Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SUPOX / IH61MF-Q5 / Aparetemente em curto

Avalie este tópico:

Posts em destaque

9fRZbL&key=03616ea05b16e64bf33cbbaf2656b

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa noite, meus amigos. Apareceu aqui um problema cabuloso ao qual nunca havia visto antes. Um cliente pediu pra que eu indicasse uma placa mãe, pois a que ele tinha já havia 5 anos deus defeito e não foi possível o reparo, então pedi apenas pra ele comprar  uma placa soquete LGA 1155 que era a placa compatível com o processador. Ele foi em uma loja aqui da cidade e veio com essa placa da descrição, a qual nunca havia ouvido falar nesses 10 anos que trabalho com isso. Montei a placa tudo direitinho, funcionou tudo de boa, após 7 dias, ele voltou dizendo que o PC não ligava mais, quando analisei a placa, vi que um CI havia entrado em curto, esquenta ao ponto de queimar o dedo, apenas com a fonte conectada, então sugeria que ele fosse a loja e pedisse à troca, pois aquilo não era normal. Ele levou a placa mãe à loja, e depois de 10 dias ele pegou outra placa do mesmo modelo e marca. Montei o PC, foi tudo funcionando. Depois de 2 dias ele voltou dizendo que o PC havia parado novamente, quando  analisei a placa, a fonte assimétrica não apresentou curto, porém a placa mãe fica como morta. Creio eu que seja defeito de série dessas placas, pois não vi nenhum curto aparente nos dois casos entre a placa e o chassi do gabinete, e mesmo quando isso ocorre, até onde sei, na mesma hora a placa mãe deixa de funcionar, na verdade nem chega a funcionar, e não funcionar normalmente durante 7 dias na primeira situação e 2 dias na segunda situação. O quer vocês acham que pode tá ocorrendo? Já testei a fonte e ela está boa.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

Boa noite, meus amigos. Apareceu aqui um problema cabuloso ao qual nunca havia visto antes. Um cliente pediu pra que eu indicasse uma placa mãe, pois a que ele tinha já havia 5 anos deus defeito e não foi possível o reparo, então pedi apenas pra ele comprar  uma placa soquete LGA 1155 que era a placa compatível com o processador. Ele foi em uma loja aqui da cidade e veio com essa placa da descrição, a qual nunca havia ouvido falar nesses 10 anos que trabalho com isso. Montei a placa tudo direitinho, funcionou tudo de boa, após 7 dias, ele voltou dizendo que o PC não ligava mais, quando analisei a placa, vi que um CI havia entrado em curto, esquenta ao ponto de queimar o dedo, apenas com a fonte conectada, então sugeria que ele fosse a loja e pedisse à troca, pois aquilo não era normal. Ele levou a placa mãe à loja, e depois de 10 dias ele pegou outra placa do mesmo modelo e marca. Montei o PC, foi tudo funcionando. Depois de 2 dias ele voltou dizendo que o PC havia parado novamente, quando  analisei a placa, a fonte assimétrica não apresentou curto, porém a placa mãe fica como morta. Creio eu que seja defeito de série dessas placas, pois não vi nenhum curto aparente nos dois casos entre a placa e o chassi do gabinete, e mesmo quando isso ocorre, até onde sei, na mesma hora a placa mãe deixa de funcionar, na verdade nem chega a funcionar, e não funcionar normalmente durante 7 dias na primeira situação e 2 dias na segunda situação. O quer vocês acham que pode tá ocorrendo? Já testei a fonte e ela está boa.

Rapaz, pela lógico, colocaria tudo ( processador fonte HD e tals) em outra placa mãe, se estiver tudo ok, realmente era a placa mãe cara, que eu nunca ouvi falar tb kkkkkkkk. Essa segunda placa não esta esquentando o CI como a primeira? Tem algum consumo alto em alguma das tensões, 12v 5v ou 3.3v ?

Link para o comentário

1 hora atrás, paulopozatto disse:

Rapaz, pela lógico, colocaria tudo ( processador fonte HD e tals) em outra placa mãe, se estiver tudo ok, realmente era a placa mãe cara, que eu nunca ouvi falar tb kkkkkkkk. Essa segunda placa não esta esquentando o CI como a primeira? Tem algum consumo alto em alguma das tensões, 12v 5v ou 3.3v ?

Não, essa segunda placa não está esquentando nada. Testei com a fonte asimétrica cada  fonte da placa, não detectou curto em nenhuma. 

Link para o comentário

Amigo, informática  e manutenção é cruel! Cada caso é um  caso. Ok duas placas mesmo modelo, mas enfim, precisamos trabalhar com o que analisamos no momento. Placa morta? Não liga nada? Fazer os testes básicos. Sem o p4 liga o cooler pelo menos? O oscilador do relogio 32k está funcionando? (sem ele placa não liga). Tem o 3.3 v stand by? Voltagem  na pino power on? Ligando pino verde para terra fica ligada (não derruba a fonte) ?

Esse seriam os primeiros testes que eu faria com uma placa assim ok!

Link para o comentário

1 hora atrás, boards disse:

Amigo, informática  e manutenção é cruel! Cada caso é um  caso. Ok duas placas mesmo modelo, mas enfim, precisamos trabalhar com o que analisamos no momento. Placa morta? Não liga nada? Fazer os testes básicos. Sem o p4 liga o cooler pelo menos? O oscilador do relogio 32k está funcionando? (sem ele placa não liga). Tem o 3.3 v stand by? Voltagem  na pino power on? Ligando pino verde para terra fica ligada (não derruba a fonte) ?

Esse seriam os primeiros testes que eu faria com uma placa assim ok!

Bom dia, amigo. A placa não liga mesmo com o conector de 12v fora. Tem os 5v no fio verde, 5v no fio roxo. No pino do painel frontal onde ligamos o conector de power tem os 3,3v. Aquele teste de fazer curto no cristal eu fiz e não funcionou. Fiz ligação direta na fonte com uma pinça e a fonte não desliga, quando a fonte é ligada os 5v no fio verde zera, o que é correto.

Link para o comentário

Poxa, está tudo certo... e nada. A última coisa que eu iria ver, é se  o sinal verde de power on, está vindo (ligado) do chip correspondente. Precisa ver se sai do multi I/O, ou em outras placas saem de um transistor smd  (próximo do conector fonte) que faz chaveamento e as vezes queimava, não ligando a fonte. Fora isso, realmente não me ocorre mais nada...

Link para o comentário

3 minutos atrás, boards disse:

Poxa, está tudo certo... e nada. A última coisa que eu iria ver, é se  o sinal verde de power on, está vindo (ligado) do chip correspondente. Precisa ver se sai do multi I/O, ou em outras placas saem de um transistor smd  (próximo do conector fonte) que faz chaveamento e as vezes queimava, não ligando a fonte. Fora isso, realmente não me ocorre mais nada...

Pode ocorrer de ser um defeito de série dessa placa? Eu trabalho há 10 anos com montagem, nunca aconteceu de montar errado, eu verifiquei direitinho, foi colocado os parafusos no espaçador correto, e mesmo se tivesse havido a situação de encostar a placa mãe no chassi do gabinete, fecharia curto e a placa já não ligaria na primeira tentativa, correto? Eu realmente não sei o que aconteceu. Segundo o cliente, ele sentiu cheiro de queimado, mas além de eu não ter sentido cheiro nenhum, não tem nenhum componente queimado, tá tudo novo em folha, e a fonte desse PC eu testei e também tá ok.

Link para o comentário

• 10 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...