Postado 15 de Agosto de 2012 13 anos Vou tomar por base a placa mãe Quanta ZO3, do notebook Acer Aspire 3050 ou 5050. Para quem quiser, o esquema se encontra no diretório. Sabemos que as placas apresentam tensões diferentes para cada modelo de processador que elas suportam, isto é feito através de sinais enviados pelo processador para o circuito PWM que vai gerar o VCORE. Vejam na imagem abaixo os sinais VID0 até VID5, que saem do soquete do processador: O CI PWM recebe estes sinais nos pinos 19 até o 24: O CI vai configurar a saída de alimentação da CPU de acordo com a tabela abaixo, disponível também no esquema: Ou seja, neste caso em particular, se houver sinal VID0 e não houver VID1, a tensão gerada será de 1.0v, e assim por diante. A falta de um destes sinais pode fazer com que o circuito "se engane" de modelo de processador e libere a tensão de trabalho errada, podendo ocorrer diversos problemas, entre eles: - Superaquecimento do processador e em alguns casos até a sua queima (tensão mais alta) - O aparelho liga, energiza todo, mas não apresenta vídeo sinal de vídeo (tensão mais baixa, o processador não trabalha) Algumas vezes o problema é de solda fria no soquete mas a maioria dos casos a simples desmontagem e limpeza do soquete resolve o problema. Você pode testar estes sinais com a placa ligada, diretamente nos pinos do CI, só tome cuidado para não fechar nenhum curto pois as trilhas são muito pequenas, se houver a possibilidade prefira medir na trilha ou em algum componente no caminho, se houver. OBS. façam este teste com o processador no soquete, por favor!
Postado 27 de Dezembro de 2012 13 anos Autor Complementando, em alguns esquemas não vem a tabela para verificação da tensão de saída, nestes casos a tabela pode ser encontrada no datasheet do componente (o próprio pwm).
Postado 2 de Janeiro de 2013 13 anos Muito bom, explicação simples e direta...basta conhecer um pouco de esquema e consegue facilmente intender como funciona o Tensão do Vcore!!!
Postado 2 de Fevereiro de 2013 13 anos Aplaudido ... informação muito importante e útil até porque julgava que o VCORE era definido de outro modo , muito obrigado pela informação.
Postado 27 de Março de 2013 13 anos Aplaud Muito bom ler e estudar um pouco mais afundo traz boas esperiencias e conhecimentos parabéns...
Postado 8 de Maio de 2013 12 anos Boas Ablacon, parabens pela iniciativa e por partilhar os conhecimento com os que estão a entrar na area. Não querendo ofender o seu conhecimento, gostaria de acrescentar mais um pouco. O PWM que vai gerar a tensão Vcore vai receber a tensão de alimentação nos pinos 27, 18 e 12, ao receber a alimentação o PWM vai ficar a espera do tensão no pino 7. Quando o PWM receber a tensão no pino7 o PWM vai libertar a tensão para os gates dos fets Alta e baixa (este PWM usa duas fases) que depois será criada a tensão Vcore que será levada para o Socket do CPU. O socket do CPU vai enviar os respectivos sinais VID para o PWM (os sinais VID são flutuadores ou seja, a tensão vai flutuar entre 0.7v e a tensão Vcore), os sinais VID aqui neste ponto poderão ser comparados ao sinal FB dos PWM´s (atenção que eu disse "PODERÃO" e "COMPARADOS"). O PWM ao receber o respectivo VID vai libertar o PWRGD para o ICH. Uma nota importante que os técnicos deverão saber é que as VID estarão sempre presentes ou seja, sem o CPU a tensão VID será de 3.3v, com o CPU inserido as VID serão as tensões flutuadoras de Vcore. Um pouco semelhante ao sinal PSI = Power Supply Identification. Abraço a todos e bons estudos
Postado 8 de Maio de 2013 12 anos Estou comum probleminha eestava procurando esse esquema de testar o vcore. Aplauso pelo seu artigo.
Postado 20 de Maio de 2013 12 anos Amigos, então antes de ser gerado as tensões do VCore o processador recebe um sinal do PWM e este mesmo sinal é retornado para o PWM ? Se eu estiver errado me corrijam, pois fique na dúvida em saber como o processador vai dar retorno para o gerador de PWM se ele ainda não foi alimentado pelo VCore ?!
Postado 20 de Maio de 2013 12 anos agora sim estou entendendo melhor sobre o VCORE e suas tençoes ..............la onde o almoço e bom nao entendir bem
Postado 29 de Maio de 2013 12 anos Ficou bem didático, até mesmo para quem não conhece eletrônica a fundo. Parabens!
Postado 18 de Junho de 2013 12 anos Ablacon64, preciso de umas dicas , estou com uma placa positivo v25 6-1-m55vo-003 na pag. 31 , quando fecho o processador o +vcore entra em curto com o terra, quando abro ele , o curto sai , e todos os componente na linha do +core entra em curto com GND, que pode ser isso hein Voce já pegou coisa igual ? abraço
Postado 21 de Junho de 2013 12 anos japa eletronica, informe qual o defeito do note, o que foi feito de manutenção e o que significa "quando fecho o processador". Se medir a resistência do VCore para o GND vai dar valor baixo mesmo. Evite inserir ou citar um post muito grande, fica confuso e se colocar sua mensagem junto aí é que ninguém vai entender mesmo.
Postado 21 de Junho de 2013 12 anos Autor Sem o processador a resistência com o terra é alta, quando coloca cai entre 1 e 3 ohms, não é curto, é normal. Se seu multímetro está marcando curto ele pode estar com a escala ruim, teste com outro para confirmar.
Postado 23 de Junho de 2013 12 anos Sem o processador a resistência com o terra é alta, quando coloca cai entre 1 e 3 ohms, não é curto, é normal. Se seu multímetro está marcando curto ele pode estar com a escala ruim, teste com outro para confirmar. o Quando coloca o processador a impedancia cai para uns 5 ohms, em alguns multimetros parece curto, mas aqui no meu da 1 ohm, não é normal é curto circuito com o terra mesmo. meu multimetro é Fluke de precisão.... e os capacitores que estão nessa linha tambem entram em curto, mesmo com a placa desligada...sem ligar na fonte ...já troquei varios processadores...
Postado 23 de Junho de 2013 12 anos Quando coloca o processador a impedancia cai para uns 5 ohms, em alguns multimetros parece curto, mas aqui no meu da 1 ohm, não é normal é curto circuito com o terra mesmo. meu multimetro é Fluke de precisão.... e os capacitores que estão nessa linha tambem entram em curto, mesmo com a placa desligada...sem ligar na fonte ...já troquei varios processadores... Amigo estas a fazer uma confusão enorme e não estas a prestar atenção ao que o Ablacon te disse, ele ja te respondeu a duvida. É o seguinte, quando colocas o multimetro na escala de continuidade ele vai apitar, mas isso não significa curto mas sim baixa impedência. Nessa area para ser considerado curto tens de ter: Curto com e sem CPU Impedência na casa dos 0 ohm Falta de Vcore Ao medires se tiveres impedência na casa dos 3 ohms, não é curto (falando desta area em especifico) mas sim baixa impedência. Para aprenderes como funciona o circuito do CPU terás de estudar o circuito VRM, e principalmente o circuito de Darlington, sabendo estes dois circuitos o CPU não terá segredos para ti. Espero que agora tenhas compreendido.
Postado 25 de Junho de 2013 12 anos Autor O Claudio falou tudo! Japa, curto é 0 ohms (zero), 5 ohms está até alto, normalmente dá menos, mas não é curto, é normal. Se parece curto em algum multímetro você precisa verificar a escala que pode estar ruim.
Postado 23 de Maio de 2014 11 anos Muito bom ajuda bastante na hora do reparo ter essa tabela em mãos.
Postado 17 de Junho de 2014 11 anos Parabéns pela informação aqueles que estão começando sera de muita utilidade
Postado 13 de Julho de 2014 11 anos Muito bom topico sanou minhas duvidas a respeito dom assunto agradeço aqui por algo que vai mudar minha maneira de analizar o assunto
Postado 22 de Janeiro de 2018 8 anos @ab64 parabéns pelo artigo, nata 1000 pra você amigo, agradeço por compartilhar o seu conhecimento!!
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.