Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DELL VOSTRO 1320 - Chip em curto após Reball

Avalie este tópico:

alz182

Posts em destaque

Bom dia.

Estou com este dell que entrou com o defetio de liga e não apresenta imagem. Fiz "ME" e de cara ja deu video. Parti pro rebal e apoós fazer o reball a placa liga por alguns segundos e depois desliga.

Retirei e fiz o reball pela segunda vez, e continuou na mesma.

Retirei novamente e fiz os teste de resistencia nos capacitores, e todos estavam ok.

Soldei novamente e o problema persistiu, porem ao testar os capacitores com o chip na placa ele apresentaram curto ou seja infinito.

Tirei o chip  testei de novo e tudo ok.

Soldei novamente e ficou na mesma.

E ai... condeno o chip ou placa? Qual a experiencia de vcs? O problema que náo tenh outro chip pra teste... este chip é o NVidia G98-630-U2.

No aguardo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é que casos assim ja aconteceram comigo no passado, com outras marcas, a placa dava imagem quando precionava o chip ou fazia o ME, e depois do reball nao da imagem, refazia o processo achando que talvez nao estivece bem feito mas o problema percestia, troquei o chip e deu certo, quanto a impendancia, nunca medi depois que nao deu certo pra saber ao se estavam corretas ou nao.

Link para o comentário

Mesmo ele apresentando impendancia correta no teste de multimetro... com ele fora da placa?

o chip deve ter bixado mesmo.

quando voce solda ele na plca , dá 0 mesmo ou mede alguns ohms? já que em algumas placas é normal alguns capacitores indicar resistencia bem baixa quando soldado.

Soldei novamente e o problema persistiu, porem ao testar os capacitores com o chip na placa ele apresentaram curto ou seja infinito.

Tirei o chip  testei de novo e tudo ok.

Curto = 0 ohms

Aberto = infinito ohms.

escolha uma coisa ou outra :).

Link para o comentário

quando voce retira o chip da placa, o curto continua em algum capacitor nela?

deixa a placa sem o chip e tente resolver o problema do curto ( deixe sem o processador tb).

pode ser que algum problema na soldagem do chip, causou o curto na placa e danificou algum mosfet da alimentação do mesmo.

Link para o comentário

acompanhando  8)

pois estou com o problema semelhante porem é um vostro 1400..usa o mesmo bga do seu 1320,,

chegou aqui ligando com tela branca..depois do me subiu vídeo normal...logo apos fiz um reball nao subiu mais vídeo ,liga e desliga o led,,testando o bga esta com 00 ohns isto é em curto...nao tirei ele ainda para testar fora,,mas tudo indica que o bga foi pro saco..deu pra notar que é um bga bastante sensível tipo os mcps..

vou trocar o bga tbm.

sucesso pra vc ,,,

Abimael

Link para o comentário

O grande problema do reballing é que não podemos fazê-lo muitas vezes pois a cada procedimento a placa se desgasta muito e o chip mais ainda.

Uma dica para quem está começando agora a trabalhar com BGA é: Lembrem-se sempre de limpar bem os pads, removendo todo e qualquer vestígio de solda lead free. Aconselho a também dar uma estanhada com solda de chumbo nos pads e depois limpar novamente, o mesmo sendo feito no chip. Isso é importante para evitar contaminação da solda com a lead free pois temos sempre que ter em mente que a temperatura de fusão de uma é diferente da outra e muitas vezes o BGA dá errado porque embora a solda de chumbo tenha fundido a de estanho não e ai já viu...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom, chegou o chip novo e era realmente novo. Fiz os testes no mesmo e não apresentava curto nos capacitores.

Ao solda-lo na placa o problema persiste... os capacitores do chip apresentaram curto e deu tudo errado.

Alguém pode me dar mais detalhes do teste de capacitores em baixo de onde solda o chip?

Link para o comentário

Bom, chegou o chip novo e era realmente novo. Fiz os testes no mesmo e não apresentava curto nos capacitores.

Ao solda-lo na placa o problema persiste... os capacitores do chip apresentaram curto e deu tudo errado.

Alguém pode me dar mais detalhes do teste de capacitores em baixo de onde solda o chip?

Faz o que o Perciva falou. Mede os capacitores em baixo do BGA. Isola o BGA da alimentação PJP13, PJP4, e faz os testes de resistência.

Link para o comentário

Amigo, já aconteceu comigo o que vc relatou. Se vc já trocou o chip e mesmo assim não deu certo, verifique se no processo de dessolda, soltou algum capacitor ao redor do chip ou qualquer outro componente. As vezes, na hora de remover o chip, alguns resistores ou capacitores se soltam ou se mexem.. eu tive que tirar componente de outra placa mãe pois alguns capacitores tinham realmente "sumido" no meu caso deu certo. Dá uma olhada com a lupa e verifica que pode ser o seu caso. Abraço

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

vi várias pessoas a dizer que já fizeram o teste de pressionar o chip e o teste ME... mas ainda não percebi o que quer dizer o ME.. há alguém que me  possa fazer um breve resumo do teste ME? que o resto eu procuro no forum :)

desde já muito obrigado

Editado: Perciva por acaso já tinha lido esse tópico mas não fixei a cigla ME, obrigado pera resposta :)

Link para o comentário

vi várias pessoas a dizer que já fizeram o teste de pressionar o chip e o teste ME... mas ainda não percebi o que quer dizer o ME.. há alguém que me  possa fazer um breve resumo do teste ME? que o resto eu procuro no forum :)

desde já muito obrigado

a respostra está dentro da aba de LEITURA OBRIGATORIA do site

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...