Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dá para ter uma vida boa com dinheiro de sobra trabalhando com Assistência

Avalie este tópico:

DobloClick

Posts em destaque

Amigos, na área de Manutenção em Placas sou leigo, começei a estudar esse trem em Janeiro/2013 porem já trabalhava com informática na área de Analise de Sistemas à 17 anos, profissão essa que sou apaixonado, porem, descobre na Eletrônica e em Reparos de Placa minha nova paixão. Aqui onde moro é uma cidade pequena (no estado de Roraima) mas não estou dando conta dos serviços (está chegando serviços para mim de Boa Vista, outras cidades do interior de Roraima e até de Manaus tenho pegado serviços), já vou ter que contratar funcionário, funcionário esse que não existe pois mão de obra qualificada aqui é difícil, tanto que vou começar um curso no Senac agora de Montágem e Manutenção em Computadores já de olho em contratar um ou dois alunos.

Bem, o que eu queria saber dos veteranos se esta área dá para fazer a vida financeiramente, pois quanto ao prazer de concertar uma placa de notebook e ver ele funcionar ou um desktop isso não tem preço ! Deixei em Goiânia uma vida confortável, morava em condominio fechado, emprego ótimo, trabalhava 40 horas semanais, tinha plano de saude, plano odontológico, despesas com alimentação minha e da minha familia por conta da empresa e mais um monte de regalias e hoje estou em um estado esquecido pelos políticos e muita das vezes até mesmo pelos demais brasileiros da federação, mas....escolhe essa vida por que aqui tenho uma qualidade de vida que não tinha em cidade grande, aqui se estou cançado vou pescar, moro a 500 mt de um Rio cujo largura em alguns pontos ultrapassam 1 Kl, como açai retirado do pé que tem no quintal da minha casa, durmo de janela aberta (ladão aqui por enquanto só de galinhas, mas não crio galinhas) sem falar na nossa saude que melhorou 90%, meu filho vivia com bronquite alergica, aqui nunca mais teve pois aqui a humidade do ar é ótima, eu era fregues de Hospital com problemas renais, aqui nunca tive uma cólica renal, minha esposa vivia com uma dor de cabeça, achamos que poderia ser tumor, os médicos não achavam a cura até descobrir que era stress, aqui o doril faliu por que não tem mais dor de cabeça ! Bem, deixando de lado meu padrão de vida aqui e voltando a questão: Trabalhar com Assistência técnica em computadores dá dinheiro ou não ? Tem alguem rico aqui que pode comprar fazenda ou casas, apartamentos, vários carros, ou seja, tem bens retirado dos lucros do serviço ?

P.S: Lógico que com essa onda de seguestro, assalto, ex-mulher extorquindo dinheiro ninguem vai dizer seu patrimônio né !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso trabalho em uma cidade onde há cada esquina ha um tecnico em informatica minha sorte eh que trabalho com videogames e notebook pois se fosse depender so de manutenção de computadores estaria passando fome ,quando há muito concorrência o serviço acaba ficando prostituído ,agradeça não ter concorrência pois há alguns técnicos que parecem que passam fome nao sei na cidade de vc mas aqui ja vi gente cobrando 25 reais uma formatação pra trocar hd de notebook tem tecnico que cobra 20 reais isso é um absurdo vamos dar mais valor a nossa profissão manter preço de mercado !!! 

Link para o comentário

Aqui técnico de formatação tem muitos mas só sabem formatar ! Agora pessoal, parece que reparo em placas (a parte da eletrônica mesmo), tecnicos bons mesmo são poucos né ou ai na cidade de vocês tem muitos por que aqui em Roraima só conheço o Red-fox e parece que tem mais um amigo dele ? A maioria dos formatadores aqui quando desconfiam que o problema é placa colocam o cliente para comprar um placa ou alguns clientes quando ficam sabendo o preço de uma placa preferem comprar um notebook que custe menos que 1000 reais, Positivo, CCE e Philco, esses Acer baratinho aqui é uma praga !

Link para o comentário

Cara, tem gente que fica rica se bobear até vendendo bala, uma asistencia é como toda empresa vai depender como voce leva o seu barco.

Há um detalhe muito interesante que tenho notado, as maiores empresas de manutencao de notebooks daqui com o passar do tempo cada vez tem se dedicado mais ao setor de vendas, com varias estrategias diferentes. Por exemplo, um deles comecou a dar cursos e agora até disponibiliza apostilas gratuitas, é algo do tipo, "aprendam a consertar e comprem o material que eu to trazendo da China" e assim os caras aumentam as vendas de materiais de reballing, chips, telas, etc. Na apostila deles ensinar como compatibilizar um inverter ou como proteger um chip para nao queimar na extracao...nem pensar !

Tenha isso em mente, as grandes empresas apostam nas vendas.

Link para o comentário

Realmente o mercado é bem interessante, pois enquanto uma minoria estuda, rala pra caramba se especializando, investindo em treinamentos, vem outros que mal sabem formatar uma maquina e ja começam a prostituir o mercado. Acho sinceramente que o sol nasce pra todos, mas a sobra é pra poucos e isso significa que se essa maioria desse mais valor ao exercício da nossa profissão e categoria, com certeza poderíamos sim viver cada vez melhor e tbem prestando serviços cada vez com mais qualidade aos nossos clientes. Eu atuo nessa área a mais de 15 anos e não posso reclamar, pois tbem consigo trazer o danoninho das crianças, rsrsrrsrsrs.

Link para o comentário

Acho que não é das profissões mais bem remuneradas mas dá para viver com dignidade.

Como toda empresa, vai depender do seu investimento em ferramentas e peças de reposição e também do numero de horas de dedicação e estudo que você terá. Também vai depender da região e do valor que seu cliente está disposto a gastar em um conserto mas também tem que lembrar que nos lugares mais caros, o cliente paga mais porém você também gasta mais e isso não é somente sobre funcionários mas em qualidade de vida.

Todos sabemos que nos grandes centros o cliente está disposto a gastar mais porém você paga aluguel caro, condomínio do shopping e vários outros gastos, também tem o tempo que você gasta no transito, o risco de assalto e vários outros fatores que influenciam. Eu por exemplo sempre falo que prefiro ganhar mil reais onde moro que dois ou três em uma capital. Uma coisa que eu não consigo mais entender é como o cara consegue sair para trabalhar em passa duas horas por dia somente para sair de casa e chegar no trabalho, mais duas para voltar... por outro lado, o cliente dele talvez pague o dobro... cada um sabe da sua vida.

Se você tiver a fim mesmo de colocar a mão em uma grana preta talvez não seja a profissão indicada mas se você gosta do que faz então pode ser a melhor profissão sim pois acho melhor trabalhar feliz fazendo o que gosta do que trabalhar chateado reclamando, mesmo ganhando mais.

Resumindo, acho que podemos viver com dignidade sim pagando a prestação da casa em dia, curtindo um som n car-pc, dando uma volta de moto, levando o barquinho para pescar no rio, tomando uma cerveja no final de semana, fazendo uma ou duas viagens por ano e etc. porém não esquecendo que a madrugada é longa e que o note tem que estar pronto no dia seguinte.

Link para o comentário

Com toda certeza, ficar rico mesmo acredito que não dá pra ficar não, mesmo se tiver muito serviço. Trabalho com manutenção a 20 anos e hoje vivo minha vida, tenho minha empresa quase desde o começo de tudo, diversificamos bastantes os serviços, temos muito serviço e te falo que vivo bem, tenho meu carro, minha casa, não trabalho mais aos sábados e não posso reclamar da minha vida, agora falar que ficaremos ricos igual um médico aí não acredito não.

Essa profissão é para quem gosta pois você fica se matando pra achar o defeito e no final das contas não tem tanto valor assim, mas o negócio e colocar sua maneira de trabalhar e dar valor em seu serviço. É isso daí, querer fazer sempre mais barato de seu concorrente aí é gelada.

Link para o comentário

Dobloclick, estou postando só mesmo pra elogiá-lo. Enquanto muito só pensam em ganhar... ganhar.... e ganhar, sem se importar com família, saúde e outras coisas que dinheiro não traz, vc apostou numa vida mais sossegada e tranquila. Parabéns!!!! Mim emocionou sua primeira postagem, bom esse ramo não enriquece, mas dá pra viver sossegado sim. Eu trabalho com manutenção e provedor de internet, comecei com manutenção de placa mãe a pouco tempo, por paixão também, mas pretendo terminar meus dias de vida nessa área. Um abraço!!

Link para o comentário

Bom amigo a resposta é simples

ser manutencao enriquece sim e nao ....

depende do profissao e de sua visao do negocio. Empreendedorismo . Todo negocio da  resultado quando é de qualidade, bem planejado e administrado .

Mais so com umbigo na bancada nao da para ficar rico ... isso posso garantir

esta pensando em ter funcionario ... tai um desafio muito mais dificil doque reparar um Placa mae .

Link para o comentário

Na minha opinião, rico de manter o padrão que imagino que você tinha, não será impossível, mas digamos que você perderá a aquilo que buscou quando mudou de cidade. Meu exemplo é parecido com o teu, inclusive o medo da incerteza, trabalhei desde os 17 anos nas empresas da minha família, tinha salário fixo, que para um médico era invejável, por princípios e problemas na família desisti de tudo, e fui a procura de cursos na área de manutenção de informática, como vi o mercado muito saturado de profissionais e pseudo-profissionais, decidi focar uma tendência, notebooks, fiz cursos em SP e montei uma assistência especializada, exclusiva de notebooks. Comecei há 3 anos, agora tó começando a respirar, demorei até encontrar o jeito (cliente, funcionário, administração, família e outros) a dificuldade para conciliar é grande, é preciso ter calma e ao mesmo tempo agir rápido. Infelizmente a resposta que você procura, não há terá, eu tenho dúvidas até hoje. Mas uma coisa eu sei, não me arrependo, enfrento formatação de R$ 25,00, HD de 500GB por R$ 200,00 em 10x, troca de tela por R$ 250,00 e muito mais da concorrência, mas todo dia chega 2 ou 3 com retorno desses concorrentes e é ai onde eu me diferencio, posso fazer meu preço, porque para o cliente já não há mais para onde ir, claro que não posso abusar, pois notebook está cada vez mais barato.

Link para o comentário

Dá para viver bem, criar os filhos e pagar faculdade tranquilo .. Porém depende muito da área de atuação e da honestidade do serviço, se começar a trocar fusível por 100 dilmas pode ter certeza que em breve terá que procurar emprego. ^^

Estou no ramo a 20 anos e não tenho do que me queixar .. porem sou suspeito em dizer isso porque faço o que gosto e isso não tem valor pra mim ..

Link para o comentário

Dependendo da cidade e do grau de honestidade do técnico dá para viver razoavelmente bem, paga-se as contas e ainda sobra umas dilmas para a poupança. O que mata a nossa profissão é a falta de reconhecimento devido, e também os técnicos "mortos de fome", que cobram valores ridículos na reparação (pois são pegadores de dicas e receitas de bolo, de graça), e os fuçadores que acabam detonando os equipamentos e quando chega em nossas mãos não dá nem pra iniciar reparo de tão mexido que está.

De resto, se você tem uma assistência técnica limpinha, organizada e sabe atender bem seus clientes e forma preços compatíveis com a realidade financeira do local aonde está, você consegue ganhar dinheiro, talvez não fique rico, mas paga as contas de casa, da assistência, faz a compra de mês no mercado sem sustos, e ainda coloca um petróleo no tanque do carro...kkkkk

O que faz o técnico é profissionalismo, humildade, honestidade e também gostar do que faz e viver se aperfeiçoando para manter seu rítimo profissional, e ao meu ver quem não faz isso aí sim passa dificuldades.

Link para o comentário

Poxa, quase perco a discussão, estava de viagem com meu jatinho particular visitando minhas mansões em Dubai, estava com saudades daquela "probeza". kkkkkkkkkkkkkk...

Bem, tem uma regra geral que talvez vocês mais novos não saibam, mas trabalho honesto não enriquece. Para enriquecer o cara tem que no mínimo administrar o trabalho de outras pessoas, mesmo assim é bastante difícil (isso com relação a trabalho honesto, ok?). Mas paga-se as contas e vive-se bem se você fizer um bom trabalho e valorizar o seu tempo. Se cobrar merreca, vai apenas adiar o inevitável, que é fechar a sua empresa/negócio e deixar para trás um mercado ainda mais prostituído.

Link para o comentário

Dá para viver bem, criar os filhos e pagar faculdade tranquilo .. Porém depende muito da área de atuação e da honestidade do serviço, se começar a trocar fusível por 100 dilmas pode ter certeza que em breve terá que procurar emprego. ^^

Estou no ramo a 20 anos e não tenho do que me queixar .. porem sou suspeito em dizer isso porque faço o que gosto e isso não tem valor pra mim ..

Já dizia um conto popular: "não é por apertar o parafuso, mas por saber qual parafuso apertar". O valor que você citou é o mínimo que cobro por um serviço onde preciso abrir o notebook, já imaginou abrir um Sony de R$ 3.000,00 e espanar um parafuso ou inverter a ordem deles e romper a carcaça. Na minha opinião são pensamentos como esse seu que desmerece nosso trabalho, pois já vi muitos chegar na minha loja e dizer que viu na net que é só trocar "um capacitorzinho". O diferencial de um profissional é o conhecimento e a habilidade e os dois, embora alguns discordem, tem um valor alto para quem os busca, o tempo.

Link para o comentário

Você não me entendeu direito amigo .. para abrir um note aqui em minha assistência seja ele de 100 ou 5.000 reais o valor é tabelado "X" reais arrumando ou não .. porem se ao abrir eu identificar fio solto mal contato memória solta não cobro mais nada pelo serviço .. aqui em sp o que tem de técnico curioso passando borracha na memória e cobrando "X" reais está cheio.. porém a assistência fica no máximo 2 anos aberta o que ja vi de assistência fechar .. errado ou não ja estou a 20 anos no ramo .. ^^

Já dizia um conto popular: "não é por apertar o parafuso, mas por saber qual parafuso apertar". O valor que você citou é o mínimo que cobro por um serviço onde preciso abrir o notebook, já imaginou abrir um Sony de R$ 3.000,00 e espanar um parafuso ou inverter a ordem deles e romper a carcaça. Na minha opinião são pensamentos como esse seu que desmerece nosso trabalho, pois já vi muitos chegar na minha loja e dizer que viu na net que é só trocar "um capacitorzinho". O diferencial de um profissional é o conhecimento e a habilidade e os dois, embora alguns discordem, tem um valor alto para quem os busca, o tempo.

Link para o comentário

Lordreams - Perdoe-me, usei palavras no ímpeto do momento, é que muitas vezes revolta quando vejo novatos entrando no fórum para pegar receitas de bolo para ganhar um troco e farrear no fim de semana, enquanto centenas, senão milhares, de técnicos se debruça nas madrugadas, estudando ou consertando equipamentos para conseguir o pão de cada dia. Os colegas daqui irão concordar comigo: já viram estudantes (filhinho de papai ou não) fazendo bico de - eletricista? encanador? pedreiro? pinto? médico? odontologista? advogado? corretor de imóveis? carregador de frete na feira livre? A resposta para todas será não. Mas o que tem de neguinho pegando notebook, PC, celular e tablet para consertar a noite ou nos fins de semana não é brincadeira, digo assim, pois sentir isso na prática, cobrava para abrir os notebooks na minha assistência e tinha dia que não ficava um, aparecia 10, 15 as vezes 20, mas quando dizia que tinha a taxa pela desmontagem, apenas quando era necessário desmontar, neguinho colocava o note embaixo do braço e levava para "o sobrinho dar uma olhada". Agora não cobro mais pela desmontagem, mas como você mesmo disse, quem nunca pegou um notebook sem ligar que o problema era o HD desencaixado, a memória mal colocada, um DC Jack com solda oxidada, ai não vejo porque tenho que cobrar pouco desse serviço se o que está em jogo é meu conhecimento, mina dedicação, meu tempo àquele equipamento.

Link para o comentário

Tranquilo amigo, estamos aqui para trocarmos conhecimento e experiências, sei como se sente passo por isso constantemente ainda mais aqui em sp que quase todo dia abre uma assistencia, com  preços dos consertos lá em baixo as vezes não entendo como podem ter lucro com esses valores ... mas sei como é passar noites em claro consertando equipamentos, os pessoas dão pouco valor aos técnicos. Mas graças a Deus achei meu espaço e não troco o que faço por nada neste mundo .. E boa sorte está no caminho certo ^^

Lordreams - Perdoe-me, usei palavras no ímpeto do momento, é que muitas vezes revolta quando vejo novatos entrando no fórum para pegar receitas de bolo para ganhar um troco e farrear no fim de semana, enquanto centenas, senão milhares, de técnicos se debruça nas madrugadas, estudando ou consertando equipamentos para conseguir o pão de cada dia. Os colegas daqui irão concordar comigo: já viram estudantes (filhinho de papai ou não) fazendo bico de - eletricista? encanador? pedreiro? pinto? médico? odontologista? advogado? corretor de imóveis? carregador de frete na feira livre? A resposta para todas será não. Mas o que tem de neguinho pegando notebook, PC, celular e tablet para consertar a noite ou nos fins de semana não é brincadeira, digo assim, pois sentir isso na prática, cobrava para abrir os notebooks na minha assistência e tinha dia que não ficava um, aparecia 10, 15 as vezes 20, mas quando dizia que tinha a taxa pela desmontagem, apenas quando era necessário desmontar, neguinho colocava o note embaixo do braço e levava para "o sobrinho dar uma olhada". Agora não cobro mais pela desmontagem, mas como você mesmo disse, quem nunca pegou um notebook sem ligar que o problema era o HD desencaixado, a memória mal colocada, um DC Jack com solda oxidada, ai não vejo porque tenho que cobrar pouco desse serviço se o que está em jogo é meu conhecimento, mina dedicação, meu tempo àquele equipamento.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Só manutenção não deixa ninguém rico, mas se você trabalhar com qualidade, você consegue pegar aqueles clientes que levaram para os "piazão" e cobrar bem para refazer o serviço que foi mau feito.

Mas como citou o pessoal anteriormente, somente com muito esforço e serviço é que se consegue resultados e venda de balcão, que é a que gera lucro mais rápido e melhor.

Link para o comentário

Pessoas amadas, o grande concorrente é o aparelho novo cada dia mais barato na prateleira. Nada mais dura 10 anos, cinco pouquíssimos.

Consertava TVs de 10, 15 anos e as deixava funcionando mais uns anos. Hoje isso é quase folclore, lenda. A indústria já programa a morte dos produtos com precisão, para girar a máquina DELES de fazer dinheiro.

Tem muito serviço ? Tem sim, mas já é bem diferente, hoje tem que ponderar muta coisa para dar um orçamento que passe, idade da máquina, tempo de bancada para resolver, demora para "conseguir um MOSFET" da vida, a baixa expectativa que o dono tem pela máquina(cada dia as pessoas tem menos apego devido à descartabilidade geral), o preço decrescente do novo, a dificuldade pela extrema miniaturização que faz dos processos algo próximo aos desumano, etc.

Eu a vida inteira fui o sujeito dos consertos, abro qualquer equipamento, e meu vício é por as coisas para funcionar de novo, então é antes de tudo prazer, porque em casa também o que faço como passa-tempo é consertar tudo...rs.

Aliás não gosto de descartar o que pode voltar a funcionar, tem a questão de trabalhar algumas horas para comprar um novo muitas vezes para fazer a mesma função que o velho fazia, tem a questão do lixo eletrônico, e a ainda o gasto de energia e consumo de recursos do planeta para produzir e distribuir, e por fim a escravidão imposta pelo mercado de consumo : COMPRAR ! CONSUMIR ! DESCARTAR!  COMPRAR ! CONSUMIR ! DESCARTAR!  COMPRAR ! CONSUMIR ! DESCARTAR!  ...

Abraço

Márcio Campos

Link para o comentário

Rico nesse país só fica, médico, Juiz e político, pois o resto (tirando algumas exceções) ganhão muito mau pelos seus serviços. Cada dia mais estamos vivendo na era da miniaturização dos eletrônicos, onde para se consertar algo você gasta muito e recebe pouco pelo serviço. Imagina daqui a alguns anos onde teremos notebooks com carcaças finíssimas e componentes microscópicos, onde para ser reparados precisaram de máquinas caras e de peças com pouca oferta de mercado e com valores próximos da manutenção cobrada! Pessoal, daqui a alguns anos muitas profissões deixaram de existir por causa da ganancia e da arrogância do ser humano. Lembro-me que há um tempo não muito distante quando terminei meu curso de eletrônica, os equipamentos eletrônicos eram construídos com componentes discretos e de dimensões maiores. Eram bem mais fáceis de serem localizados defeitos, encontrados os componentes defeituosos para venda e era mais vantajoso consertar do que comprar um novo. Hoje em dia muitos clientes tem na cabeça de que ele pagando R$ 350,00 num rebaling  com garantia de 3 meses, fica melhor comprar um novo por R$1200,00 e pagar em 12X e ainda ter garantia de 1 ano. O cliente hoje em dia tem em mente de que, mandando ser feito o serviço, pode ser que daqui a 5 meses dê outro defeito ou até mesmo o mesmo e ele tenha que voltar a gastar R$ 350,00 de conserto. Não estou sendo pessimista, mais daqui a alguns anos a profissão de técnico em eletrônica será como a de limpador de fogão, vendedor de vassouras e espanador, e outras. Tomara meu Deus que isso não aconteça! É o que eu sempre peço.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...