Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Posts Por Dia

    0
  • Posts

    11
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    11 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Male
  • Localidade
    Espinho- Portugal

Últimos Visitantes

164 visualizações

Conquistas de am.costa

Novato

Novato (1/14)

1

Joinhas

  1. testa se tem curto nesta linha (pino 18) que esteja matando os 5V ou Injecta uma tensão ( 5V ou menos) com a fonte de bancada e verifica o consumo, se for alto possivelmente algum componente vai aquecer demais e dai está descoberto o "culpado". Caso não exista curto siga a linha dos 5V até à origem que pode vir de um regulador ou conversor DC/DC mas nunca do micro controlador.
  2. Tem a certeza que não tem mesmo video na tela do note? pode ser simplesmente falta de backlight... Verifique no conector da tela ou o correspondente na motherboard se chegam os 19V, 3,3V da alimentação e os 3,3V do DIM (caso o controlo de brilho esteja no maximo). Quanto aos sinais LVDS procure no mesmo conector os pares de trilhas (paralelas) que se encontram interligadas geralmente por um resistor de 100 ohms (o numero de pares vai depender da resolução da tela) mas para visualizar estes sinais vai precisar de um osciloscópio.
  3. Para melhor poder ajuda-lo escreva aqui o modelo da fonte de alimentação da TV para verificar se existe esquema eletrico. Já vi que é técnico de electrónica e presumo que já deve ter feito uma primeira inspecção visual procurando soldas frias e também verificado todos os capacitores da fonte de alimentação tanto na parte primária como na secundária para procurar valores alterados (capacidade baixa e ESR elevada), como sabe nem sempre só aqueles que se mostram "estufados" são os únicos com problemas. Se já descartou esta possibilidade verifique se todas as tensões estão presentes à saída da fonte de alimentação antes e depois de apresentar o defeito. Para tirar as duvidas desligue o conector da fonte e tente liga-la (dando-lhe o PS ON) na bancada testando com uma carga (pode ser uma lampada) de acordo com as tensões e potências encontradas para cada tensão prevista nas saídas da fonte e verifique como se comporta. Poste aqui os resultados da analise efectuada...
  4. Saudações a todos! Meu nome é António Costa e conheci o Eletrônica BR há alguns anos numa pesquisa no Google enquanto procurava um esquema eléctrico de um note que tentava reparar. Sou técnico certificado de electrónica de linha castanha (TV, audio e pequenos electrodomésticos). Comecei a interessar-me recentemente pela reparação de equipamentos informáticos mas apesar das minhas bases em electrónica analógica e digital e de conhecer os princípios de funcionamento de uma motherboard (note ou desktop) ainda tenho algumas dificuldades na manutenção destes equipamentos. Não estou aqui apenas para tentar aprender com os membros que já dominam estas andanças mas também para, de alguma forma, poder ser útil e partilhar os meus conhecimentos com todos aqueles que possam vir a necessitar de uma ajuda nas áreas em que me sinto mais à vontade (TV e audio). Um abraço de Portugal a todos os membros, António Pinto da Costa.
  5. Sim, correto, mas no pino 3 do díodo deveriam estar 3,3V estáveis garantidos pelo resistor de pull up o que leva a crer que algum componente se encontre com fuga para a frente deste, procure condensadores de filtro inseridos no caminho do sinal que possam apresentar uma fuga parcial ou outro semicondutor que possa provocar o mesmo já que não se trata de um curto completo pois temos tensão na linha, sem uma visão global do circuito não é fácil descobrir o "culpado" e terá que ser paciente, vou procurar o boardview desta placa e tentar reconstituir o circuito para ver se lhe posso ser mais útil.
  6. Qual a tensão no resistor do lado do "+3VS_LCD" ? se for os 3,3V retire L4508 isolando esta parte do circuito e verifique se os 3,3V aparecem no pino 3 do díodo e se tal acontecer terá que analisar para a frente de L4508. O sinal "LCD_BACKOFF" não tem o símbolo # no final ( LCD_BACKOFF#) ?...é que isso faz toda a diferença na analise da habilitação do Backlight que caso tenha # significa que este seja desactivado com nível baixo (0V) e se não tiver # será com nível alto (3,3V).
  7. Não sei se este esquema postado serve apenas para exemplo pois em cima disse que esta placa não tem esquema eléctrico mas se o circuito coincidir com o encontrado na sua placa verifique se o sinal "LCD_BACKOFF#" se encontra sempre em nível baixo (0V) já que desta forma (presumo) o backlight se encontra sempre desligado, quanto aos 3,3V, analisando o esquema em cima serão mantidos pelo resistor de PULL UP R4508 mas apenas quando o sinal "LCD_BACKOFF#" não estiver com 0V, verifique se a tensão "+3VS_LCD" está presente e se o díodo que menciona não se encontra aberto ou com fuga e para tirar melhor as duvidas deve fazer o teste com ele fora do circuito, verifique se o resistor R4508 se encontra aberto ou com valor alterado, verifique também o outro díodo (D4503) já que qualquer sinal em nível baixo proveniente dos sinais que entram no pino 1 e 2 vão levar "BL_EN" também a nível baixo desligando o backlight, se tudo isto estiver correto então deve analisar o circuito e o percurso que gera o sinal que faz a sua habilitação que provavelmente virá da PCH.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...