Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

I/O com memoria interna e agora como reprogramar ?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Dando uma volta pela net me deparei com um usuario que tinha um problema com um tipo especifico de I/O, ele comentava que I/O novos nao funcionavam nos aparelhos, mas os de scrap de outra placa igual funcionavam normalmente. Depois de investigar foi visto que o componente conta com uma flash interna de 128KB !!

Link ao datasheet

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

E agora como reprogramamos uma flash que fica dentro do I/O?

Fica o tópico para que quando alguém souber de alguma novidade comente com a galera  8)

Postado

Putz, mais essa ainda!

A coisa esta ficando feia, pois os fabricantes estão a cada dia complicando mais a manutenção dos equipamento.

Postado

Mas essa flash/ROM interna não é de agora, por isso que muitas vezes além da atualização do BIOS ocorre a atualização do EC. O firmware do EC também têm que ser atualizado.

As portas do EC não são padrão, dependendo da programação algumas mudam de função.

Postado

Vlad, a parte de que o I/O trabalha de acordo à programacao da "EC BIOS" eu tinha em mente, mas acredito que eles sempre vieram projetados para trabalhar com uma flash "externa" de maneira que pelo que vi compartilhavam a flash da MAIN BIOS. Voce podia atualizar a "BIOS toda" ou só a parte referente ao I/O como vimos em algumas atualizacoes da positivo por exemplo mas sempre gravando informacao no chip da MAIN BIOS.

Há algum tempo atras as placas comecaram a vir com uma memoria dedicada para o EC, mas como foi visto, sempre de maneira externa.

Até agora nunca peguei uma placa que o EC nao se reprogramasse atraves da MAIN ou da EC bios.

Obviamente posso estar me enganando ou mal interpretando algo e se este for o caso ficarei grato en receber aclaracoes sobre o asunto  8)

• 4 semanas depois...
Postado

Boas.

Tive um problema com um Laptop da MSI, depois de atualizar a BIOS o pc ficou muito estranho, ventilador no máximo da rotação, por vezes o pc bloqueava, desligava-se.. até que descobri que é necessário fazer um reset a EC... e tem a ver com este problema...

depois de ler este fórum:

segui o procedimento e ficou tudo bem.

Postado

Companheiro Kalu, estas memorias vem com digamos......um "Sistema operativo interno", o seu problema foi solucionado aparentemente voltando um ponto de restauracao, como acontece com as HP e seu WIN+B, quando o sistema está destruido ou a memoria está queimada é necessario "reinstalar o sistema", procedimento que vem sendo feito com a ajuda de gravadores de BIOS, o problema vem quando a memoria está embutida dentro do I/O.

• 2 semanas depois...
Postado

Uau ... um 8051 com SDRAM , ROM , porta série , PWM , SPI , dá quase para fazer um Gameboy desse CI.

Agora a sério ... as "saídas" SPI da página 15 que ligam à flash externa não permitirão programar a EEprom interna também ?

Vou ler esse datasheet com atenção assim que tiver um tempinho.

• 1 ano depois...
Postado

@infosquad, Pelo que vi, na página 132, é um pouco óbvio, mas como o IO já tem uma "flash" para decodificação do teclado, fan, leds etc. A parte da Flash, Space mapped to system BIOS começa em 0x0000~0xEBFF e são 59KB.

Na página 133 fala-se sobre a porta legacy I/O, que pode ser usada por software para comunicação com a EC/FW, tanto para se comunicar como interromper (Escrita).

Na página 142 também encontra-se algo interessante, mas estou sem tempo agora, a noite estarei analisando melhor, aguardo novidades. :)

Postado

@David Santoro,  na verdade o titulo esta meio desatualizado, atualmente já existem algumas ferramentas para poder efetuar a programacao deste CI, este espaco é exatamente para poder falar dele e para falar também destas ferramentas.

O companheiro

em breve vai estar postando um video com o programador que ele adquiriu recentemente para esta tarefa.

Quem também postou um video do processo sendo realizado com o programador ISP RT809F foi o companheiro

Inclusive na Web ja existe um grande acervo de dumps destes firmwares  8)

Postado

há vários disponíveis no mercado actualmente.

o mais popular é o rt809f, mas há muitos outros. nunca usei nenhum deles porque os meus foram concebidos por um amigo há alguns anos, pelo que não posso aconselhar nenhum...

Postado

depreendo que os teus sejam home made. Coloca aí umas fotos, poderá ajudar a elaborar aqui pelos membros.

Se bem que okb9012 sendo baseado no 8051 entao nao é dificil fazer isso. Tenho ate alguns jtags que possivelmente o faz. ou mesmo o kit Easy 8051

Postado

Boas!

Obrigado aí vlad. Sei tambem encontrei isso do kotnatan, mas meio complicado entender os caras, rsss.

Baixei ja quase tudo do projeto ainda ontem, só está me faltando o Hex para o atmega88 que usa no projeto.

Vou tentar encontrar esse hex caso nao consiga irei pedir mesmo ao .

No entanto achei meio semelhante ao projeto do usbasp e esse eu tenho já aqui. Preciso encontrar um kb9012 para fazer os testes.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...