Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial O que fazer caso seus dados sejam expostos por cibercriminosos?

Avalie este tópico:


GNMilasi

Posts em destaque

20190226084527_1200_675.jpg

 

O que fazer caso seus dados sejam expostos por cibercriminosos?

 

Crackers estão se tornando cada vez mais inteligentes. Isso fica claro quando pensamos na quantidade de vazamentos nos últimos tempos.

 

Crackers estão se tornando cada vez mais inteligentes. Isso fica claro quando pensamos na quantidade de grandes vazamentos nos últimos tempos. Recentemente veio à luz o caso dos arquivos “

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
”, numerados de 1 a 5, que continham uma coletânea de informações vazadas de uma série de serviços acessados por usuários do mundo todo. Inicialmente, pensávamos que se tratavam de cerca de 800 milhões de senhas e e-mails expostos, mas o caso evoluiu chegando a .

 

A questão é, o que fazer ao ver que seus dados foram expostos? Se você confirmou que teve suas informações vazadas em serviços como o ou , o próximo passo é alterar todas as senhas atreladas ao e-mail afetado e ficar de olho em movimentações estranhas em suas contas. Posts feitos por outra pessoa, assinaturas em sites que você não fez e e-mails suspeitos, com promoções, pedidos de alteração de senha, ameaças de cancelamento de serviços e, até mesmo, e-mails enviados pela sua conta podem ser consequências do vazamento.

 

Infelizmente, além das ações acima, não há muito o que fazer caso seus dados já tenham sido expostos. O que sempre pode-se fazer é se prevenir para evitar ser uma vítima novamente, e nesse sentido, a conscientização é o primeiro passo. A educação aliada a uma solução de segurança nos permite desfrutar da Internet de maneira segura, e como especialista em segurança da informação, indico alguns cuidados que ajudam o usuário a não terem outros dados expostos.

 

 

Fique de olho nas notícias

 

A grande imprensa, aliada às empresas de segurança, tem sido rápida em noticiar comportamentos suspeitos e golpes descobertos, e saber da existência deles pode ajudar na sua proteção e na de seus colegas.

 

Links de fontes desconhecidas

 

Ao receber links para preencher dados relacionados a promoções e brindes, acesse o site ou rede social da empresa que supostamente está dando o benefício e veja se, de fato, a promoção é real, evitando assim preencher informações em um site clonado.

Desconfie também de e-mails , ou qualquer outro servidor que não seja o oficial da companhia, já que e-mails corporativos tendem a ser e, caso, ainda sim, esteja inseguro, ligue para a central de ajuda e informe o ocorrido.

 

Malwares e aplicativos falsos

 

Ao baixar um app novo, verifique o nome do desenvolvedor e veja se corresponde à empresa correta. Outra dica é :mesmo depois do download, prestar atenção às permissões necessárias. Por exemplo, um app de delivery de comida precisa ter aceso as suas fotos?

 

Senhas e duplo fator de autenticação

 

Segundo informação da , em 2018, senhas como “123456” ou “password”, palavra para senha em inglês, foram as mais utilizadas pelos usuários pelo quinto ano consecutivo.

 

Isso se torna um problema quando a senha de uma rede social do usuário foi exposta em um vazamento de dados. O caso pode se agravar muito caso você utilize a mesma combinação de login e acesso para todos os seus cadastros, assim, a maioria dos seus serviços ficará vulnerável.

 

Para se prevenir de tal cenário, utilize senhas fortes e diferentes para cada rede. Para te ajudar a lembrar de todas as combinações de acesso, use gerenciadores de senha. O duplo fator de autenticação é outra maneira de dificultar o acesso de estranhos a suas contas, muitas redes sociais já oferecem o serviço, e alguns aplicativos também.

 

Informação

 

Caso seus dados já tenham sido expostos, infelizmente há muito pouco o que se fazer, a não ser monitorar as atividades suspeitas e mudar qualquer senha possível. Para diminuir os riscos de ser uma vítima, no entanto, prevenir é melhor que remediar. Acredito que manter-se informado sobre os principais casos e ficar atento aos cliques, acessos e downloads realizados, são as principais formas de se proteger de possíveis ataques de criminosos. O usuário informado é capaz de ajudar não apenas a si, mas também a colegas e familiares a não serem vítimas de cibercriminosos.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2019 às 13:01, GNMilasi disse:

Segundo informação da

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, em 2018, senhas como “123456” ou “password”, palavra para senha em inglês, foram as mais utilizadas pelos usuários pelo quinto ano consecutivo

ver esse texto acima ,eles colhem essa noticia cria o grafico e booooooom ,metade do serviço feito para os militibus rsrsrsrsrsrsrsrs , vem  a sequencia logica : ---->>>>> 1+1=2 aperta o igual e a calculadora vai conta 2,3,4,5 etc, e por fim assim , os progamadores deixam فجوة  e a Kaspersky(nada contra so exemplo) diz proteger kkkkkkkkkkk   e os gastadores de dinheiro vai e acredita .e continua 010101010100000011101001 e erro fatal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @edward linux !!!

 

Em breve, a necessidade de digitação de senhas para autenticar usuários será coisa do passado, o processo atual está obsoleto há mais de uma década, falam no novo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GNMilasi disse:

autenticar usuários será coisa do passado

assim como a windows que muda apenas a forma das pasta e os defeito continuam ,ou como o macOS  um dos sistema mas seguro do mundo mas com uma grande falha na autenticação biométrica ou como a samsung que vende celulares tops e de 2 em dois dias atualiza o android 8.0 a 8.0.1 que ao acessa sua camera pede permissão para o apk acessa a mesma ou se não vc nem usa kkkkkk e depois que vc manda uma msg que pessoas não pode ver, vc apaga e booom ta la ela bem gardadinha 👀  pra quem sabe usa o terminal acessa toda sua pasta apagada rsrsrsrsrs.

se quer  uma segurança internacional  contra hackers deveriam munda a forma de comunicação  do endereçamento mac , com isso prejudicaria as empresa de seguraça computacional e  es a questão . na 1° serie do ensina fundamental aprendemos a cadeia alimenta :

dfa4-o-que-e-cadeia-alimentar-de.jpg

capiche ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...