Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duff Simpson

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    15
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    40 [ Doar ]

Tudo que Duff Simpson publicou

  1. A ideia é boa, já tinha tentado fazer usando pedaços de resistência de chuveiro mas não deu certo, nunca esquentava o suficiente pra derreter a solda. Não sei como fez, mas creio que o melhor tipo de ligação seja com algum terminal que dê pra apertar com o alicate. Tipo terminais para emendas, como este:
  2. Defeito: Ao ligar a TV, o logo da Samsung aparece, apaga a TV desliga e volta a ligar. Ficava somente nisso em looping. No caso não sou técnico especializado nesse tipo de aparelho, mas conheço eletrônica. Então pesquisei algo na Internet e o que encontrei relacionado a esse defeito era fonte ruim ou então defeitos relacionados ao Firmware seja ele corrompido ou com o chip de memória queimado. Porém era mais simples do que eu pensava. Numa tentativa de descartar uma das placas, alimentei a TV com a fonte de bancada (duas tensões simples de 5 e 13V) enquanto que os leds ficaram na fonte original. Aí a TV ligou, aparecendo as funções na tela mas reparei uma coisa, não sintonizou nenhum canal. Comecei a mexer no conector de antena e foi aí que percebi que o Seletor de canais (aquela caixinha metálica) estava meio solta. Então retirei a placa e refiz a solda dele no aterramento da carcaça e pra garantir também ressoldei os pinos de alimentação e sinal. Ao religar a TV o logo apareceu, sumiu e entrou o chuvisco de frequência vazia visto que entrou no canal 2 análogico. Coloquei o conector na fonte original e permaneceu funcionando corretamente. E aqui foi onde percebi que cometi um erro quando liguei a placa principal na fonte de bancada. Existem duas alimentações separadas de 13V, liguei somente uma delas que creio eu seja a alimentação do LCD, visto que os 5V é a alimentação das memórias e processamento de sinais. A outra alimentação de 13V deve ser do circuito de sintonia, onde estava o defeito. Com essa parte desativada, imagino que não ativa o circuito de proteção que não deixa a TV ligar. Não vi nada relacionado a isso em lugar nenhum, e como o cabo de antena é algo que as pessoas mexem e a solda da placa é frágil é um defeito que pode acontecer nesse ou outros TVs da mesma linha por isso resolvi relatar.
  3. Peguei uma LG assim, era falha numa linha de alimentação marcada como "HVDD", uma tensão em torno de 8V que segue para o cabo flat. No meu caso era um resistor aberto. Mas pode ser qualquer coisa que interrompa essa tensão. Pesquisando na Internet também vi relatos de capacitor em curto nessa linha.
  4. Não. Esses circuitos servem para controlar ou barrar frequências. Por exemplo, o passa baixas você pode limitar a frequência em 200Hz. Numa música por exemplo, vai ouvir somente som de tambores, contra-baixo etc. O passa faixas, pode pegar entre 200Hz e 2khz. Aí entra as vozes, violões, piano e praticamente a maioria dos instrumentos musicais. O passa alta, acima de 2khz fica com o som dos pratos, pandeiros, guitarras etc. Quem faz essa função, são os comparadores de tensão. São bem diferentes dos filtros. Os compradores são usado naqueles indicadores de leds conhecidos como VU.
  5. Sim, é um transistor mesmo. Tenho um aparelho desse e ele queimou. Fiz a substituição por um BF689, era o que eu tinha sobrando aqui e o aparelho está funcionando normalmente. O contato com R19 é o emissor do transistor. Siga o circuito, o terminal de base vai em direção a antena e o coletor segue a saída para tv.
  6. O mais básico seria o botão de ligar ou algum relé travado na posição de ligar. Mas também, componentes eletrônicos que fazem o acionamento dos relés podem estar ruins passando a corrente direto. Tem que abrir e analisar o circuito.
  7. São CIs iguais. As letras da última linha são códigos referentes a lote e data de fabricação.
  8. Equalizadores são filtros. Basicamente, existem três tipos de filtro. Os passa-baixa, geralmente usados nos graves; O passa-faixa que se usa nos médios; E o passa-alta que se usa nos agudos. É um bom começo. Embora os controles mais simples de graves e agudos sejam transistorizados, os do tipo profissional usam CIs amplificadores operacionais. Já os aparelhos de construção mediana, como aqueles 3 em 1 mais antigos usavam CIs próprios pra equalizador, eles facilitavam a montagem nas fábricas. Esse já é um tema mais abrangido pela internet. Apesar de que projetos de baixa potência aparecem poucos, dado a grande quantidade de CIs e modulos prontos que tem pra vender. Esse é um tema que se encontra mais em revistas e livros antigos de eletrônica, no site do Newton C. Braga e no Blog do Picco vai encontrar muito material desse tipo. Sobre filtros e equalizador também tem coisa lá.
  9. Li. É que 25V não fornecem os tais 150W que diz aí. Com os componentes que estão ali da pra alimentar com 40V pra mais, mas tem que saber o certo.
  10. Apesar de que.... ...e sim, claro que funciona. Esse módulo XL6009 não é o ideal, pois ele mantém fixa a tensão. Para os leds é mais interessante um módulo que fixe a corrente. Existem drivers de led para 12V à quase o mesmo preço desse regulador.
  11. Já mexi com outras, mas pra quem conhece é tudo a mesma coisa. Pra você que não é da área é complicado, mesmo com o esquema. O setor de cor dessas TVs envolve muita coisa. Se o antigo dono disse que já viu funcionar sem cor antes do defeito permanecer pra sempre, pode ser somente uma peça solta. Complicado esse tipo de equipamento... Muitas dessas TVs são somente sistema PAL-M e essas coisas que ligou tem grande chance de ser NTSC. Caso o padrão for diferente, a imagem será só preto & branco mesmo com a TV boa. Tente um Conversor digital para TV, no menu deles tem a opção para sistema PAL-M. Se não funcionar aí sim a TV está com problema. Se tiver um daqueles antigos aparelhos de antena parabólica, melhor ainda pra testar. Essa parte é separada, ligada direto no amplificador de vídeo. Se a TV tiver com defeito as letras vão continuar verde ou qualquer outra cor que seja.
  12. O esquema é bem tradicional, um misto de vários esquemas muito comuns nos anos 70. Faltou dizer qual é a tensão de alimentação. O desenho da placa, com trilhas arredondadas parecendo que foram desenhadas a mão livre com uma caneta também remete a época, os eletrônicos antigos eram assim. Os 2N ali na placa, achei meio esquisito. Fica complicado colocar um dissipador ali, mas pelo menos lembraram que os diodos devem ficar perto dele. Hoje em dia é muito difícil encontrar transistores 2N3055 originais é difícil. Os chineses não devem ser usados em hipótese alguma, já fiz teste em um amplificador mais fraco de 50W e eles queimam do nada, por pouco não perdi minha caixa acústica. O 2SC5200 é boa saída pra substituto, mas é outro que está cheio de falsificações por aí. E ainda, apesar de ser usado na saída onde o circuito não é muito crítico, acho os parâmetros dele bem diferentes do 2N3055. Uma saída que encontrei é o TIP35C, esse é mais difícil encontrar falsos e se encontra em estoques antigos, pois não é um transistor muito usado. Além disso ele tem características bem parecidas com o 2N3055, acabei adaptando ele na montagem que fiz.
  13. A proteção contra curto circuito é feita em Q2. Com ele fora do circuito, a fonte não deve desarmar.
  14. Esse é nada mais, nada menos que o "serviço" feito por uma fonte chaveada comum. Então claro que é possível. Só não é tarefa fácil a ser montada por principiantes ou estudantes, requer muita prática no ramo.
  15. Conheço o site há alguns anos através da busca de artigos de eletrônica no Google, criei a conta mas nunca fiz uso dela. Eu sou técnico, mas exerço eletrônica apenas como hobby. Nas horas vagas conserto ou construo algum equipamento que seja útil para mim ou alguém da família. Aqui pretendo compartilhar ideias, esquemas entre os usuários do fórum. Ja faço isso há anos no clube do hardware, mas como lá o assunto é mais voltado a informática gamer (não é minha área), ultimamente não tenho muito o que comentar por lá.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...