Postado 7 de Janeiro de 2018 8 anos amigo mede a resistencia dos resistores r68 e r165, pois eles devem passar uma tensão por eles e isso não acontecendo não libera o gate dos mosfets das secundarias e com isso não tem video pois não aparece tensoes secundarias que são originadas dos 3vs 3 5vs pego direto acer com esse tipo de problema e por isso não da video
Postado 7 de Janeiro de 2018 8 anos Autor Em 07/01/2018 às 20:16, wjinformatica disse: amigo mede a resistencia dos resistores r68 e r165, pois eles devem passar uma tensão por eles e isso não acontecendo não libera o gate dos mosfets das secundarias e com isso não tem video pois não aparece tensoes secundarias que são originadas dos 3vs 3 5vs pego direto acer com esse tipo de problema e por isso não da video É amigo, não está passando tensão nestes resistores. Na escala de 200k (aferi em 200k porque meu multímetro é digital e os resistores não dão nada abaixo de 200k) o R68 da 22.0ohms, já o R185 da 117.7ohms. Agora tem que vê esse SUSP que tá chegando no gate do Q8A e do Q17A. No seu caso, como resolveu? Os resistores estavam ruins? Ou algum outro componente? Editado: 9 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO retificando minha resposta.
Postado 7 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 10 horas atrás, slugpoa disse: @CRISANTO obrigado meu amigo, desejo para ti tudo em dobro este ano. precisamos ver primeiro estas tensões +5VS e +3VS, tem que ter o sinal +VSB que aciona o gate dos dois mosfets e não pode ter SUSP que faz o aterramento, esta parte do esquema esta na pagina 29. Amigo @slugpoa , fiz as seguintes aferições. O SUSP, vem do Q28B. Então, aferindo este componente vi que : No Q28A tenho: No R302 entra 5,14v e sai 4,68v que vai para o pino 6 do Q28A. No pino 2 não tem nada. O pino 1 é terra. No Q28B tenho : No R298 entra 3,28v e sai 2,92v que vi para o pino 3 do Q28B. No pino 5 não tem nada. O pino 4 é terra. ----------------------------------------------------------------------------- Me oriente aí por favor, porque ainda não consigo entender por que tem este sinal ou tensão aí.
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 6 minutos atrás, CRISANTO disse: Amigo @slugpoa , fiz as seguintes aferições. O SUSP, vem do Q28B. Então, aferindo este componente vi que : No Q28A tenho: No R302 entra 5,14v e sai 4,68v que vai para o pino 6 do Q28A. No pino 2 não tem nada. O pino 1 é terra. No Q28B tenho : No R298 entra 3,28v e sai 2,92v que vi para o pino 3 do Q28B. No pino 5 não tem nada. O pino 4 é terra. ----------------------------------------------------------------------------- Me oriente aí por favor, porque ainda não consigo entender por que tem este sinal ou tensão aí. Pelo que estou vendo, estes sinais SUSP# e SYSON, acionam os gates do Q28 e eles vem do S.I/O o U8. Então provável dele estar danificado?
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos 6 horas atrás, CRISANTO disse: É amigo, não está passando tensão nestes resistores. Na escala de 200k o R68 da 22.0ohms, já o R185 da 117.7ohms. Agora tem que vê esse SUSP que tá chegando no gate do Q8A. No seu caso, como resolveu? Os resistores estavam ruins? Ou algum outro componente? Tira o R185 e mede fora da placa pois ele tem que ter uma resistência de 33ohm
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos 11 horas atrás, CRISANTO disse: Pelo que estou vendo, estes sinais SUSP# e SYSON, acionam os gates do Q28 e eles vem do S.I/O o U8. Então provável dele estar danificado? @CRISANTO bom dia amigo pode ser o SIO sim danificado experimente fazer uma ressolda nele, se tiver um pra troca tbm pode substituir
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 3 horas atrás, cristi disse: @CRISANTO bom dia amigo pode ser o SIO sim danificado experimente fazer uma ressolda nele, se tiver um pra troca tbm pode substituir Bom dia amigo @cristi, obrigado pela ajuda. Aferi o U8 e na sua entrada, pinos 9,22,33,96,111 e 125 tem 3,3v. Mas, nos pinos 95 (SYSON) e 116 (SUSP#) não tem nada. Tem +3VALW no pino 37. Tem +3VALW no pino 109. Mais tem uma tensão que não sei se entra ou sai do pino 104, +3VS (ICH_POK_EC) que passa a ser ICH_POK depois do R103 , esta tensão não tem. Amigo tem mais algum teste que possa fazer para tirar de vez a dúvida se é mesmo o SIO ? Editado: 8 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos 1 hora atrás, CRISANTO disse: Bom dia amigo @cristi, obrigado pela ajuda. Aferi o U8 e na sua entrada, pinos 9,22,33,96,111 e 125 tem 3,3v. MAs nos pinos 95 (SYSON) e 116 (SUSP#) não tem nada. Amigo tem mais algum teste que possa fazer para tirar de vez a dúvida se é mesmo o SIO ? @CRISANTO veja qnd pressiona o botão power se aparece sinal !
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 2 horas atrás, cristi disse: @CRISANTO veja qnd pressiona o botão power se aparece sinal ! Onde e como vejo se aparece algum sinal? ----------------------------------------------------------------------------------- O PJ2 esta assim : (como falei no post #47 Postado sábado às 04:38 (editado)) PWR - JP2 (botão power) +5,5VALW no pino 1 não tem +5VS no pino 2 +3,3VALW no pino 3 16,09 no pino 4 (on/off) 0,09 no pino 5 (led) 0,11 no pino 6 3,21 no pino 7 0 no pino 8 OBS.: tentei ligar fazendo um jumper do pino 4 com o terra mas não ligou. ----------------------------------------------------------------------------------------- Colocando a ponteira negativa no terra e a positiva no pino 4 do JP2 e pressionando o botão power , a tensão que tem de 2,98 cai para ZERO, ou seja, está funcionando o botão power, porém a placa não liga. Editado: 8 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos acho que o foto tem que ser essas tensoes secundarias, medisse o resistor aquele alterado fora da placa amigo?
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos Opa tudo joia? O esquema que baixei mostra que R185 deveria ser 33k e R68 22k, será que estou com esquema errado? Qual estão usando para a análise? O que entendo deste esquema relativo as fontes VS é o seguinte: O kb926 (problemático este componente) deve gerar SUSP# = 3V, Quando isso acontece SUSP# chega no q28b aterrando VL e RTCVREF em seus respectivos resistores, desta forma SUSP que por padrão tem uma tensão positiva passa a estar aterrado, neste momento q8b e q17b deixam de aterrar as saídas de 5vs e 3.3vs, ao mesmo tempo em que q8a e q17a deixam de aterrar r68 e r185, que agora deveriam deixar passar uma tensão positiva maior que as tensões presentes nos respectivos drains para o gate dos Q6 e Q12. SYSON e SUSP# aparecem praticamente ao mesmo tempo, não encontrei no esquema nenhum uso para SYSON#, mas SYSON é usada por exemplo para ativar +1.8V dentre outras fontes secundárias. Já tive problemas em placas compal de modelos similares, no circuito da página 31, PU1A, que não gerava ACIN, este por sua vez tem que chegar no KBC e o no PONTE SUL para que a sequência de power aconteça corretamente.
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 2 horas atrás, wjinformatica disse: acho que o foto tem que ser essas tensoes secundarias, medisse o resistor aquele alterado fora da placa amigo? Vou fazer isso ainda amigo @wjinformatica , depois te informo.
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos @CRISANTO @wjinformatica amigos postem o link do esquema que estão usando para o amigo @Neo e eu baixarmos por favor
Postado 8 de Janeiro de 2018 8 anos Só muda a data e as cores pelo que percebi, em relação ao que temos no fórum, não encontrei discrepâncias, numa olhada rápida em ambos. Este que postasse tem a vantagem de poder copiar os textos, única diferença que vi, mas mesmo assim essa mesma versão do esquema já consta na base de dados do fórum postada pelo @matrix maxfire link: Permanece o arquivo mais antigo em caso de duplicidade, portanto estou excluindo o seu link @CRISANTO Relativo os resistores citados o @wjinformatica deve ter se confundido no valor que citou ou ele levou em consideração o fato de que especificaste a escala de 200k. De qualquer maneira ele tem razão, o resistor deveria ter 33k e pelo que estou entendendo tem 100k, então precisa ser substituído.
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 2 minutos atrás, Neo disse: Só muda a data e as cores pelo que percebi, em relação ao que temos no fórum, não encontrei discrepâncias, numa olhada rápida em ambos. Este que postasse tem a vantagem de poder copiar os textos, única diferença que vi, mas mesmo assim essa mesma versão do esquema já consta na base de dados do fórum postada pelo @matrix maxfire link: Permanece o arquivo mais antigo em caso de duplicidade, portanto estou excluindo o seu link @CRISANTO Relativo os resistores citados o @wjinformatica deve ter se confundido no valor que citou ou ele levou em consideração o fato de que especificaste a escala de 200k. De qualquer maneira ele tem razão, o resistor deveria ter 33k e pelo que estou entendendo tem 100k, então precisa ser substituído. Sem problema amigo @Neo , em relação ao esquema. Eu realmente tentei pesquisar aqui e não consegui. Mas consegui em um outro lugar com um amigo. Em relação ao resistor, eu só consigo aferi-los na escala de 200k ou 2000k , em outra, não aferi (isso eles ainda na placa). Meu multímetro é digital, só tenho ele, e na escala de diodo não bipa, não dá valor algum. Seguirei seu conselho, vou retirar o tal resistor, aferir e comparar com um de outra placa sucata igual. Informo logo mais o resultado.
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 11 horas atrás, Neo disse: Opa tudo joia? O esquema que baixei mostra que R185 deveria ser 33k e R68 22k, será que estou com esquema errado? Qual estão usando para a análise? O que entendo deste esquema relativo as fontes VS é o seguinte: O kb926 (problemático este componente) deve gerar SUSP# = 3V, Quando isso acontece SUSP# chega no q28b aterrando VL e RTCVREF em seus respectivos resistores, desta forma SUSP que por padrão tem uma tensão positiva passa a estar aterrado, neste momento q8b e q17b deixam de aterrar as saídas de 5vs e 3.3vs, ao mesmo tempo em que q8a e q17a deixam de aterrar r68 e r185, que agora deveriam deixar passar uma tensão positiva maior que as tensões presentes nos respectivos drains para o gate dos Q6 e Q12. SYSON e SUSP# aparecem praticamente ao mesmo tempo, não encontrei no esquema nenhum uso para SYSON#, mas SYSON é usada por exemplo para ativar +1.8V dentre outras fontes secundárias. Já tive problemas em placas compal de modelos similares, no circuito da página 31, PU1A, que não gerava ACIN, este por sua vez tem que chegar no KBC e o no PONTE SUL para que a sequência de power aconteça corretamente. Bom dia @Neo . Muito boa sua explicação. Esse PU1A eu aferi e encontrei o seguinte : p/ 1 - 17,11 VIN/ACIN p/ 2 - 3,25 RTCVREF P/ 3 - 3,50 VIN P/ 8 - 18,44 vs No circuito dele, os resistores e o diodo estão bons. PR1 - 3,50/3,15 PR3 - 3,29/3,25 (PINO 2 DO PU1) PR5 - 3,59/3,50 (PINO 3 DO PU1) PD3 - 3,15 (PINO 2 DA PR102) PR102 - 17,11 PINO 1 e 3,15 PINO 2. PR4 E PR8 aferi mas não anotei mais sei que estão bons.
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos Autor Bom gente é o seguinte : -O resistor R68 na placa e fora dela, da 22.3/Ohm, isso na escala de 200k, em outra escala não d nada. Eu tenho outra placa igual (sucata) e o mesmo resistor da o mesmo valor e só na mesma escala. -O resistor R185 é a mesma coisa. Só afere na escala de 200k e da 117,1/Ohm, na placa e fora dela. Já o mesmo resistor na placa sucata da 121/Ohm e só na mesma escala de 200k. -Eu encontrei alguns resistores na placa ACER COMPAL LA-3551P REV3.0 que tenho aqui de sucata, eles são os : R279, R273, R300 e R299. Se alguém tiver uma placa sucata ou o esquema pode me informar se eles são realmente de 33k? Eles dão 33.3Ohms porém na escala de 200/Ohm. (LEMBREM-SE MEU MULTÍMETRO É DIGITAL). Estes resistores ficam na mesma página do U5, página 21 desse esquema ACER COMPAL LA-3551P. Não estou conseguindo encontrar resistores com esse valor : 33k. Como o resistor R185 é de 33k (33000/Ohm), estou pensando em procurar nas placas sucata de fonte ATX resistores de cores, e que no caso seria um Laranja/laranja/laranja/ouro. Eu, mesmo olhando esses resistores, estou muito desconfiado do SIO U8, por quê? Porque no pino 116 dele, não esta saindo este sinal SUSP#, e nem no pino 95 SYSON. O que me dizem? Grato a todos pelas ajudas dadas, não esquecerei os joinhas. Editado: 9 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos tente resoldar o SIO amigo veja se volta, aqui estava com problema em um audio de um notebook, ressoldei o chip dele e voltou ao normal.
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos Em 08/01/2018 às 09:29, cristi disse: @CRISANTO bom dia amigo pode ser o SIO sim danificado experimente fazer uma ressolda nele, se tiver um pra troca tbm pode substituir @CRISANTO amigo fez a ressolda como na mensagem #56 ?
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 27 minutos atrás, cristi disse: @CRISANTO amigo fez a ressolda como na mensagem #56 ? Boa tarde meu querido @cristi , ainda não fiz nada, a não ser retirar dois resistores ontem, o R68 e o R185. Estou um pouco atarefado hoje, graças Deus, mas, mais tarde eu voltarei a pegar nesta placa e te informo. Um grande abraço e obrigado pela ajuda.
Postado 9 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 4 horas atrás, wjinformatica disse: tente resoldar o SIO amigo veja se volta, aqui estava com problema em um audio de um notebook, ressoldei o chip dele e voltou ao normal. Boa tarde amigo @wjinformatica . Estou um pouco atarefado hoje mas logo mais a noite eu volto pegar nesta placa e te informo sobre tudo. Vou ressoldar o chip como você indicou. Mais tarde a gente se fala. Um abraço e obrigado a você também pela ajuda. Até mais.
Postado 10 de Janeiro de 2018 8 anos Autor Bom dia pessoal. Preciso da orientação de vocês que tem mais conhecimento e experiência que eu. Eu dei um esquente no SIO (não fiz a troca). Encontrei dois resistores para ver se da pra substituir o R185. Acontece que um tem 28 ohm, e o outro 37. Será que da pra colocar um deles ou só um de 33 ohms mesmo como o R185? Se der para colocar algum deles, depois que colocar farei um teste e se não funcionar vou trocar o SIO. Alguém pode me ajudar? Editado: 10 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO
Postado 10 de Janeiro de 2018 8 anos @CRISANTO Para resolver de vez esta questão de valores de resistores: Precisas passar os valores corretos, se usas a escala de 200 Ohms e encontras um valor de 33,00 no visor, então o valor do resistor é 33 Ohms. Se no entanto usares a escala de 200K e encontrares um valor de 33,00 no visor, então o valor do resistor é 33K não 33 Ohms. Desde que estejas medindo na escala correta, e portanto que o resistor seja de 37K acredito que neste caso especifico não haverá problema, mas o ideal é sempre manter o mesmo valor, pois a função deste resistor neste caso é propiciar uma queda de tensão para o correto funcionamento do gate do mosfet, se usares um valor muito alto a queda poderá ser maior do que o gate precisa para ser ativado, um valor muito menor e a queda de tensão pode não ser suficiente para ficar dentro do valor máximo de tensão que o gate do mosfet suporta sem se danificar. 33k é um valor comercial, não deve ser difícil de achar, smd ou não, funcionará do mesmo jeito, eu preferiria colocar um resistor comum no lugar e manter o valor adequado não encontrando o 33k tens o de 30k que também é valor comercial, e é o valor mais próximo dele. Abraço. Editado: 10 de Janeiro de 2018 8 anos por Neo correção.
Postado 10 de Janeiro de 2018 8 anos Autor 37 minutos atrás, Neo disse: @CRISANTO Para resolver de vez esta questão de valores de resistores: Precisas passar os valores corretos, se usas a escala de 200 Ohms e encontras um valor de 33,00 no visor, então o valor do resistor é 33 Ohms. Se no entanto usares a escala de 200K e encontrares um valor de 33,00 no visor, então o valor do resistor é 33K não 33 Ohms. Desde que estejas medindo na escala correta, e portanto que o resistor seja de 37K acredito que neste caso especifico não haverá problema, mas o ideal é sempre manter o mesmo valor, pois a função deste resistor neste caso é propiciar uma queda de tensão para o correto funcionamento do gate do mosfet, se usares um valor muito alto a queda poderá ser maior do que o gate precisa para ser ativado, um valor muito menor e a queda de tensão pode não ser suficiente para ficar dentro do valor máximo de tensão que o gate do mosfet suporta sem se danificar. 33k é um valor comercial, não deve ser difícil de achar, smd ou não, funcionará do mesmo jeito, eu preferiria colocar um resistor comum no lugar e manter o valor adequado não encontrando o 33k tens o de 30k que também é valor comercial, e é o valor mais próximo dele. Abraço. Oi @Neo boa tarde. É como te falei anteriormente. Esses dois resistores R68 e R185, só dão medida na escala de 200k ou 2000k. No próprio esquema diz que eles são de 22k e 33k (22000ohms/33000ohms respectivamente). Eu tenho uma placa sucata aqui que o R68 na escala de 200k da 21,8ohms e o R185 120,8ohms >estas medidas são identicas so resistores da placa para serviço. Aí me pergunto, os resistores da placa sucata estão dando os mesmos valores da para reparo, com exceção do R185 da placa para reparo que esta dando 117,1 e a da sucata 120,8. Em uma outra placa, encontrei dois resistores com os seguintes valores 29,6 e 39,2 , aferidos na escala de 200k. Numa escala menor não afere, só na maior de 2000k. (Então! Compreendeu a situação?!) Vou tentar encontrar em outras placas sucatas aqui para ver se encontro pelo menos o de 33k pois o de 22 tem. Mas.. Vc disse que acha melhor colocar um de mesmo valor. Eu também concordo, porém, a bronca é encontrar. Obrigado por estar me ajudando. Não sou experiente, estou aprendendo ainda e toda ajuda é bem vinda. Obrigado mesmo. Lembrando mais uma vez que não tenho multímetro analógico só um digital (minipa ET-1002). Editado: 10 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO
Postado 14 de Janeiro de 2018 8 anos Autor Caro amigo@slugpoa , como vai você? Esta tudo bem com você? Senti sua falta aqui no tópico. Bom amigos , troquei os resistores. Ficou do mesmo jeito. Os resistores não passam tensão. Creio que nosso amigo @slugpoa , tinha razão. O culpado é o U8. Na placa para reparo o U8 não tem tensão nos pinos : 95=>SYSON ; 116=>SUSP#. Em uma placa sucata que tenho aqui : 95=> 0 ; 116=>0,15. (Provavelmente este S/IO está ruim também). Então, se tem que ter as duas tensões, o S/IO está danificado. Vocês concordam? Editado: 14 de Janeiro de 2018 8 anos por CRISANTO
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.