Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte atx FX 500 LPZ12-50 com seleção automatica de rede eletrica

Avalie este tópico:

Rodrigo Augusto

Posts em destaque

É o seguinte a fonte em si não tem filtros de linha no primário, mas o secundário é totalmente trabalhado.

Minha duvida é se posso colocar os filtros de linha para deixa-la completa, pois antes dos filtros de linha tem esse circuito de "seleção automática de rede elétrica" que usa um relé para fazer a seleção da rede

aqui algumas imagens do circuito de seleção automática e fonte:

Seleção de rede automática

image.php?di=B31O

Fonte por completo

image.php?di=TIAJ

Parte sem os filtros de linha

image.php?di=1IAN

image.php?di=DAMI

Dá ou não para colocar os filtros ?? vai interferir na Seleção de rede automática ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo problemas uma vez que há previsão para as peças na placa.

Lembre-se que a bitola dos fios das bobinas tem que ser adequado a corrente da fonte.

Não espere observar melhora no desempenho de saída da fonte, a adição dos filtros apenas irá reduzir a IRF que a fonte gera na rede elétrica interferindo em outros eletrodomésticos.

Link para o comentário

Não vejo problemas uma vez que há previsão para as peças na placa.

Lembre-se que a bitola dos fios das bobinas tem que ser adequado a corrente da fonte.

Não espere observar melhora no desempenho de saída da fonte, a adição dos filtros apenas irá reduzir a IRF que a fonte gera na rede elétrica interferindo em outros eletrodomésticos.

mas com relação a esse sistema automático de rede com Relé (é que eu não tenho confiança nele  :) )

Link para o comentário

mas com relação a esse sistema automático de rede com Relé (é que eu não tenho confiança nele  :) )

Tente ver se não é possivel colocar uma chave (geralmente se usa uma do tipo H-H) para a seleção manual da tensão de entrada de força como pode ser visto no desenho anexo.

Quando a chave esta na posição aberta a fonte fica em 220V e quando a chave está fechada passa a estar preparada para trabalhar em 110V.

Filtro_fonte_PC-ATX.jpg.50a88d4ddcfd2d42d3d6e4ec9efdbdfa.jpg

Link para o comentário

Amigo analise a entrada de alimentação da fonte comum tipo aonde era para ter componentes tem apenas jumper..daria para fazer o seguinte já fiz muito isso..coloca um limitador de corrente na entrada da fonte muitas fontes ATX tem algumas não a varia de fabricante,trata-se apenas de um componente  chamado NTC(termistor).a função dele e limitar uma corrente excessiva,originada quando os capacitores da fonte estão descarregados,evitando tranco e e problemas futuros ou até queima da fonte.

1.jpg.f614919db9210b68f33362ad36e2e619.jpg

Link para o comentário

Amigo analise a entrada de alimentação da fonte comum tipo aonde era para ter componentes tem apenas jumper..daria para fazer o seguinte já fiz muito isso..coloca um limitador de corrente na entrada da fonte muitas fontes ATX tem algumas não a varia de fabricante,trata-se apenas de um componente  chamado NTC(termistor).a função dele e limitar uma corrente excessiva,originada quando os capacitores da fonte estão descarregados,evitando tranco e e problemas futuros ou até queima da fonte.

2.jpg.403ab3a5c0a7f284778186b62366de9a.jpg

Link para o comentário

[shadow=red,left]Obrigado a todos que me ajudaram!![/shadow]

Olha a fonte já tem um NTC mas vou colocar outro e por segurança eu coloquei uma chave manual de seleção de rede

Link para o comentário

Sem querer incomodar mas incomodando alguém sabe de algum circuito de proteção de rede do tipo que: quando falta energia e em segundos retorna o circuito atuaria evitando o ré-ligamento do equipamento

Obrigado!!

Com um Circuito Contator de intertravamento a onde a partida e parada é manual como pode ser visto no circuito abaixo

32067.gif

Leia algo mais em:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Essa fonte, pelo tamanho do transformador principal, deve ser uma fonte real...

Eu quando quero dar uma melhorada numa atx, costumo pegar das sucatas a bobina e o capacitor cx, e coloco na fonte. Mas como o grande William diz sobre a corrente consumida pela fonte... (Eu não tinha atentado para isso!!! Bom saber disso!!! Valeu Grande William!!!!)

Geralmente eu costumo trabalhar mais com fontes genéricas, então não dá problemas comigo...

Às vezes coloco bobinas no secudário tbm...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...