Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MSI GT70 2PC/ MB MS-17631-REV1.1/ Não liga

Avalie este tópico:

Fury_RafizZ

Posts em destaque

Olá amigos gostaria de pedir a ajuda de vocês, estou com um note MSI GT70 2PC Dominator, caiu água nessa notebook e o mesmo não liga mais! tenho o esquema dele (não encontrei aqui no forum)!
Em testes não encontrei a bobina de 3 e 5V, fiquei meio confuso com o esquema dele, e tambem encontrei um CI esquentando, porem já troquei e o mesmo contrinua, agora tambem tem um mosfet esquentando, o CI seria o PU4 TPS51125RGER_QFN24 (No esquema), e o mosfet pq21, removi a bobina com nome de pchock3 e o curto estava apos a bobina porem por conta to mosfet pq21 que tambem está esquentando agora, o curto encontra-se dos 2 lados, irei trocar esse mosfet, se alguem puder me dar uma luz nessa placa fico muito grato, desde já obrigado!

O link do esquema 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. verifique :

- pino 16     =    vin     =    19 V.

- pino 17    =    vreg5  =     5 V.

- pino  8      =   vreg3  =     3 V.

- pino   3     =   vref     =     2 V.

- bobinas   

- pchoke 3  =  + 3 Vsus

- pchoke 4  =  + 5 Vsus

- Faça as medições e poste o resultado.

Editado: por regisfatef
medição nas bobinas.
  • Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, regisfatef disse:

Certo. verifique :

- pino 16     =    vin     =    19 V.

- pino 17    =    vreg5  =     5 V.

- pino  8      =   vreg3  =     3 V.

- pino   3     =   vref     =     2 V.

- bobinas   

- pchoke 3  =  + 3 Vsus

- pchoke 4  =  + 5 Vsus

- Faça as medições e poste o resultado.

Tive que retirar a pchoke3 pq com ela a fonte assimetrica sobe a amperagem, e esquenta pq21, e na pchoke4 nao tem nada 0V, e no pino 16 do ci tem 19V e ele esquenta

Link para o comentário

14 minutos atrás, regisfatef disse:

- Certo.

- Retire o carregador, e injete 1 V, com fonte assimétrica, após a pchoke 3, verifique a corrente.

- Deixe ligado , por um tempo, verifique se aquece algum ponto na placa.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

acabei de fazer o que vc falou, a voltagem cai pra 0.4V e a corrente vai pra 04A mas nada aquece

Link para o comentário

No esquema tem um capacitor PC8 que ta ligado ao terminal 8 do ci PU4 (TPS51125RGER) notei que ele vai pro terra e nessa linha esta o +3VALW, removi esse capacitor e com multimetro aterrei a ponta preta e e coloquei a vermelha no lado que ta ligado a linha do +3 e ele bipa, entao injetei tensão ali 3V 1A, o Sio aquece muitooo desconfio dele o que acha?

Link para o comentário

- Verifique estes circuitos :  Chip da bios U 16, e tambem os capacitores próximos ao Vcc do U14 - Kbc.

- Se necessário, libere mais corrente, na fonte assimétrica, para identificar melhor o circuito.

- Não localizei, pelo esquema, um ponto, para abertura, de alimentação, do chip U14 - Kbc, veja se tem na placa.

image.png

image.png

• Joinha 1
Link para o comentário

- Acredito que o super sio deve ser trocado, está apresentando curto na linha de + 3 Valw.

- Se decidir retirar o sio da placa, faça um novo teste de tensão nesta linha de + 3 V.

- Estes circuitos sio costumam apresentar defeito, e tambem apresentam curto.

- Verifique tambem se voce tem outro super io deste modelo, para a troca.

Link para o comentário

1 minuto atrás, regisfatef disse:

- Acredito que o super sio deve ser trocado, está apresentando curto na linha de + 3 Valw.

- Se decidir retirar o sio da placa, faça um novo teste de tensão nesta linha de + 3 V.

- Estes circuitos sio costumam apresentar defeito, e tambem apresentam curto.

- Verifique tambem se voce tem outro super io deste modelo, para a troca.

Sobre o novo teste seria apos a retirada do sio correto?

De momento não tenho um aqui, mais irei comprar no ML aqui na minha cidade nao encontro pra comprar!

ai assim que trocar eu volto aqui, pra dar continuidade

vou remover ele agora, para fazer o teste.

Link para o comentário

- Sim, o teste, estou me referindo, após a retirada do chip sio da placa, faça um novo teste na linha de tensão + 3 V alw.

- Caso não encontre mais curto, ou sobrecarga, nesta linha de tensão, pode recolocar os componentes, que retirou para teste.

- E caso tudo ocorra, conforme o esperado, seria aguardar recolocar o novo sio.

- Voce tambem pode fazer teste, de medição de resistencia, neste sio, fora da placa, para medir a resistencia ohmica, entre o vcc e o gnd, deste componente. Se achar necessário.

- Seria isto, de momento.

Link para o comentário

- Após a retirada do chip sio, verifique se os pads, estão sem solda recobrindo, tipo fechando contato entre as trilhas, estes pontos ficam muito próximos.

- Verifique tambem, quando voce injeta tensão, se existe capacitor ceramico aquecendo, alguns estão distante do circuito que estamos verificando.

- Seria isto de momento.

Link para o comentário

Limpei todos os pads de onde vai o sio nenhum capacitor esquentando, nem os que estão distantes do circuito, olhando no esquema tem um CI o U23 que o VCC dele é direto do 3vsus sera que poderia ser? ele nao aquece, e o curto apresentado é somente no 3vsus!

Ja to ficando doido com essa placa rsrsrs

Link para o comentário

- Neste circuito, voce pode injetar 3 V, controle a corrente, se preciso aumente até 2 Amp, e observe o aquecimento em algum ponto na placa.

- Geralmente, aparece o ponto em curto, ou sobrecarga, com aquecimento.

- Os pontos de + 3 Vsus, que aparentam ter carga direta, são : U6 ( bios ), U 23, U 40 e U42.

Editado: por regisfatef
acrescentar informação
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 08/02/2018 às 00:32, regisfatef disse:

- Neste circuito, voce pode injetar 3 V, controle a corrente, se preciso aumente até 2 Amp, e observe o aquecimento em algum ponto na placa.

- Geralmente, aparece o ponto em curto, ou sobrecarga, com aquecimento.

- Os pontos de + 3 Vsus, que aparentam ter carga direta, são : U6 ( bios ), U 23, U 40 e U42.

Olá boa noite, dando continuidade a essa placa, removi o TPS51125, e o super i/o novamente pois ele aquecia quando eu injetava 3v na linha de +3Vlaw! Entao com multimetro verifiquei que no pino 7 do 51125 ele da bipe indicando curto, porem injetando tensão não aquece nada, alias nessa placa não aquece mais nada, só aquecia algo quando tava com o sio na placa, notei que a pchoke1 tambem apresenta um curto, removi ela e vi que o curto está apos a bobina, sera que essa placa esta com curto na PCH? porem ela não esquenta se eu injetar 1v la! Já to quase desistindo dessa placa =( 

essa linha de 3v que sai do pino 7 do tps nao consigo identificar para onde ela vai, poderia me ajudar?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...