Jump to content
  • Content Count

    34
  • Avg. Content Per Day

    0.02
  • Joined

  • Last visited

  • Credit

    21
  • Country

    Brazil

Community Reputation

15 Level 3

1 Follower

About johw

  • Rank
    Membro Aspirante I
  • Birthday 12/01/1990

Personal Information

  • Sexo
    Masculino / Male
  • Location
    Paraná

Recent Profile Visitors

246 profile views
  1. Não deu problema mais, obrigado pela ajuda amigo. Site ta complicado de usar, os caras só sabem entrar pra falar que tem coisa errada no título e não ajudam em nada! Mas valeu pela força amigão!!
  2. Bom dia amigo, então nos primeiros testes eu até tinha aquecido ele levemente e ia precionando o botão power pra ver se era ele o causador do problema, mas mesmo com o calor direto demorava alguns segundos pra subir, então achei que não seria isso. Mas agora que falou, resolvi ressoldar com estanho novo e mesmo a placa já estando fria está subindo o Power.. Vou deixar ela parada um tempo aqui e voltar aos testes novamente, mas tdo indica que era esse o problema mesmo, solda fria no io..Obrigado por enquanto. Mas tarde volto para confirmar se era esse o defeito.
  3. Pessoal estou com esse Sony aqui quebrando a cabeça e não consigo encontrar o maldito defeito. A placa chegou inoperante, sem sinal algum, somente com os 19v. Então injetei 5v na bobina PL15 e o ci responsável por liberar essas tensões super aqueceu, é o TPS 51120.. Depois de trocar a maquina ligou e funcionou perfeitamente. Mas quando desliguei e ela esfriou, voltou a apresentar o mesmo defeito. Então resolvi trocar os ci reguladores ao lado das bobinas de 3 e 5v, e a maquina tornou a ligar novamente e quando esfriava apresentava novamente o defeito, troquei os capacitores de tantalo e deu a mesma coisa.. E ai descobri que quando aquecia essa região a placa dava sinal de vida, então logo suspeitei da ponte sul que fica ao lado do processador, mas como é intel achei meio improvável ser reballing pois esses chips intel raramente apresentam esse tipo de defeito, ainda mais nessas placas da sony, mas mesmo assim antes de retirar, fiz um leve reflow na peça e a maquina ligou e quando deixei esfriar voltou novamente na estaca zero. Acredito que não seja reballing mas não consigo de jeito nenhum encontrar o que está ocasionando esse defeito...Estou começando a acreditar que esse defeito está no cristal da ponte sul, e não nas esferas em baixo do chip. Alguém tem uma dica do que pode ser? E se a ponte sul com defeito deixa a maquina zerada de tensão a ponto de não dar sinal nem de carga da bateria?
  4. Ok muito obrigado amigoa, amanhã vou ver se encontro algum pra substituir e fzr os testes. Abraços
  5. Boa tarde pessoal, estou com esse notebook aqui na bancada que estava com curto em um dos capacitores de tantalo que vai próximo ao processador, o problema é que não consegui identificar a equivalência dele para substilui-lo. A serigrafia dele é NEX EE7, não tenho nenhum aqui com essa mesma marcação, alguém sabe qual ou equivalente eu posso colocar no lugar?
  6. Boa tarde pessoal, estou com um display de notebook aqui que a metadeda tela dele apresenta defeito, a imagem fica meio distorcida como se a qualidade de cores estivesse em 8bits, estarei postando as fotos pra facilitar o diagnóstico. Já testei cabo lvds, mexi no cabo flat da tela do lado do defeito tbm pra ver se mudava a imagem, mas nda.. continua com o defeito. Tenho um aqui do mesmo modelo com a tela quebrada, troquei os ci's de uma placa para a outra e nda tbm..Tbm já testei em outro notebook e o defeito continua.. Alguém sabe o que pode ser e se essa tela ainda tem recuperação? Obrigado..
  7. Retira sua ksb e mede ela fria com o multimetro, usando os pontos de medição desse vídeo. Pelo menos comigo sempre deu certo, passou de 330ohms 340ohms no max, a ksb está com defeito.
  8. Problema resolvido com a troca do processador grafico.
  9. Amigo sua estação deve estar desarmando por falta de tensão na tomada em que está usando, ou defeito na propria maquina, mas tbm pode ser uso contínuo em potência maxima, tem alguns modelos que não aguentam e desarmam mesmo.. Sobre as temperaturas, as soldas originais de fabrica que acompanham os componentes são usados em sua composição, liga de prata, seu ponto de fusão é em torno de 230 graus, já as soldas convencionais que usamos é com liga de chumbo e seu ponto de fusão é em torno de 180 graus. Tome cuidado para não ultrapassar essas temperaturas ou irá danificar o componente... E não se leva exatamente em conta a temperatura em que sua estação está marcando, já que terá de levar em conta que quando o ar sai do canhão ele está em uma temperatura menor do que está marcando, levando em consideração a temperatura ambiente tbm...E vc nunca irá conseguir soltar dessa forma, jogando calor somente na peça.. sempre aqueça a placa por completo e primacialmente a parte de baixo do componente a ser soldado.. Abraços
  10. Da pra fazer tranquilamente reballing com a estação de ar.. Tudo vai depender do seu aprendizado, técnicas corretas de temperaturas e vazão de ar, experiência, ferramentas boas.. E por ai vai.. Mas inicialmente vc vai precisar de uma churrasqueira elétrica pra aquecer a placa por inteiro antes de realizar a retirada ou soldagem do bga, um termômetro que possa medir temperaturas altas, fluxo de solda bom, stencil, esferas e malha dessoldadora.. Esses são os equipamentos essênciais necessários pra se iniciar um trabalho de reballing. Na churrasqueira procure sempre deixar a placa chegar em uma temperatura média de 130 graus pra iniciar o calor com a estação de ar, e sempre mantendo o calor médio da churrasqueira. Regule a estação de ar para uma temperatura média de 370 a 400 graus(vai depender da fragilidade do bga que está trabalhando) e vazão de ar moderada, sempre jogando o ar em circulos na área externa do bga, nunca aquecer diretamente o meio ou irá condenar a peça. O fluxo iindico que trabalhe com Amtech, pois um fluxo bom é o essencial para um reballing bem feito, não se usa pastas de solda como a que citou para esse tipo de trabalho... Pegue placas velhas e trabalhe muito nelas até aprender as técnicas de tempo para soltar um bga, calor necessário, fragilidade de cada peça.. Resumidamente é isso.. Boa sorte!
  11. Será que não pode ser o processador que tenha dado algum problema no reballing?
  12. Boa tarde pessoal, desculpe a demora, mas hj que tive um tempo pra voltar a mexer nesse note.. E o defeito era realmente na ponte sul (SIS 968), troquei por outra e reconheceu os dois slots.. Pra quem estiver com o mesmo defeito fica aí a dica! Abraços e obrigado pelas dicas..🤟👍

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Create New...