Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E1 531 / MB LA-7912P REV 1.0 / não liga

Avalie este tópico:

geanverdi

Posts em destaque

Estou com esta placa que quando chegou para mim não apresentava em momento algum os 3,3V e 5V, então troquei PU5 e não resolveu, troquei PU4 e começou a ter um consumo entre 0.007A e 0.040 oscilando, e dando um chiado em algum outro componente que não consegui achar qual era, não esquentava nada, e depois de alguns segundos com este chiado o consumo  zerava, então troquei PU6 achando que estaria vindo dali e não resolveu, aí voltei U36 e U42 para o backup que tinha feito antes de qualquer alteração na placa e ela dava um consumo rapido e ja zerava, então eu ia nas bobinas PL6 e PL7 com o multímetro e estavam dando continuidade para GND, então voltei para os arquivos baixados aqui no fórum novamente mas continuou do mesmo jeito, o detalhe é que quando nas bobinas PL6 e PL7 está dando continuidade para GND eu encosto ponta preta em GND e no lado positivo do PC157 ele dá continuidade rapidamente e para, então eu volto lá nas bobinas e não há mais continuidade delas para GND, aí quando energizo a placa ocorre o mesmo novamente. Já troquei PC157 no início também pois estava estufado!

Acredito que tenha alguma mínima fuga, mas não consigo achar ?

Estou utilizando o esquema da LA-7912P REV 0.2 pois não encontrei nenhum da REV 1.0.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora troquei de novo a PU5 e tenho as tensões de 5V e 3,3V, tenho consumo oscilando entre 0.007A e 0.016A, tenho tensão no botão power, e continua aquele chiado que não da de perceber onde exatamente é, é um barulho como se tivesse dando choque naqueles aparelhos de cerca ? , e a placa não liga!

Link para o comentário

Em 13/12/2017 às 16:09, regisfatef disse:

- Analisando o esquema, seria forçar um sinal para terra, através de PQ 21, alterando os sinais de entrip 1 e entrip 2, para ativar o chip  PU 5, que libera as  tensões + 3 V alw  e + 5 V alw.

- Conforme esquema abaixo :

desenho acer  la _7912p_force_pq_21.png

Expandir  

Pois é, e se eu fico segurando com a pinça nas pernas 1 e 3 e aperto o botão power a placa até liga e já desliga em seguida, segurando ali também para o chiado!

Link para o comentário

Em 12/12/2017 às 20:15, geanverdi disse:

Percebi agora que quando fecho uma ponte com a pinça entre a perna 1 e 3 do PQ21 o barulho para, vi sobre fazer este teste em um outro tópico mas não entendi o porque!

Expandir  

Isso porque você está jogando gnd ao coletor, amigo!

É exatamente essa a função desse transistor PQ21 ou seja ele precisa de uma tensão na base pra conduzir a linha VL ao terra, com isso os mosfet's PQ20A e PQ20B vai para se satura, é as tensões de 3,3V e 5V serão ativas nas PLs, porque as entrip1 e entrip2 serão habilitadas.

Verifique  a tensão de base do PQ21.

Editado: por cilaalves
Link para o comentário

@curtolo Já troquei U21 e U22, mas pode ser que peguei algum outro também danificado, segue as medições:

U21

1- 0V

2- 0V

3- 0V

4- 0V

5 ao 8- 3,37V

U22

1- 4,44V

2- 4,44V

3- 4,44V

4- 13V ~ 13,30V conforme varia o consumo na fonte

5 ao 8- 4,98V

@regisfatef Injetei +5VS e +3VS em seus respectivos lugares e no U22 com o +5VS consumiu 0.090A, no U21 com o +3VS consumiu 0.590A e acendeu os leds 3 e 7 da placa!

@cilaalves

PQ21

1- 3,28V

2- GND

3- 0V

Link para o comentário

@curtolo Jumpeando dreno ao Source do U21 a placa ligou, e segundos depois desligou, mas aí desenergizo e energizo novamente fazendo o jumper e ela liga de novo e assim vai..

@regisfatef Q25 é um mosfet duplo, onde nos pinos 2 e 5 que são os Gates tenho 4,5V e no restante tudo Zerado!

Link para o comentário

A placa já apresenta tensão de 3,3V e 5V nas PLs sem a necessidade de fazer o jamper com a pinça? A tensão em gate do U21 e U22 você deve medir no momento do start. Não entendo porque a tensão em gate do U22 e 13V é a do U21 é 0V sendo que são a mesma linha de tensão. Você pode fazer como o amigo acima disse fazer um jamper de dreno ao Source desses mosfet's, e vê o resultado ou você pode alimenta o gate do U21 com essa tensão de 13V que você disse que chega ao no gate do U22 a linha no gate do U21 pode esta rompida. É só inteliga o gate do U22 com o gate do U21 com um pedaço de fio.

Link para o comentário

Em 13/12/2017 às 19:26, cilaalves disse:

A placa já apresenta tensão de 3,3V e 5V nas PLs sem a necessidade de fazer o jamper com a pinça? A tensão em gate do U21 e U22 você deve medir no momento do start. Não entendo porque a tensão em gate do U22 e 13V é a do U21 é 0V sendo que são a mesma linha de tensão. Você pode fazer como o amigo acima disse fazer um jamper de dreno ao Source desses mosfet's, e vê o resultado ou você pode alimenta o gate do U21 com essa tensão de 13V que você disse que chega ao no gate do U22 a linha no gate do U21 pode esta rompida. É só inteliga o gate do U22 com o gate do U21 com um pedaço de fio.

Expandir  

Sim, nas PLs tenho os 3,3 e 5v sem necessidade de jumper!

A placa não da sinal nenhum pressionando power sem que esteja feito o jumper, logo não tenho como medir no momento do start entendeu?

Já postei acima o resultado do jumper de dreno a source do U21!

Link para o comentário

Em 13/12/2017 às 19:22, geanverdi disse:

@curtolo Jumpeando dreno ao Source do U21 a placa ligou, e segundos depois desligou, mas aí desenergizo e energizo novamente fazendo o jumper e ela liga de novo e assim vai..

@regisfatef Q25 é um mosfet duplo, onde nos pinos 2 e 5 que são os Gates tenho 4,5V e no restante tudo Zerado!

Expandir  

Essa tensão em gate do Q25 deve zera no momento do start! Isso acontece?

Editado: por cilaalves
Link para o comentário

Em 13/12/2017 às 19:41, cilaalves disse:

Essa tensão em gate do Q25 deve zera no momento do start! Isso acontece?

Expandir  

Com o jumper feito de dreno a source do U21 que é o jeito que consigo ligar a placa essa tensão de gate do Q25 cai, mas junto a placa desliga..

Editado: por geanverdi
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...