Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Luiz Felipe Eap

Membros
  • Posts Por Dia

    0.02
  • Posts

    54
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    111 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Sexo
    Undisclosed
  • Localidade
    Divinópolis/MG

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Conquistas de Luiz Felipe Eap

Candango

Candango (2/14)

  • Reagindo bem Rare
  • Iniciador de conversa Rare
  • Primeira postagem Rare
  • Colaborador Rare
  • Um ano de EBR

Escudos Recentes

15

Joinhas

  1. CASO SOLUCIONADO pessoal! Na verdade eu já tinha achado o defeito desde o início porém por causa de maus técnicos neste Brasil, quase devolvi a máquina sem reparo! O Defeito.. o GSTEK GS92A3. (U23 nessa placa) Abri o jumper que fica logo após ele e injetei tensão de 5v do outro lado! A placa dava o start mas não subia vídeo nem a pau! Continuava sem numlock! Detalhe: Não precisei remover o componente! Apenas abri o jumper do circuito, isolei ele do resto e injetei tensão do outro lado. E aí aonde tava o defeito? O quê mais estava de errado? MEMÓRIA RAM! Fui descobrir após uma terceira troca de memória! O infeliz do técnico que mexeu antes trocou a memória original do cliente por outra incompatível com esta máquina e devolveu a máquina assim! Apesar da memória que veio nela proveniente da outra assistência ter chips mícron DDR3L, nesta placa não funcionou! Não me pergunte o motivo pois ainda não descobri. Está sob análise! Ainda posto aqui assim que descobrir! Vou manter o tópico aberto! Testei com uma segunda memória que também era de 4GB e tinha chips DDR3L. Não funcionou! A que deu certo? Memória CORSAIR VALUE 8GB DDR3L-1600Mhz! Fica o AVISO! . Esta placa é muito enjoada com memória RAM! Placa ligou e não dá video, troca a memória mais de uma vez! Use de preferência da corsair ou kingston! Segue em anexo aqui uma contribuição minha para que futuros técnicos que pegarem esta placa tenham uma base ao menos! Eu montei esta imagem com os valores de tensão e resistências, assim como consumo dessa placa com a memória, sem a memória, com memória errada! Espero que ajude quem pegar esta bomba na bancada! Todas as medições foram com a placa fora do equipamento, sem tela ou qualquer coisa além de um teclado USB conectado! Faça as medições da mesma forma para ter um parâmetro correto! Não me recordo do consumo da linha de 5V quando injetei tensão ali para ligar a placa! Perdão por esta falha! Agradeço a todos que de alguma forma tentaram me ajudar aqui! Valeu Galera! Se te ajudei com este breve estudo da placa, não esqueça de deixar o joinha e ajudar o amigo!
  2. Consegui amigo! O defeito dessa placa era o dito cujo ai.. GSTEK mesmo... porém como essa máquina veio de uma assistência pé de porco, o infeliz do técnico (ou ladrão né) trocou a memória do meu cliente por uma que apesar de ter chips de 1.35v é INCOMPATÍVEL com essa placa! E eu tinha tentado com uma DUAS outras memórias que também foram incompatíveis com essa placa, apesar de uma delas ter chips micron 1600mhz 1.35v. Eu não entendi o porquê ainda.. estou investigando.. talvez spd, latencia, sei lá... A única que funcionou foi uma Corsair Value 8GB DDR3L 1600! Essa é garantido que funciona! Pode ser o seu caso aí!
  3. @samuelrios Aí que está o problema.... essa tranqueira véia não possui esquema rs... nem bdv.... mal mal uma bios rs... é tipo estar com um samsung na bancada... não temos nada que ajude rs
  4. Blz samuel? Então, só consegui 1 arquivo... na verdade 2... o segundo arquivo é de uma outra bios da placa, parece ser uma bios da tela pelo que entendi... pelo relato do cara que disponibilizou ela, essa bios deve ser regravada se a tela apresentar problemas após regravar a main bios... que não é o caso aqui rs Um detalhe importante... num lock não acende... Você sabe quais a tensões que deve ter nessa placa?
  5. @Vinicius Ladeia Lara é seu hd meu amigo que tá zoado... trocou placa e memória não resolveu... cpu é a coisa mais difícil do planeta de dar pau! Só peguei cpu zoado 1x na vida! Manda pra mim aqui os testes desse seu HD. Em tempo... não é samsung da etiqueta amarela não né?
  6. Pessoal! Regravei a BIOS. Limpei a ME tbm... não foi a solução! A placa continua sem apresentar vídeo! Tanto na tela quanto no hdmi...
  7. Buenas senhores! Seguinte. Estou com essa máquina na bancada! Um defeito aparentemente de série... O U23! O U23 se trata de um Gstek GS92A3 que gera 5v inicial.. e dali as demais Ao conectar a fonte de 19v, noto a ausência da tensão de 5v (e obviamente das demais), assim como um "tic tic tic tic tic" em algum lugar da placa que não consegui identificar. Como este componente gera os 5v, abri o jumper logo a frente dele, fiz a medição da linha para ver se tinha curto, como não encontrei problemas, injetei 5v com a fonte de bancada do outro lado do jumper. Pronto... agora a placa gera as demais tensões e inclusive LIGA! Porém ela LIGA e NÃO APRESENTA VÍDEO.. Seja ele no lcd ou na HDMI. Infelizmente não tenho esse componente aqui para troca.. terei de pedir fora... mas consigo contornar usando a fonte ao menos para testes... Agora a ajuda... preciso fazer ela dar vídeo! mas esta placa não tem esquema nem bdv. Nada! Todas as bobinas principais da placa apresentam tensão. Já testei a memória e ela está 100% no memtest. Inclusive já troquei por outra no lugar e nada! Continua sem vídeo! Agradeço a ajuda !
  8. Blz amigo!? Eu peguei essa placa sem ligar também e ja devolvi ligando haha... Antes de tudo, verifique se tem curto... quanto mais alta a tensão da linha, maior a resistência desta.... Linhas de 19v costumam ter 2 Kohm pra cima..... como medir a linha de 19v se tá em curto? Poe as pontas de prova do multimetro no DC JACK na escala de resistência.... deve dar acima de 2kohm se nao me engano.. Linha de 19v ok.. vamos lá.. Verifique a resistencia na PL5... deve estar tbm na casa de 2kohm +.. se tiver ok continue... Agora é verificar se vc tem os 19v chegando na PL5 que fica do lado do PU5. É uma bobina pequena... Se os 19v chegam lá, já é um ótimo sinal. Se não chegar, temos um problema no circuito para trás.... Aí neste caso vc precisa verificar o circuito do PU4, que é o charger. Eu não tenho muita experiencia com charger, mas vou tentar ajudar... se falar merda aqui, peço que os colegas me corrijam!! Supondo que nao tenha os 19v lá na pl5, que chegam pela linha B+..... Vai verificar se no PQ9 vc tem tensão 19v no source... se não tiver, o mosfet pode não estar chaveando...verifique neste caso se existe tensão de gate neste mosfet. Ele é canal N, portanto, a tensao de gate deve ser maior que os 19v da fonte. O mesmo vale para o PQ10.... Ah.. nao tenho gate... pode existir um problema no PU4... Verifique as tensoes nos pinos 5, 6 e 20 do pu4. Se estiverem ok e mesmo assim os 19v nao forem transferidos, pode ser que se tenha um problema em outra área da placa... Analisando o circuito, existe o PR 41 logo depois do PQ10. Abrir ele (remover) vai isolar os mosfets do resto do circuito... Se ao abrir o PR41, os 19v passarem do PQ10, o circuito de charger vai estar ok no meu entendimento técnico e vc terá um problema na linha de b+ que precisa ser analisado..... Neste caso, eu removeria a PL5, ressoldava o PR41 e analisaria se os 19v chegariam nela.. se isso acontecer, o PU5 pra frente provavelmente tem problema.... Foi exatamente isso que aconteceu com a minha placa... era o pu5, cap PC60, chip de audio com defeito.... troquei todo mundo e resolveu... Aí neste caso vc teria de analisar o circuito do pwm primario (pu5)... Se existiria tensoes no VREG3, VREG 5, EN, VIN, ENTRIP 1, ENTRIP 2. .. pin8, pin17, pin 13, pin 16, pin1 pin 6 respectivamente
  9. @Átomos Obrigado pela disposição em me ajudar! Valeu meu amigo! Vou finalizar o tópico aqui!
  10. Pessoal problema resolvido não sei se foi por este motivo mas acabei que resolvendo a placa "por acidente" haha. Hoje pela manhã, ao voltar ao problema da placa, Pluguei os cabos da fonte e o cabo de energia porém esqueci de ligar a régua rs. Fui com o multimetro e nao achei as tensões de bios e do power switch e nem 5vsb. Ao invés de analisar o porquê delas estarem ausentes se ontem estavam ok kk, ja desmontei a placa e fui pra analise minuciosa no circuito da bios pensando que tinha dado algo mais errado ainda. removi a bios.. sim.. ela é de soquete, e medi curto no pin8, e ao fazer esta medição encontrei uma sujeira em uma linha de resistores proximos. pareciam estar com inicio de oxidacao. fiz uma.limpeza completa com isopropilico assim como.o.soquete da bios e depois resolvi testar a placa sem bios pra ver se subia. Na hora a placa ligou. depois remontei ela e está tudo ok agora. Uma oxidação aparentemente foi a causa.do defeito. sou novo aqui, como faço para finalizar o.topico?
  11. @Átomos vou subir a imagem. Eu não conheço direito o fórum como funciona rs.
  12. @Átomos a placa nao é esta nao. els é amarela e preta

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...