Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos Estou com esse note na bancada. Esta entrando diretamente na bios que não possui muitas opções. Tentei desabilitar o secure boot e fast boot e nada diferente acontece. Não consigo bootar por pendrive e nem parece tentar bootar o sistema. Esse note vem com uma memoria ssd de 32gb apenas. Pensei que o motivo disso estar acontecendo é que o windows pode ter corrompido ou algo do tipo e por não achar boot estar entrando na bios. Porém não consigo bootar o pendrive. Não existe opções de uefi, legacy... nada! Procurei aqui no fórum e vi outras pessoas tentando formatar e nas prints existia opções de uefi, então pensei em atualizar a bios. Ai que preciso de ajuda. Claro se alguem tiver uma ideia melhor do que atualizar a bios fico extremamente grato. Quando selecionei o tipo de bios, me veio isso pela 1 vez, é de 1.8V e tem esse mini esquema. Sou obrigado a fazer isso? Alias, eu já coloquei o chip e li ele e felizmente não aconteceu nada de errado, porém não tentei gravar pois cliquei em information antes e vi isso. Para gravar preciso fazer esse adaptador? Todas opções de seleção de chip da lista do W25Q64FW são 1.8V, com exceção de duas que terminam com FV e não FW. Editado: 1 de Julho de 2019 6 anos por _GD_
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos @_GD_ amigo isso apareceu prq essa bios usa tensão de 1.8v precisa do adaptador para gravar, sobre seu problema uma gravação de bios deve solucionar sim, vou tirar uma foto aqui do adaptador e te evniar
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos Autor 4 minutos atrás, cristi disse: @_GD_ Já era então, não tenho uma dessas =/
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos @_GD_ bem baratinho amigo compre no ml eu tenho o contato de onde comprei
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos Autor 15 minutos atrás, cristi disse: @_GD_ bem baratinho amigo compre no ml eu tenho o contato de onde comprei Obrigado, terei de ver com a empresa aqui.
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos @_GD_ já consegui muito gravar se ter esse adaptador mas as vezes que deu erro pode ser por não ter tido ele mas a maioria mesmo com esse recado eu gravo de boa as bios de 1,8v
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos Autor Agora, wjinformatica disse: @_GD_ já consegui muito gravar se ter esse adaptador mas as vezes que deu erro pode ser por não ter tido ele mas a maioria mesmo com esse recado eu gravo de boa as bios de 1,8v Colocando direto na TL866 sem o adaptador no caso?
Postado 28 de Setembro de 2018 7 anos @_GD_ não amigo use o adaptador padrão como se fosse gravar uma de 3v, as vezes das certo sim mas caso não de não saberá se o motivo é esse e pode danificar o CI mas pode arriscar sim até com outro chip
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Autor Fiz o adaptador para gravar.a baixei essa bios: https://eletronicabr.com/forums/topic/126924-positivo-stilo-one-xc3550-placa-s14ct0x-rev-20-testada-100/ a Porém não funcionou. Agora nem liga mais o note. Curiosamente quando eu coloco o carregador o led do power fica apagado, porém tem tensão na placa, na bios etc... Se eu tiro o carregador e coloco apenas a bateria, o led do power acende e o note não liga. Se conectar o carregador com a bateria conectada, o led apaga imediatamente e reacende assim que desconecta o carregador. O mais estranho é que não esta fazendo curto, tanto que as tensões na entrada e na bios estão ok Regravei a bios original e o problema persiste...
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Autor 32 minutos atrás, _GD_ disse: Regravei a bios original sim, nesse caso eu quis dizer que coloquei a que fiz backup
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Eu já gravei com adaptador de resistor mas também já queimei CI de 1.8v fazendo a gravação com adaptador de resistor. Também é possivel que o backup tenha corrompido, depois de ler o eprom é sempre bom usar a opção de verificação pra garantir que o conteudo lido está correto antes de tentar gravar outro, porque quando ocorre um erro de leitura você não tem como saber se não fizer a verificação.
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Show de bola as informações dos colegas, quero te ressaltar que curto no teclado vai pra tela de setup.. Teste bem simples tira o keyboard e conecta um outro até de pc vale.. Não sei se já resolveu mas essa dica passa despercebida muitas vezes. Fica como dica de Swap tbm.
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Outra coisa é que a maioria das bios UEFI vão direto pra bios quando não encontram um bootloader pra carregar. Então antes de gravar era bom ter verificado se seu pendrive estava "bootavel" em UEFI. É possivel que a partição de boot do Windows do notebook esteja corrompida e seu pendrive não deu boot porque foi gerado pra fazer instalação do Windows em placa com BIOS antiga ou em modo legacy/csm. Só que a bios desse notebook não tem modulo de emulação de BIOS antiga por isso só instala em UEFI mesmo. Editado: 1 de Outubro de 2018 7 anos por e1D
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Autor 1 hora atrás, e1D disse: Outra coisa é que a maioria das bios UEFI vão direto pra bios quando não encontram um bootloader pra carregar. Então antes de gravar era bom ter verificado se seu pendrive estava "bootavel" em UEFI. É possivel que a partição de boot do Windows do notebook esteja corrompida e seu pendrive não deu boot porque foi gerado pra fazer instalação do Windows em placa com BIOS antiga ou em modo legacy/csm. Só que a bios desse notebook não tem modulo de emulação de BIOS antiga por isso só instala em UEFI mesmo. Eu tenho 2 pendrives, um com hirens e outro com o DLC boot com suporte Legacy e UEFI. Porém não aparece opção para boot. E eu pensei em atualizar a bios pq vi aqui outros com problemas e eles tinham opção ahci, uefi etc... para mudar e nessa bios aqui não tinha. Então eu queria atualizar para ter essa opção. 1 hora atrás, Bertaco disse: Show de bola as informações dos colegas, quero te ressaltar que curto no teclado vai pra tela de setup.. Teste bem simples tira o keyboard e conecta um outro até de pc vale.. Não sei se já resolveu mas essa dica passa despercebida muitas vezes. Fica como dica de Swap tbm. Eu esqueci essa do teclado... porém agora não ta ligando mais, então nem consigo testar =/
Postado 1 de Outubro de 2018 7 anos Eu não tenho certeza mas eu acho que não tem atualização de bios pra esse notebook que abilite essas opções. Eu acho que você vai ter que comprar um adaptador de 1.8v ou montar igual um ao DIY igual ao que mostra no minipro. Esse de resistor me deu dor de cabeça, comprei um igual ao da foto que o cristi postou e nunca mais tive problema. Também é possivel que o CI de 1.8v tenha sido danificado, então se tentar com outro adaptador e também não funcionar troca o CI. Editado: 1 de Outubro de 2018 7 anos por e1D
Postado 4 de Outubro de 2018 7 anos Em 01/10/2018 às 14:14, _GD_ disse: Eu esqueci essa do teclado... porém agora não ta ligando mais, então nem consigo testar =/ @_GD_ veja se com a fonte conectada a algum curto em alguma bobina, e quais tensões tem ?
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.