75
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Obrigado amigo. Olha cuidado com o que você fala no seu relato: e percebi que nos divisores de tesão de +12v e +5v, está completamente em 0v... tem resistores nesta área que estão ligados ao terra, portanto um de seus lado vai ter tensão 0V. Veja eu achei seu relato complicado de entender. Para que vai prestar ajudar tem que ser o mais objetivo possível e claro, mas estamos aqui prontos ok! Se puder mandar uma foto bem nítida do I/O com esses resistores que estão faltando quem num facilite mais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
amigo essa verificação de tensão você fez com a placa ligada correto? Sim você pode injetar 2V e ver o que acontece.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se queimou você pode encontrar no mercado livre ou aliexpress com vendedores de boa reputação. Mas recomendo esperar mais respostas antes de sair comprando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada aconteceu, será que o super io queimou? ou tem outras possibilidades?

se ele queimou onde consigo comprar outro it8728f GB

OBG pela ajuda

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
a melhor solução é encontrar uma sucata igual a sua e retirar o I/O. Mas acredito que precisa com a ajuda do esquema que você tem analisar melhor essas tensões. Outras coisa como falei espero que você esteja fazendo essa verificação de tensão com a placa ligada, pois vai ter tensão que só vai aparecer depois do start.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisei de jump ela liga normal, se deixar fica ate amanha ligada!

Ta td normal ate onde consegui testar troquei todos os cristrais pq não tenho osciloscópio

 

O problema é que a placa liga e n inicia vídeo ja gravei a bios principal e de backup ta intacta!

O chip de audio esquentava bastante, ai tirei ele, ficou na mesma!

 

Por ultimo so me resta pensar que é culpa das portas do super io que queimaram no sensor de +12 e +5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitores esquentando, significa excesso de tensão sobre eles. Algo pode estar em curto e deixando passar tensão alem do suportado por eles, tente descobrir de onde vem a alimentação que está indo aos capacitores. Pode haver uma fonte linear onde um transistor é que abaixa e regula a tensão de digamos 12V para 5V e se o transistor estiver em curto, vai jogar 12V nos capacitores, que podem ser de 6v3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo!

Meu celular é meio antigo não tem camera boa para pegar o super io bem :'(

Tentarei explicar pelo diagrama.

haqeWUz.jpg

 

 

Eu medi bem no divisor de tensão onde as setas apontam e esta em 0V.

Gostaria de saber se posso colocar 2v ali para fazer mais testes.

F7Q7TWg.jpg

 

Se os capacitores que voce citou são esses de desacoplamento ( Ligados ao terra ou GND) ELES PODEM ESTAR COM FUGA OU EM CURTO e drenando a corrente à massa, olhe eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores esquentando eram do ci de audio, retirei o ci de audio. E o calor nele parou.

Mesmo sem o ci de audio a placa não ligou.

No it8728f fica só 0v onde deveria ter 2v, naquele divisor de tensão!

Na memoria tem tensão, testei os mosfet da memoria!

A placa de diagnostico não possuo tambem, vou ficar devendo este teste.

 

No slot pci não chega o sinal de reset no A15, então pode ser ou o I/O ou o pch "eu acho".

Bem alguem tem mais a contribuir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores esquentando eram do ci de audio, retirei o ci de audio. E o calor nele parou.

Mesmo sem o ci de audio a placa não ligou.

No it8728f fica só 0v onde deveria ter 2v, naquele divisor de tensão!

 

 

Como eu disse: capacitor esquentando pode ter algo em curto jogando excesso de tensão sobre eles, o chip de audio pode estar em curto e enviando uma tensão aleatoria para os capacitores. O reset é gerado de forma a atingir todos os chips e vem do mesmo ponto, não posso garantir mas, tem algum problema com o S/IO.

Na memoria tem tensão, testei os mosfet da memoria!

A placa de diagnostico não possuo tambem, vou ficar devendo este teste.

 

No slot pci não chega o sinal de reset no A15, então pode ser ou o I/O ou o pch "eu acho".

Bem alguem tem mais a contribuir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o pwm primario recebe o VIN ele envia um sinal para o super I/O

e o S/IO envia um sinal de reset para todos os chips controlados por ele

Veja se no pwm esta tendo as tensoes de 5 e 3,3, tem um chip que faz uma porta logica chamado schmitt trigger que é quem distribui o sinal de reset, veja se encontra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que tá, o ta tudo ok no circuito dos divisores de tensão troquei todos os resistores e capacitores da linha e continua em 0.

 

Trocar peças em geral não quer dizer nada, voce esta tirando a peça defeituosa, mas, não a CAUSA do defeito. Se não tem tensão nos resistores ou tem algo aberto antes deles ou um curto adiante, veja se estao esquentando ou frios. Como voce disse que eles fritaram antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este pwm está perto do conector da fonte é algo mais aleatório?

Os resistores novos estão ok ainda em sua resistencia não há alteração!

Entenda: queda de tensão indica consumo de corrente em excesso. E pode não estar vindo corrente de onde deveria vir. Como voce alegou que os resistores fritaram antes, então, ou danificou algo ANTES deles ou depois, no caso se for antes eles vao estar frios demais e se estiverem quentes é curto adiante. Analize a linha deles à frente e anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...