Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dificuldade com alguns componentes

Posts em destaque

Desculpe pelo titulo, se alguém tiver uma sugestão melhor eu mudo.

Mas preciso que alguém me ajude a identificar alguns componentes da foto.

Logo acima do meu dedão feio tem 3 componentes que parece um transistor, na serigrafia da placa diz ESD1, ESD2 e ESD3, todos com o componente dizendo AM2.

E no lado um componente preto SMD diz na placa TISP1 e na peça dizendo P03B e embaixo disso D11(esse componente não apresenta nenhuma medição). Não reconheço esses codigos.

Essa placa é de uma Speed Dome da Clear. Não consegui mta coisa na net sobre ela. Essa Speed foi ligada numa fonte de 24v ao invés de 12v e caiu um Diodo que já coloquei novo. Também queimou o fusível. Agora ela faz um som de que vai girar o motor, mas nada acontece. Imagino que deve ter componentes com problema nessa placa ainda, o problema que estou com dificuldades de medir por não saber que peça que é...

e2a221df-e697-4df9-b8c4-f327bdced804.jpg

Editado: por _GD_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ESD 1 a 3 são proteções contra descargas eletrostáticas, normalmente seriam diodos.

Tisp1 é um diodo também, se a placa for alimentada com corrente CA ai pode ser que seja um similar desse: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 30/11/2017 às 14:22, Neo disse:

ESD 1 a 3 são proteções contra descargas eletrostáticas, normalmente seriam diodos.

Tisp1 é um diodo também, se a placa for alimentada com corrente CA ai pode ser que seja um similar desse: 

Expandir  

Não é corrente alternada, a alimentação vem por uma fonte 12v.. mas se esse Tisp1 é um diodo, não tem marcação nenhuma de Anodo e catodo, o que vai dificultar bastante...
Sem falar que, como ele não ta medindo, pode ser que esteja aberto, o problema vai ser achar um substituto.

Link para o comentário

OHHHHH brilhou algo. 

Pelo que vi, esse seria um Tiristor estilo Triac? Pois não tem anodo e catodo, confere?
Pois bem, fiquei na duvida de como medir esse componente. Se eu medir os dois lados deveria ter alguma resistência?

Tipo, se ele fosse um SCR ou TRIAC de 3 terminais, normalmente quando alimentado no gate, ele teria  ligação entre o anodo e catodo, igual a um MOSFET, mas de dois terminais, deveria medir igual um diodo? 
Fiquei confuso. Peço desculpas pelas perguntas, não sou tão bom em eletrônica, ainda mais com esses componentes menos conhecidos, pois nunca fiz curso, então manjo mais dos componentes mais comuns, que sei testar e tal...

Link para o comentário

Pesquise sobre o componente, de uma olhada no datasheet, aqui: 

tem algumas informações relevantes.

O fato de estar aparentemente sem curto é indício de que está ok.

Pelo que entendi se uma tensão acima de 25v e menor que 40v for aplicada ele passa a conduzir até que a tensão fique abaixo de 25v novamente, desta forma atuando como proteção do circuito de alimentação do motor que está sendo controlado, imagino que se a tensão exceder os 40v ele entra em curto. Acredito portanto que ele está ok.

O motor foi testado individualmente? 

• Joinha 1
Link para o comentário

Bah, tu esta dando uma baita ajuda. Eu pesquisei um monte sobre esse componente, mas não achei tantas coisas assim. 
Não testei os motores, não quis mexer neles pois aparentemente o problema esta somente nessa placa, (assim espero).
A fonte dela é 12, e foi colocado uma de 24v, logo imagino que não tenha tido problema além disso, tipo motores e tal... quer dizer que talvez esse componente nem deve ter atuado.

Bem, tenho que tentar medir os outros que tu me falou, os ESD, amanha dou uma estudada nessa pagina que tu me mandou.
E vou continuar procurando algo suspeito, mas sinceramente não sei mto se vou conseguir algo.

Link para o comentário

Pois bem, se esse P0300SB permanece não conduzindo até uma determinada tensão, logo o circuito deveria funcionar mesmo sem ele ou com ele aberto. Logo, medindo ele e dando aberto, não é o problema do equipamento. Bem, vou continuar procurando algo suspeito, mas estou quase desistindo dessa câmera.

Link para o comentário

@Neo Cara, antes de eu desistir... 

Tem um componente aqui 

Esse é o datasheet dele, é um transistor? é outra coisa? To querendo medir ele mas não to tendo mto sucesso. Percebi que ele arma e desarma, semelhante a um FET ou transistor... o que me faz pensar que esta bom. Se estiver bom, vou abandonar essa câmera. 

Link para o comentário

Cara, 7812 é regulador de tensão, o teste é com ele energizado, tem que ter uma tensão tipo uns 15v no pino 1, o dois é ligado ao negativo, e no pino 3 deveria sair 12v.

Nunca na vida eu peguei um que armasse e desarmasse igual mosfets, mas já vi o caso de um cara no youtube que recebeu um lote de LM317 que também são reguladores de tensão, falsificados, e nestes falsos pelo que me recordo ele dizia que dava pra medir como fosse um transistor mesmo...

Tira ele da placa e testa como falei ai, pino 1 15v pino 2 terra, e verifica com o multímetro se vai ter 12v no pino 3, se tiver o componente está ok. 

• Joinha 2
Link para o comentário

Eu medi no circuito, quando colocava uma ponteira entre 2 pontos marcava resistência alta, invertia marcava em curto e depois a resistência aumentava... por isso pensei que armava e descarregava. Mas depois fiz o teste de tensão fora do circuito e deu tudo ok.
Alimentei a placa, fiz as medições e eu encontro as tensões no circuito, inclusive que vai para a placa do motor, tem tensão de saída. Talvez tenha problema naquela placa, mas desisti, ta bem complicado arrumar essa câmera. 

Mas muito obrigado @Neo, me ajudou um monte, aprendi varias coisas contigo nessa empreitada, sobre componentes e medições.
Obrigado mesmo.

Link para o comentário

Estamos ai pra isso mesmo @_GD_;D 

Não eram necessários tantos joinhas meu caro, 1 já estaria de ótimo tamanho.

Não esqueça de clicar em editar na primeira mensagem do tópico e mudar o prefixo para devolvido, ou resolvido, visto que não fomos bem sucedidos no conserto o mais correto seria devolvido.

Abraço.

Link para o comentário

Em 06/12/2017 às 19:01, Neo disse:

Estamos ai pra isso mesmo @_GD_;D 

Não eram necessários tantos joinhas meu caro, 1 já estaria de ótimo tamanho.

Não esqueça de clicar em editar na primeira mensagem do tópico e mudar o prefixo para devolvido, ou resolvido, visto que não fomos bem sucedidos no conserto o mais correto seria devolvido.

Abraço.

Expandir  

Desculpe em discordar, acho que foi necessário sim. Pois tu acompanhou todo processo, me ajudou com cada componente que eu tinha duvidas, não só ajudou a identifica-los como ajudou a medir, me ensinou algumas coisas, correu atrás de informação, etc..
Muita gente poderia ter dito para eu pesquisar tal coisa (ao invés de pesquisar igual tu fez), ou teria dito para abrir outro tópico sobre o outro componente, e tu me ajudou em cada tópico desse post, nada mais justo eu agradecer (em forma de joinha) por cada ajuda que tive, não acha?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...