Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

P5k Premium - Placa Mãe desarmando a fonte

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá amigos do Forum,

 

Minha placa mãe Asus P5K Premium Edition está desarmando a proteção da fonte de alimentação.

Isto só acontece quando o conector auxiliar de 12V está conectado.

 

Sem ele, a fonte alimenta a placa normalmente e o led verde fica aceso, porém ela não inicia o processo de boot pois precisa desta alimentação auxiliar para o processador (imagino eu).

 

Se alguma boa alma puder me ajudar, dando uma dica de onde começar os testes, ou se tiver o esquema dela e possa compartilhar, ficarei muito agradecido.

 

Fazendo uma inspeção visual, não existem capacitores estufados ou sinal de curto circuito. Aliás medindo-se nos bornes do conector não acusa nenhum curto-circuito.

 

Já testei com ela totalmente "pelada" sem processador, memória, etc, e o problema continua, ou seja, não se deve a nenhum componente externo.

 

Muito obrigado,

Jones

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do Forum,

 

Agradeço a todos que me respoderam e pelas dicas recebidas. Como disse anteriormente, trabalho em uma industria como Tec. Eletronico e só tenho tempo nos finais de semana para tentar resolver o problema de minha P5K Premium.

Sendo assim vamos por partes:

 

Esta placa tem 2 colunas de Mosfets tendo em cada uma, 2 fileiras de 9025L e duas de 5525L totalizando 16pçs de cada:

 

PK5Premium_zpsd607d1fb.jpg

 

Olhando mais de perto descobri 2 Mosfets com sinais evidentes de sobrecarga e/ou aquecimento excessivo, inclusive chegaram a trincar:

 

Mosfetscomdefeito_zps435df3fb.jpg

 

Vai dai tenter remover os ditos cujos e saiu somente a cobertura e ficou o substrato:

 

substrato1_zpsbb2c0e03.jpg

 

Tentei remover a "buchada" dos "morfeticos" e o resultado não foi muito bom (tinha uma resistencia do lado que tentou se evadir do local mas foi contida a tempo...):

 

retrabalho1_zps24e71e42.jpg

 

Fazendo medições com o multimetro, varios mosfets apresentam curto entre o terra e seus terminais (não sei se realmente estão pifados ou esta indicação de curto está vindo de outros dispositivos que eles alimentam) e outros estão com valores diferentes de "zero" ou seja, aparentemente estão bons...

 

Tenho um soprador de ar quente sem controle digital de temperatura (posso aumentar e diminuir a temperatura e o volume de ar) e um ferro de solda com temperatura controlada, além das demais ferramentas necessárias, fluxo de solda, fitas de aluminio para isolação dos periféricos etc.

 

Como são muitos os mosfets que estão apresentando possível curto, não estou muito animado em retirar todos para medição.... (os resultados da retirada de apenas 2 não foram muito bons e alguns dos demais tem componentes muito próximos e difíceis de isolar...)

 

Gostaria que se possível, me indicassem uma maneira mais racional de resolver este problema...

Qualquer dica será sempre benvinda...

 

Grato,

Jones

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@newtech.contato, grato pela resposta.

 

Ainda não troquei pois retirei somente os 2 (mostrados na foto) no sabado e ainda não tive tempo de procurar se tem disponível no comercio local. (creio que não, portanto, se puderem me informar um fornecedor online, desde já agradeço).

 

O que gostaria é mesmo de encontrar uma maneira de achar o possível defeito pois pode ser até que os mosfets com leitura de curto estejam bons e esta leitura seja proveniente de algum dispositivo ligado em suas saidas...

 

Além disso, alguns destes mosfets serão muito dificeis de retirar, pois existem minusculos resistores muito próximos e mesmo sendo isolados devidamente, correrão sérios riscos de se "evadirem" do local...

 

Portanto, antes de retirar mais mosfets para teste e antes mesmo de substituir os que já retirei (até mesmo para evitar que os mesmos pifem novamente) gostaria de obter mais sugestões de voces e tentar outras alternativas.

 

Qualquer dica será sempre benvinda...

 

Um abraço,

Jones

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donizettig2011, obrigado pela dica.

 

Liguei uma fonte de bancada com tensão variável (de um amigo que trabalha com celulares) no plugue de 12v e fui aumentando a tensão gradativamente até chegar aos 12v.

 

Infelizmente o medidor de corrente da fonte não sinalizou nada, e também nenhum componente esquentou. Está me parecendo que sem os 2 mosfets que retirei, o circuito fica em aberto...

 

O problema é que se eu colocar 2 novos no lugar (que ainda não achei para comprar) antes de achar onde está o defeito vou correr o risco de queima-los também...

 

Se pelo menos eu tivesse ma idéia de quais são os dispositivos que são alimentados por eles, poderia testa-los antes de soldar os 2 mosfets novos.

 

Qualquer susgestão que voces tiverem será sempre benvinda.

 

Um abraço,

Jones

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@donizettig2011, obrigado pela dica.

 

Liguei uma fonte de bancada com tensão variável (de um amigo que trabalha com celulares) no plugue de 12v e fui aumentando a tensão gradativamente até chegar aos 12v.

 

Infelizmente o medidor de corrente da fonte não sinalizou nada, e também nenhum componente esquentou. Está me parecendo que sem os 2 mosfets que retirei, o circuito fica em aberto...

 

O problema é que se eu colocar 2 novos no lugar (que ainda não achei para comprar) antes de achar onde está o defeito vou correr o risco de queima-los também...

 

Se pelo menos eu tivesse ma idéia de quais são os dispositivos que são alimentados por eles, poderia testa-los antes de soldar os 2 mosfets novos.

 

Qualquer susgestão que voces tiverem será sempre benvinda.

 

Um abraço,

Jones

 

 

:) :) :) :)  verifique a tensão do IO pois ele q comanda essa parte da placa,, e se nao estiver enganado esses mosfet,,comanda,,a saida de video,,,,de uma olha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do Forum, grato pelas respostas!

 

Olhando mais atentamente descobri mais um componente pifado que deve estar relacionado com os 2 mosfets que retirei pois é segundo as especificações um Dual Mosfet Driver (ADP3110A):

 

MosfetDriver_zps11f008e7.jpg

 

Verifiquei novamente e não existem capacitores pifados...

 

Como não tenho esquema (e nem diagrama de blocos fica (um pouco mais) difícil encontrar quem  (ou o que) danificou os 2 mosfets e seu CI de drive...

 

Quaisquer sugestões serão sempre benvindas...

 

Um abraço,

Jones

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu jovem vc está procurando agulha em palheiro. Tente conseguir o esquema dessa placa para poder medir com precisão todo o circuito de carga. Assim fica mais fácil detectar o problema. Sem o esquema fica muito difícil porque pode ter algum componente que esteja em curto sem dano físico. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu jovem vc está procurando agulha em palheiro. Tente conseguir o esquema dessa placa para poder medir com precisão todo o circuito de carga. Assim fica mais fácil detectar o problema. Sem o esquema fica muito difícil porque pode ter algum componente que esteja em curto sem dano físico. Boa sorte.

 

Hmmm, realmente é procurar agulha no palheiro, ou dependendo do ponto_de_vista é diversão prá lá de metro, né não ?!?!?

 

Ainda tenho a esperança que alguma boa alma aqui do Forum ainda vai dar alguma sugestão salvadora que vai me ajudar a encontrar a "tal agulha no palheiro"...

 

Um abraço,

Jones

PS: Quanto ao esquema (ou mesmo o diagrama de blocos) se vc tiver alguma sugestão de onde encontrar, por favor me informe... obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza isso é curto. Eu começaria retirando o chip de rede, ou antes disso procure colocar o dedo sobre ele para ver se ele esquenta em demasia. Para ligar a placa mesmo ela estando em curto, basta fazer um jamper no conector da fonte entre o fio preto e verde, que ela ligará mesmo com o curto. Fazendo isso você observa o chip de rede ou outro componente. Jà tive casos de ser BGA sul em curto. Até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Realmente esta placa tem algum componente em curto fazendo com que apareçam falsas indicações em outros componentes.

 

Como retirei os 2 mosfets que estavam trincados, aparentemente o circuito vcore ficou sem carga, portanto posso ligar a fonte tranquilamente que nenhum componente dá a menor indicação de aquecimento...

 

Tem vários mosfets, capacitores e drivers de mosfets com indicação de curto-circuito. Provavelmente nenhum deles esteja realmente em curto e esta leitura esteja vindo de outro lugar, como por exemplo o chip de rede, conforme sugerido pelo colega @gilsonam.

 

Como fica extremante difícil retirar todos os componentes para testa-los individualmente vou retirar o chip de rede e ver o que acontece...

 

Uma dúvida:Só tem um chip da Realtek e esta placa (P5K Premium) tem 2 saídas de rede de 1gb. Seria só este chip mesmo ou teria algum outro? Alguma dica de algum outro componente a ser retirado?

 

Muito obrigado,

Jones

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas.

 

Realmente esta placa tem algum componente em curto fazendo com que apareçam falsas indicações em outros componentes.

 

Como retirei os 2 mosfets que estavam trincados, aparentemente o circuito vcore ficou sem carga, portanto posso ligar a fonte tranquilamente que nenhum componente dá a menor indicação de aquecimento...

 

Tem vários mosfets, capacitores e drivers de mosfets com indicação de curto-circuito. Provavelmente nenhum deles esteja realmente em curto e esta leitura esteja vindo de outro lugar, como por exemplo o chip de rede, conforme sugerido pelo colega @gilsonam.

 

Como fica extremante difícil retirar todos os componentes para testa-los individualmente vou retirar o chip de rede e ver o que acontece...

 

Uma dúvida:Só tem um chip da Realtek e esta placa (P5K Premium) tem 2 saídas de rede de 1gb. Seria só este chip mesmo ou teria algum outro? Alguma dica de algum outro componente a ser retirado?

 

Muito obrigado,

Jones

 

Você testou os dois mosfets para ver se algum deles está com problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...