Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

notebook login placa mãe compal la-6121p

Avalie este tópico:

NALDO PORTO

Posts em destaque

Companheiro fernando acredito que se nao existe tensao na PL2 certamente nao deveriamos ter os derivados 3V e 5V.

Bom coloquei na escala de 200 ohm na PL1 e ele dar um certo valor entre 10.0 e cair para zero fica nesse mesmo valor em zero

Desculpa Fernando se trata da PL2 a medição mais ela não bipou

Ainda me resta uma duvida, será que o multimetro está na escala de "bip" porque se marcou 0, ou algo proximo a isso,  com a ponta preta no terra e a vermelha na PL2, tem curto no B+ e isso explica o aquecimento das resistencias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 86
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

Companheiro fernando acredito que se nao existe tensao na PL2 certamente nao deveriamos ter os derivados 3V e 5V.

Bom coloquei na escala de 200 ohm na PL1 e ele dar um certo valor entre 10.0 e cair para zero fica nesse mesmo valor em zero

Desculpa Fernando se trata da PL2 a medição mais ela não bipou

Ainda me resta uma duvida, será que o multimetro está na escala de "bip" porque se marcou 0, ou algo proximo a isso,  com a ponta preta no terra e a vermelha na PL2, tem curto no B+ e isso explica o aquecimento das resistencias.

HeHeHe, com certeza não não vai ter 3 e 5V e consequentemente a tensão que vai pra BIOS, mas estou querendo me certificar se ele ta fazendo a medida correta, porque essas medições dele estão estranhas.

Link para o comentário

Agora sim ! Naldo, voce está com um curto na linha do B+, essa linha trabalha com 19V, aplique tensao com uma fonte de laboratorio e vejam quem esquenta. Caso nao tenha fonte ainda, construa uma fumegation com uma fonte de PC, no forúm tem o detalhe de como construir, apenas busque por "fumegation".

Quando achar o componente esquentando, remova-o da placa e logo apos volte a medir o curto na PL2, caso tenha parado de bipar é porque voce conseguiu eliminar o curto, se continuar bipando ainda tem algo errado, aplique tensao com a fonte novamente.

Boa sorte  8).

Link para o comentário

Achei com a barra de busca que fica na parte inferior da tela  8).

Jà me acostumei a ela

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Agora sim ! Naldo, voce está com um curto na linha do B+, essa linha trabalha com 19V, aplique tensao com uma fonte de laboratorio e vejam quem esquenta. Caso nao tenha fonte ainda, construa uma fumegation com uma fonte de PC, no forúm tem o detalhe de como construir, apenas busque por "fumegation".

Quando achar o componente esquentando, remova-o da placa e logo apos volte a medir o curto na PL2, caso tenha parado de bipar é porque voce conseguiu eliminar o curto, se continuar bipando ainda tem algo errado, aplique tensao com a fonte novamente.

Boa sorte  8).

rsrs, eu não falei que tinha algo errado na medição?

Link para o comentário

Porra, agora que vi que o Naldo é baiano. Naldo, vou da uma olhada mais tarde nesse esquema e te ajudo, mas antes vc pode ir medindo continuidade no s capacitores da linha de pl2, olhe pelo esquema que 1 lado do capacitor recebe tensão e o outro é terra(na maioria dos casos), tem que bipar de um lado apenas ou nenhum sempre dependendo do esquema, se bipar dos 2 arranca o bicho. Agora o fumegation do Ninjaman é muito simples cara, vc so precisa de uma fonte de desktop, uma lâmpada de farol de carro e conectores de multímetro e de fonte universal pra soldar nos cabos da fonte de de 3V, 5v e 12V, faz em 5min e quebra um galhão.

Link para o comentário

Aplicou tensao na linha que indica curto ?

O que voce está fazendo é o caminho certo, levantando a resistencia PR70 certamente o curto ficará em apenas um dos dois lados onde a mesma estava soldada, removendo a PL2 é provavel que aconteca o mesmo, porém vai chegar um ponto onde vai ser necessario aplicar tensao

Neste caso especifico se o curto estiver na linha de CHG_B+ (lado direito da PL2 no esquema) talvez seja possivel achar ocurto sem aplicar tensao mas se fosse na linha de B+ acredito que ia ser quase impossivel.

Aplique tensao na linha em curto e certamente alguem vai esquentar.

Boa sorte  8)

Link para o comentário

Aplicou tensao na linha que indica curto ?

O que voce está fazendo é o caminho certo, levantando a resistencia PR70 certamente o curto ficará em apenas um dos dois lados onde a mesma estava soldada, removendo a PL2 é provavel que aconteca o mesmo, porém vai chegar um ponto onde vai ser necessario aplicar tensao

Neste caso especifico se o curto estiver na linha de CHG_B+ (lado direito da PL2 no esquema) talvez seja possivel achar ocurto sem aplicar tensao mas se fosse na linha de B+ acredito que ia ser quase impossivel.

Aplique tensao na linha em curto e certamente alguem vai esquentar.

Boa sorte  8)

Faço minha a suas palavras, Hermano. Por adivinhação não vai, o máximo que ele pode fazer é trabalhar so com o carregador, sem bateria e depois de levantar PR70, ir medindo continuidade em tudo que é capacitor(sem carregador) e medi tb se ta chegando tensão no ACIN e no vref do pwm de charger. Mas é bem mais fácil fazer o fumegation do que ficar levantando tudo qto é peça.

Link para o comentário

Fernando nao conseguir entender os cabos preto que são soldados na lampada um cabo solda se no centro da lampada e outra ponta solda se na lateral (negativo) da lampada correto ou estou errado?

Toda lâmpada tem 2 polos, vc vai cortar um cabo terra(preto) da fonte atx e soldar 1 extremidade em cada polo da lâmpada e colocar uma garra de jacaré(na vasco custa 0.50) na extremidade para servir de aterramento. A função da lâmpada é não deixar a fonte desarmar qdo encontrar curto.

Link para o comentário

Fernando essa lampada de carro que tenho ela vem com dois polos no centro posso soldar o fio petro que sai da fonte nos dois polos e a que vai para o jacare na lateral da lampada como se fosse um terra ?

Se eu estou entendendo o que vc ta dizendo, vc deve soldar 1 fio em um polo e o outro que vai pro jacaré no outro polo, fazendo uma ligação em serie. A corrente entra pelo jacaré chega a um polo da lâmpada, percorre todo o filamento da lâmpada e vai para o outro polo seguindo para a fonte.

Link para o comentário

Fernando já esta pronto estou resolvendo uns problemas aqui e logo vou ver com vc com ele funcina sei que o jacare preto colcase no terra da placa e as pontas de prova de 12v e de 5v nao sei como vou funcionar na placa

12V vc só usa no jack(tira um cabo de carregador universal pra aproveitar as pontas) sem ligar a máquina, só pra ve quem esquenta, mas o melhor mesmo é o 3V, mas vc tem que vÊ em que circuito usa.

Obs: comecei te ajudando num assunto e já to te ajudando em outro e ate agora nada de aplauso, já ta me devendo 2, rsrsrs.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...