Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bomba a Vácuo elétrica para desoldagem

Avalie este tópico:

rbmoreira

Posts em destaque

Alguem aqui já comprou estes ferros de solda com bomba a vacuo para desoldagem, o modelo azul de 30w abaixo serve para placas de notebook e PC com sola ledfree ?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ou só consegue com este mais potente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem a Hakko 808 que é fera e barata, mas está difícil de encontrar:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Edit: Ah, lembrando que esta ferramenta é só para through-hole, não serve para desoldar SMD.

Link para o comentário

SMT = Surface-mount technology é a "tecnologia" usada/criada para soldar componentes SMD. Falar de SMT e SMD é basicamente a mesma coisa.

Esta ferramenta é para through hole (PTH = plated-through holes), pinos soldados na outra face da placa, com perfuração.

Mas não se preocupe, a gente fica perdido mesmo no meio desta sopa de letrinhas! ;)

Link para o comentário

olhem a 1 ano mais ou menos eu comprei uma igual ou quase igual essa de 30w, azul gordinha, custou uns 40 dolares... não consegui usar 2x... o velho sugador capenga ainda foi melhor que ela.  fato que fiquei meio puto e taquei ela num canto e nem sei onde, procurei agora e não achei,  mas tremenda porcaria, coisa FEITA PRA VENDER...

Link para o comentário

Bom pessoal , não sei se vcs já viram, um metal parecido com estanho, aqui em sorocaba eu compro com o nome de salva smd, eu uso ele para desoldagem, é otimo, simplesmente você mistura ele com a solda dos componentes, e ele demora muito mais para endurecer, fazendo o trabalho de remoção de componentes ficar mais facil. Um dia cogitei em comprar uma bomba a vacuo, dai eu descobri isso , o sugador de solda comum, e aquela cordoalha de cobre da hikari ... Só alegria.

Link para o comentário

tbm uso o salva chip ou salva smd (que é um mistura de mercurio metalico + estanho ou chumbo, tem baixo ponto d efusão, uns 140 graus, por aí, é ótimo e não estressa o CI, uso a uns 15 anos.,  ele vem  com umn liquido que se joga fora, nada serve heheh, bom usar com fluxo pastoso, fica mais limpa e adere melhor,  depois por solda comum no lugar para retirar o escesso de mercurio, para na ressoldagem ficar perfeito.

Link para o comentário

há muito tempo atrás (anos) ganhei de um amigo um sugador com ferro de solda , muito parecido com essa bomba a vácuo , na boa não serve pra nada, simplesmente não funcionou

agora não sei essa bomba por ter uma potencia maior no vácuo e na temperatura, pode até ser que funcione

Link para o comentário

• 2 anos depois...

Boa tarde. Sei que o tópico é um pouco antigo, mas estava navegando aqui no site quando vi a dúvida e como tive a experiência, resolvi compartilhar. Gastei R$ 640,00 numa dessas e sinceramente usei muito pouco. Não vou dizer que joguei dinheiro fora porque ferramenta nunca é demais, mas uso muito pouco, porque é mais pra tirar componentes com pinos passantes, tipo capacitor de placa mãe de desktop, sinceramente o velho sugador de solda atende muito bem.

Estacao-dessoldadora-Hikari-HK-915-digital-4167506.jpg.355bb13a73f5889499da84a962467230.jpg

Link para o comentário

talvez compense unir o assoprador de ar quente com a bomba da pinça à vacuo, esquentou e derreteu depois é só suga com a bomba com uma mangueira de silicone,  talvez seja mais eficiente e menos atrito na placa.  principalmente para limpar os furos da solda para peças de furos passante SMT

como essa tecnologica está caindo em desuso, seria coisa para contar história no futuro.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...