Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar Super IO e Bios?

Avalie este tópico:

nchagas86

Posts em destaque

Amigos, alguem tem alguma forma eficiente de testar Super OI e BIOS?

forma EFICIENTE, nao é testar alimentação  nen botao liga e desliga.

Yo utilizo el "tester de componentes" de mi osciloscopio. Esto me permite hacer medidas sin alimentar la placa, y es muy útil para localizar corto-circuitos o el tipo de componentes que hay conectados al pin que esté midiendo en ese momento.

No he encontrado tutoriales para utilizarlo de la manera más eficiente, por lo que aconsejo un entrenamiento previo con una motherboard que funcione bien.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar  um exemplo, to com um HP tx1000 o bicho tem 3 e 5v nao liga, ja testei o cristal e as tensoes de entrada do IO ta Ok, a bios tb verifiquei BGA  e nao é , testei  o sinal do botão do power tb ta Ok, e para gravar essa bios SOOP40 não é tarefa fácil,  ai entra a questão, de trocar a Bios e o IO porem isso envolve custos que talvez seja prejuízo, caso eu devolva o equipamento por exemplo, comprar  outra placa sucateada que não sei o defeito que podem até ser o IO ou a Bios custa 100,00 com frete, se comprar e não resolver pago 100,00 em sucata e ainda perco tempo no serviço.

Essa é minha duvida realmente.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Vou dar  um exemplo, to com um HP tx1000 o bicho tem 3 e 5v nao liga, ja testei o cristal e as tensoes de entrada do IO ta Ok, a bios tb verifiquei BGA  e nao é , testei  o sinal do botão do power tb ta Ok, e para gravar essa bios SOOP40 não é tarefa fácil,  ai entra a questão, de trocar a Bios e o IO porem isso envolve custos que talvez seja prejuízo, caso eu devolva o equipamento por exemplo, comprar  outra placa sucateada que não sei o defeito que podem até ser o IO ou a Bios custa 100,00 com frete, se comprar e não resolver pago 100,00 em sucata e ainda perco tempo no serviço.

Essa é minha duvida realmente.

Mesmo problema meu, ou condena placa, ou substituição da placa por nova ou usada funcionando, ou oferecer de R$50,00 à R$100,00 no equipamento do cliente....

Link para o comentário

Ola, e nao e facil,hoje quase devolvi um equipamento p o cliente, eu tinha umas sucatas e troquei i/o e regravei bios, mas a danada nao ligava, fiz me na PS e nada, ja tava ficando encucado, as tensoes estavama certas, mas resolvi rebalar a PS MCP67, retirei a bga e vi uns pads oxidados, e quando tem pad oxidado o ME e reflow nao funciona, e a placa ligou funfou beleza era um HP pavillion 9823em placa quanta at2, essa me deu trabalho.

Tem uns defeitos que deixam a gente louco rssrsrs, mas ocorreu td bem.

Link para o comentário

Amigos uns teste básico que tenho feito para ver se é I/O é analisar se ele esta tendo comunicação com a BIOS isto eu olho com o osciloscópio se se tele tem frequência mas já peguei casos que estava tudo ok tensão frequência comunicação com a BIOS e o mesmo não ligava e era o próprio I/O com defeito depois da substituição voltou a funcionar 100% então posso lhe garantir acredito que não tenha teste melhor que trocar a peça depois dos testes básicos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...