Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido giga byte vm900m não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite pessoal,

Estou com essa placa da gigabyte GA-VM900M, que não liga, mas não encontrei no fórum o manual, se alguém tiver e puder me passar ficarei grato.

Testei a fonte e esta ok, como a placa não liga mesmo tirando o plug 12v, fiz um jumper entre o verde e preto da fonte, e percebi que esquentou o transistor L1085DG, logo pensei batata achei o defeito, fiz a substituição, porem coloquei outro e continua esquentando, ou seja agora estou perdido.

Alguém pode me ajudar por favor :)

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

Estou com essa placa da gigabyte GA-VM900M, que não liga, mas não encontrei no fórum o manual, se alguém tiver e puder me passar ficarei grato.

Testei a fonte e esta ok, como a placa não liga mesmo tirando o plug 12v, fiz um jumper entre o verde e preto da fonte, e percebi que esquentou o transistor L1085DG, logo pensei batata achei o defeito, fiz a substituição, porem coloquei outro e continua esquentando, ou seja agora estou perdido.

Braym..

Esse 1085 não é um transistor é um CI regulador de tensão que gera as tensoes de stand-by (5V e 3,3V) para os circuitos da placa ( I/O e ponte sul) que esperam ela ser ligada. Infelizmente quando esse CI "frita", em muitos casos, é ponte sul em curto e a placa não liga. Se tiver dissipador no ponte sul, retire-o e veja se ele aquece mesmo sem startar a placa. Pra tirar a prova real de curto nesse chipset mede continuidade nos capacitores ceramicos smd embaixo da placa sob o ponte sul. Se nao houver esses capacitores embaixo mede em alguns próximos ao ponte sul. Se apitar, ponte sul em curto.

Caso o ponte sul nao aqueça, há curto no circuito de stand-by da placa incluindo I/O e capacitores ceramicos smd. Aí é pesquisa de curto nesse circuito mesmo, componente por componente.

Link para o comentário

Boa noite pessoal,

Braym..

Esse 1085 não é um transistor é um CI regulador de tensão que gera as tensoes de stand-by (5V e 3,3V) para os circuitos da placa ( I/O e ponte sul) que esperam ela ser ligada. Infelizmente quando esse CI "frita", em muitos casos, é ponte sul em curto e a placa não liga. Se tiver dissipador no ponte sul, retire-o e veja se ele aquece mesmo sem startar a placa. Pra tirar a prova real de curto nesse chipset mede continuidade nos capacitores ceramicos smd embaixo da placa sob o ponte sul. Se nao houver esses capacitores embaixo mede em alguns próximos ao ponte sul. Se apitar, ponte sul em curto.

Caso o ponte sul nao aqueça, há curto no circuito de stand-by da placa incluindo I/O e capacitores ceramicos smd. Aí é pesquisa de curto nesse circuito mesmo, componente por componente.

Shadow2012, obrigado por ajudar, estarei verificando  amanha cedo...ai ja posto o resultado,

Link para o comentário

Boa noite pessoal,

Braym..

Shadow2012, obrigado por ajudar, estarei verificando  amanha cedo...ai ja posto o resultado,

Má noticias, não esquenta d jeito nenhum o chipset...

Link para o comentário

Pessoal, no esquema elétrico o Q37 frita só de colocar ele na tomada.

esse Q37 é ligado aos 5v que tem um capacitor o c126, porem tirei ele e medi fora da placa e esta bom, porem na placa fica como se tivesse em curto.

O 5Vdual vem do Q39, esse Q39 é alimentado por VCC. Fiz a troca dele pra ver se mudava alguma coisa, mas sem chance ... Quando na placa eu tiro o Q39 o curto some.

E agora?

Link para o comentário

BRAYMNETWORKS

image.php?di=DSVI

Regulador Q37 é responsável por gerar 3V do 5V (5VDUAL).

Se ele está fervendo é por que há um excesso de corrente fluindo pelo componente, indicando que há curto na sua saída, no caso 3VDUAL.

Há um curto nos circuitos alimentados pela tensão 3VDUAL, remova Q37 e alimente com 3.3V a net 3VDUAL (terminal 2 do Q37). Veja o que aquece.

Link para o comentário

BRAYMNETWORKS

image.php?di=DSVI

Regulador Q37 é responsável por gerar 3V do 5V (5VDUAL).

Se ele está fervendo é por que há um excesso de corrente fluindo pelo componente, indicando que há curto na sua saída, no caso 3VDUAL.

Há um curto nos circuitos alimentados pela tensão 3VDUAL, remova Q37 e alimente com 3.3V a net 3VDUAL (terminal 2 do Q37). Veja o que aquece.

Obrigado Vlad por me ajudar, fiz o procedimento injetando tensão de 3v3 no pino 2 do Q37, na hora constou curto na fonte assimétrica, comecei procurar o q fervia, porem única coisa que esquentou um pouco mas não ao ponto de fritar foi o chipset Via VT8237a, os demais componentes não tem nada de quentura

Link para o comentário

Tipico de curto no Ponte sul. PCware 945gcx e asus P5VD2-MX quando chegam aqui nao ligando vou logo com o dedo no 1084/1085/1086. Se ele ferver nao perco muito tempo. Verifico se o Ponte sul tbm esquenta ( as vezes nao chega a ferver mas fica morno). Só tiro o chip de rede pra tirar a prova real e meço continuidade nos capacitores ceramicos smd proximos ao PS. Deu curto, placa pra sucata.

Numa asus dessas, por curiosidade, saquei todos os cap, ceramicos smds embaixo da placa sob o Ponte sul, Consegui isolar o curto do chipset sacando umas bobininhas na mesma regiao. Placa entrou no Windows, nao funcionaram mouse e teclado PS2 e a placa durou uma noite apenas.

Link para o comentário

Bom...

Quero agradecer a todos por participar do meu topico, pelo jeito é mesmo ponte sul, como nosso amigo Shadow2012 mais uma placa pra sucata...

Aplaudis pra todos que me ajudaram. Infelizmente nao deu pra solucionar mas pelo menos descobrir o defeito ja foi de grande valia.

Valeu pessoal...

Link para o comentário

• 2 anos depois...
  • 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...