Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Evolute SFX35 - MR040T - Não liga, sem DCIN.

Avalie este tópico:

Romero Pedro

Posts em destaque

Bom dia, essa placa esta sem gerar DCIN através do Q6, verifiquei curto na linha e encontrei o famigerado C640 em curto, porém o gate do Q6 continua recebendo 19V impedindo ele de chavear e gerar DCIN, também substitui a R408, mas permanece o defeito.

Não tenho muita experiência com esquema elétrico, mas acredito que essa linha do gate deve zerar para ele poder chavear, está correto? Desde já agradeço.

Segue o link do esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

,

Q44 tem que conduzir e levar terra para o R408, nesse momento entrará em ação o "divisor de tensão" formado pelos resistores R401 e R408.

O gate do Q6 deve ter +- 1,7v.

Verifique os sinais DCON e DCIN_ON, os mesmos devem estar em "nível lógico alto".

Verifique também o Q44.

dcon.png

Link para o comentário

então vejamos: não tenho osciloscópio, acredito que para medir os sinais de DCON e DCIN_ON precisaria de um certo?

Se realizar o seguinte teste, retirar a R408 e verificar a tensão no coletor do Q44 terei que encontrar 0V? Ou não vai dar certo por conta da retirada de um resistor do circuito?

Não testei o Q44, mas enquanto isso farei o teste, obrigado pelas informações.

Link para o comentário

não tenho osciloscópio, acredito que para medir os sinais de DCON e DCIN_ON precisaria de um certo?

Pode medir com multímetro na base do Q44, a tensão tem que estar em "nível lógico alto" para conduzí-lo.

Se o valor for 0v é porque está em "nível lógico baixo".

Se realizar o seguinte teste, retirar a R408 e verificar a tensão no coletor do Q44 terei que encontrar 0V? Ou não vai dar certo por conta da retirada de um resistor do circuito?

Não há necessidade de retirar o R408, se o Q44 estiver conduzindo, um dos seus lados (que é ligado ao coletor do Q44) tem que ter GND.

Link para o comentário

a base do Q44 está com 0V, logo não tem o sinal de DCIN_ON nem DCON, no U9 da página 44 (super I/O) nos pinos 102 e 103 não saem estes sinais. Eis o meu problema super I/O?
Link para o comentário

,

Faça um teste...

Faça um jumper entre o emissor (E) e coletor © do Q44 e veja se as tensões primárias reaparecem.

É só para fins de teste, não é solução.

aajumper.png

Link para o comentário

desculpa minha ignorância, que não se confunda com arrogância, mas encontro 18V no coletor desse transistor, fazendo esse jumper não vou forçar um curto?
Link para o comentário

,

Opa... boa noite amigo...

Vc encontra 19v no coletor do Q44 justamente porque ele não está conduzindo.

No momento em que ele conduzir... o gnd passará do emissor para o coletor e irá se manter em um dos lados do R408 (lado esse que faz trilha com o coletor do q44).

Veja que o gate do Q6 não pode ter 19v, senão ele fica em corte. Como ele é um mosfet canal "P", ele necessita então de uma tensão menor no gate em relação ao source (que tbm tem 19v).

Como a tensão no gate do Q6 ficará menor que 19v para poder saturá-lo ?

Isso ocorrerá através do "divisor de tensão" formado pelos resistores R401 e R408....

Mas para que esse divisor funcione, um dos resistores tem que está ligado ao GND (que no caso é o R408).

Cálculo do divisor de tensão:

Para fazer o cálculo na junção do R401 e R408, soma-se os valores (100KΩ + 10kΩ) que é igual a 110KΩ.

Como a tensão é de 19V, divide-se 19 por 110, que dá 0,1727272...

Este valor multiplicado pelo valor do resistor que está ligado ao "terra" (10KΩ) é igual a 1,727272... ou 1.7V (aproximadamente).

Enfim.... no gate do Q6 tem que ter + ou - uns 1,7v

Resumindo:

Se não chegar GND no R408, o "divisor de tensão" não irá entrar em ação e o Q6 não irá saturar, pois seu gate terá os mesmos 19v do R401.

Quando pedi para jumpear o Q44... era só para fazer o divisor de tensão "entrar em ação" e a partir deste ponto, verificar como fica as tensões primárias.

Pode ficar tranquilo que nessa situação não irá causar curto.

Obs:

Veja o fusível "F3" (pág. 47 do esquema), conforme imagem abaixo.

Se fosse seguir sua linha de raciocínio.... o F3 estaria sempre em curto. Concorda comigo ?

F3.png

Não sei se consegui me expressar bem... se ainda ficou alguma dúvida nesse ponto, fala que tentarei explicar melhor.

Link para o comentário

depois dessa explicação se você mandar eu ligar a placa em 220V eu faço sem medo kkkkk. Pode deixar que amanhã de manhã é a 1° que farei.
Link para o comentário

fiz o jumper e o Q6 agora chaveia e deixa passar os19V, mas a placa continua sem 3 e 5 Volts. Os mosfets do buck converter recebe os 19V, mas não vai além disso.
Link para o comentário

,

Nessa situação (Q44 jumpeado), o pino 25 do Bucker (U7) tem tensão ?

Link para o comentário

,

Pino 25 alimenta o SIO, porém o mesmo não gera o sinal DCON.

Acredito que o SIO esteja com problemas.

Eu ressoldaria ele, caso não resolva... trocaria ele para fazer um teste.

Link para o comentário

vou fazer isso e comento o resultado.
Link para o comentário

Fiz a ressolda no IO, mas o defeito permaneceu, procurei dentre as sucatas que imaginava ter muitas dessas placas (FIC), mas depois lembrei que joguei várias fora por questão de espaço e por serem as mais antigas MR056B e VY240D, no fim encontrei apenas e devido ao tempo desconfio que na época o problema foi no IO dela também, até porque mesmo substituindo o defeito permaneceu. Agradeço a ajuda do amigo

, aprendi bastante com suas intervenções.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...