Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:

ES Tech

Posts em destaque

Pessoal, boa tarde. trabalho com manutenção em notebook, tenho uma gravadora dessas gq usb programmer 3x, nao tenho nada a reclamar dela, so que de um tempo pra ca, tem varios modelos de chip que eu nao consigo regravar, ela ate indentifica o chip, mais nao consegue ler e muito menos gravar, aparece uma mensagem dizendo para atualizar o gravador pra 4x.

alguem ai ja fez tal procedimento? tem como atualizar isso pra 4x? o pouco que procurei pela internet nao achei nada a respeito, e comprei esse gravador a pouco tempo, nao queria ter que comprar outro por agora. rsrs

Qual eprom que vc está querendo gravar? essa GQ3x não aceita todas as eprons, GQ4x aceita mais chips. Cada gravadora aceita um numero X de chips limitado pelo software ou hardware, justamente para ter varios modelos com preços diferentes.

pois é amigo, o negocio foi que quando fui comprar, justamente eu recebi uma lista de todos os componentes compativeis com este gravador, e praticamente todos os mais usados estavam presente na lista, por isso comprei.

um deles que tentei gravar e da esta mensagem é o winbond 25x16, qualquer bios de 16 acima ele nao pega, e na lista de componentes fala que grava. pelo visto vou ter que comprar outro gravador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o TL866 tem um ótimo custo beneficio! tenho um TL866CS a mais de um ano, e só agora senti necessidade de comprar outro gravador compatível com memorias atmel AT45DB041  e também com as atuais nand flash, para a AT45DB041 resolvi o problema comprando um outro gravador TL866A, pois este modelo tem o recuso de conexão ICSP não existente no TL866C, já para gravações de nand flash: ainda não encontrei um gravador de baixo custo, e sinceramente ainda tenho pena de investir mais de US1000,00 em um beeprog 2 ou similar.

Link para o comentário

Realmente o TL866 tem um ótimo custo beneficio! tenho um TL866CS a mais de um ano, e só agora senti necessidade de comprar outro gravador compatível com memorias atmel AT45DB041  e também com as atuais nand flash, para a AT45DB041 resolvi o problema comprando um outro gravador TL866A, pois este modelo tem o recuso de conexão ICSP não existente no TL866C, já para gravações de nand flash: ainda não encontrei um gravador de baixo custo, e sinceramente ainda tenho pena de investir mais de US1000,00 em um beeprog 2 ou similar.

em quais aparelhos vc tem pego o AT45DB041 e para quais NAND Flash vc se refere e quais aparelhos,

Link para o comentário

em quais aparelhos vc tem pego o AT45DB041 e para quais NAND Flash vc se refere e quais aparelhos,

Em alguns receptores digitais DVB-S2 e também em alguns smart tv led.

Link para o comentário

Bom dia a todos,

Meus amigos, eu uso a gravadora de chips MiniPro TL866CS e estou com um certo problema na gravação de um chip de bios de um Positivo Premium de placa mãe 6-71-M74S0-D05A GP. O chip da Bios dessa placa especifico é o SST25VF080B de pinagem SOIC.

Após eu fazer a regravação do chip o notebook não ligou mais. Antes ele ainda ligava mais não dava sinal de nada.

Usei o adaptador SOP8(20) para fazer a regravação.

Quero saber se errei em algum procedimento. Fiz o video abaixo:

Abraço

Sei que ja faz um tempo que postou sua duvida, não sei se ainda precisa de ajuda, mas vamos la. O seu erro foi não abrir o arquivo ROM ou BIN da BIOS nova, repara que na tela ta tudo cheio de FF (sem nenhuma informação), vc na verdade zerou seu chip, por isso que o note ficou inoperante. O correto seria primeiramente fazer uma leitura do chip, clicando no R e quando terminar a leitura vc da um save e salva o arquivo em alguma pasta, esse procedimento vai fazer um backup da BIOS atual que esta gravada no chip, esse procedimento é muito importante antes de tudo pra se ter uma garantia, caso alguma coisa der errada vc tem uma copia da BIOS original do aparelho (vai que não era a BIOS e continua o mesmo defeito depois de gravar, então tem como recuperar a original).

Próximo passo vc tem que abrir a BIOS nova, e só depois disso vc clica no programming, ai sim vai ser gravada a BIOS corretamente.

Link para o comentário

Pessoal acabou chegar pra mim, nanobios, alguem pode me dizer como funciona, bios do notebook tenho que solda ela na nanobios ou so encaixar? alguem tem manual ou video aula mostrando como usar a ferramenta? programas dele veio junto com manual em ingles!

alguem que usa ja a ferramenta poderia me orientar melhor?

obrigado boa tarde..

Link para o comentário

Amigo boa tarde !

eu possuo a Nanobios pela porta paralela e nao tem muito segredo para usa-la. Uso o software fornecido pelo Dsystem aqui no forum mesmo.

Para liga-la basta conecta-la na porta paralela e um cabo usb x micro usb para alimenta-la.

Se vc comprou os Soquetes de encaixe de todas as bios é só encaixar de boa, se for os simples só soldando mesmo

Pra usar nao tem segredo, desabilita antivirus no pc, pq o software dela acusa virus, encaixa a bios abre o programa se tiver na posição certa dependendo do chip ela ja encontra sozinha.

Read pra ler e gravar no PC a bios original do chip

e Write pra gravar um arquivo novo no chip

mole mole

se valeu a dica da um joinha !

Mas duvidas tem bastante assunto ja no forum sobre a Nanobios mas o basico é isso ai

Link para o comentário

Pessoal comprei gravador NanoBios mais ele não reconheçe bios, pois fui baixa a bios mais nova e fazer atualizacao, quando reinicio fico so tela preta.. a alguma forma de tenta atualizar essa bios por pen drive?

Modelo Notebook com bios site.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

SEGUE AS INFORMAÇÕES DA BIOS:

689

AMIBIOS

NB@1999

BE87

9410

alguem tem algum gravador que suporte essa bios?

Conserto: retirei bateria note liguei ele, volto a vida... !!

Link para o comentário

Bom amigo, numca trabalhei com nano bios, tenho um Willem pcb50, mas assim, derepente seu gravador não tem um botão de ID, que reconhece o chip da bios automaticamente? O meu tem, pra alguns casos em que não acho o modelo do chip no programa do gravador, ai aperto o ID ele reconhece o chip as vezes até com tamanho diferente, mas vai embora, grava certinho..

Link para o comentário

opa.

não custa perguntar,

voce tá usando o adaptador de BIOS soldável ou de encaixe?

tem certeza que todos os pinos do chip tão com contato direito?

nunca tive problema com chips com o nano BIOS, até os que ele não consegue gravar, sempre mostra alguma coisa ali nas informaçoes, mesmo que um monte de FFFFFF

minha plaquinha soldavel outro dia rompeu uma trilha e ficou assim, confira se esse também não é seu problema.

Link para o comentário

opa.

testei com o meu agora, e ele não reconheceu esse chip automaticamente, tive que escolher o chip de uma lista, apos isso, consegui fazer um backup do CHIp normalmente.

voce vai precisar tirar essa etiqueta do chip e ver quem é o fabricante e o modelo certinho e escolher esses dados da lista fornecida pelo nanoBIOS.

no meu caso era um AMIC A49f040, e encontrei ele dentro da opcão LCP.

Link para o comentário

Para quem está sem verba para um gravador, o site Downtronica acabou de disponibilizar uma aula sobre como construir um gravador de bios. O link é

e aproveitem para dar mais uma olhada no site porque o mesmo tem um vasto conteúdo sobre informática e eletrônica onde você certamente vai achar bom material para estudo.

Acredito que o resultado deva ser semelhante ao discutido no tópico

Link para o comentário

Boa noite.

Alguem sabe me dizer se algum destes adpatadores funcionam no Nano Bios?

Se os dois funcionarem, qual eu pego?

Obrigado.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...