Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido CCE WIN T23B - C46 MB NPB VER D Top - Não salva data e hora

Avalie este tópico:

ricksilva95

Posts em destaque

Boa Noite Pessoal!

Bom vou tentar passar da forma mais detalhada o que está acontecendo com essa máquina, e quais procedimentos eu já fiz. 

Bom, essa máquina chegou aqui na loja apresentando o seguinte defeito, ela não entrava no sistema operacional por que o mesmo foi instalado no HD com a configuração IDE em vez de AHCI, sendo que o padrão do setup dessa máquina é o AHCI, então pra ela entrar no sistema, seria necessário toda vez entrar no setup e alterar essa configuração. Bem, sabendo disso fui direto para a troca da bateria de CMOS, troquei a mesma mas no dia seguinte quando fui ligar a máquina, ela voltou a apresentar o mesmo defeito. Retirei a bateria e vi que ela estava descarregada depois de um dia conectada na placa mãe. Depois disso comecei a suspeitar que o defeito poderia estar na BIOS, em seguida fiz a retirada da mesma e reprogramei ela com a programação que baixei aqui do fórum da EBR. A máquina gerou imagem porém trava quando está entrando no sistema operacional.

Links da programação que baixei aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E para piorar, o backup que fiz da programação original da placa não está funcionando, quando programo o chip da BIOS com ele, o notebook somente acende os leds e esquenta o processador e nada mais. Porém com a programação aqui do fórum ela gera imagem normal, mas apresenta o defeito que descrevi no 3º paragrafo.

OBS: Sei que aqui não é o local apropriado para solicitação de BIOS, mas gostaria de saber se alguém tem como fazer o upload da programação original dessa placa? grato desde já :). Farei a solicitação após a conclusão da postagem desse tópico. Criei o mesmo para saber se alguém já pegou um equipamento com um problema parecido e que pudesse me ajudar.

Abaixo deixarei Três fotos, duas sendo das faces da placa mãe e uma de como ficou a tela de BIOS depois que programei com o arquivo baixado aqui do fórum.

20170704_175752.jpg

20170704_174615.jpg

20170704_175804.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2017 às 01:49, paulonegreiros disse:

Tente regrava em outro Ci!

Expandir  

Então regravei em outro chip com a programação que está na 2º foto, mas a máquina ainda continua travando no logo da windows. Depois tentei com o backup nesse chip mas a máquina só acende os leds e esquenta o processador, e nada mais.

Link para o comentário

Em 05/07/2017 às 01:58, curtolo disse:

@ricksilva95 , tente com esse arquivo:

Expandir  

Rapaz estou aguardando a liberação do site para baixar BIOS novamente, quando baixar eu falo como ficou a máquina depois do procedimento :) .

PS: Não sei se estou errado, mas essa BIOS que vc postou eu já tenho salva aqui no servidor, e ela apresentou a mesma tela que está mostrando na 2º foto no início do tópico. Mas de qualquer forma eu vou baixar essa programação e postar os resultados aqui amigo.

Muito obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário

Em 05/07/2017 às 01:58, curtolo disse:

@ricksilva95 , tente com esse arquivo:

Expandir  

Então @curtolo, regravei com esse arquivo e a máquina subiu vídeo, mas é a mesma tela da foto no início do tópico. E também está apresentando o mesmo defeito, travando quando aparece o logo da windows.

Link para o comentário

Em 05/07/2017 às 15:28, FLAVIOTECH disse:

@ricksilva95 creio não se tratar de um defeito no arquivo da ROM Bios o fato de Não salva data e hora do inicio do Tópico. Teria que verificar o circuito RTC e ver se tem algum resistor ou diodo em fuga.

Expandir  

Bom dia @FLAVIOTECH!!!

E verdade, nem pensei nessa possibilidade, fui direto pra reprogramação. Mas a questão é que preciso sanar primeiro o defeito da máquina estar travando no logo da windows, pra depois ver essa questão do circuito RTC. 

Já fiz a solicitação no local apropriado aqui no fórum da EBR, mas ainda não tive respostas.

Obrigado pela dica rapaz :)

Link para o comentário

@ricksilva95 veja mais outro arquivo:

Link para o comentário

Em 06/07/2017 às 13:33, FLAVIOTECH disse:

@ricksilva95 veja mais outro arquivo:

Expandir  

Já reprogramei com esse arquivo @FLAVIOTECH, é a mesma do link que deixei no início do tópico, e que apresenta a tela da 2º foto.

Link para o comentário

Boa tarde @FLAVIOTECH!!!

Rapaz com o primeiro arquivo que vc mandou a máquina funcionou, voltou a dar boot normal. Muito obrigado :)

Já em relação ao problema da data e hora, eu estou aguardando virar o dia para poder baixar o esquema elétrico, e analisar mais detalhadamente o circuito RTC.

PS: Uma informação que esqueci de passar. Essa máquina já passou aqui na loja antes para realização de reparo de placa, a mesma não ligava nada, ao abrir ela e analisar a placa, foi constatado um controlador torrado, o PU9, só que torrou de tal forma que levantou um trilha desse controlador. Conseguimos trocar o componente e soldar um dos seus terminais no restinho de trilha que sobrava na placa, a mesma voltou a ligar, mas depois retornou para a loja com esse defeito. Não sei se esse controlador tem alguma relação com o armazenamento das informações da BIOS, mas achei importante informar sobre.

Link para o comentário

Em 10/07/2017 às 17:38, ricksilva95 disse:

Boa tarde @FLAVIOTECH!!!

Rapaz com o primeiro arquivo que vc mandou a máquina funcionou, voltou a dar boot normal. Muito obrigado :)

Já em relação ao problema da data e hora, eu estou aguardando virar o dia para poder baixar o esquema elétrico, e analisar mais detalhadamente o circuito RTC.

PS: Uma informação que esqueci de passar. Essa máquina já passou aqui na loja antes para realização de reparo de placa, a mesma não ligava nada, ao abrir ela e analisar a placa, foi constatado um controlador torrado, o PU9, só que torrou de tal forma que levantou um trilha desse controlador. Conseguimos trocar o componente e soldar um dos seus terminais no restinho de trilha que sobrava na placa, a mesma voltou a ligar, mas depois retornou para a loja com esse defeito. Não sei se esse controlador tem alguma relação com o armazenamento das informações da BIOS, mas achei importante informar sobre.

Expandir  

@ricksilva95 tem sim e muito viu amigoRTC - PU9.jpg. Veja a imagem pino 8 do PU9 EC_RTC

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia Pessoal!

Então, o dono do notebook não quis esperar mais pelo reparo, e pediu o note de volta. Verifiquei no circuito RTC, mas não achei nenhum componente com fuga, isso foi a única coisa que deu pra verificar antes do cliente pedir o note de volta. Queria agradecer a ajuda de todos, e estarei dando o joinha a todos pela ajuda.

Obrigado :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...