Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer TravelMate 6293 update de bios falhou...

Avalie este tópico:

diegosgarcia

Posts em destaque

Pessoal é o seguinte um colega foi realizar a atualização de bios na tentativa de resolver um um problema com o reconhecimento da bateria porém após a atualização o note sobe vai até o post é possivel entrar na bios e tudo mais, porém não da boot a tela fica preta e não passa dai, ja dei uma pesquisada me parece que com o wincris da pra restaurar através do fn+esc com o pen preparado mas nada acontece meu pen drive é 8gb li em algum lugar que o pen tem que ser de no maximo 2gb mas apenas em um lugar li isso em todos os outros ninguém dizia nada sobre isso e o pior que nem tenho um desses mas gostaria de saber se alguém ja passou por isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta um boot com o CD do Hiren's Boot.

Se carregar vai poder atualizar a BIOS novamente.

Eu soube de uma placa, que serve para atualizar a bios quando o note ou PC não inicializa.

Mas tem que remover a BIOS (dessoldar) e soldar nessa placa, então pode apagar e gravar de novo, usando um cabo USB.

Nunca usei, eu procuraria uma placa igual, de onde você pegaria uma BIOS já gravada.

Link para o comentário

Amigo, se esta ligando normalmente, possivelmente não seja problema na atualização da sua bios, se não esse note nem subiria vídeo. Acesse sua bios através da tecla F2 do seu notebook logo ao ligar ele, procure provavelmente na opções do disco ou na área advanced e veja como esta o mode de operação Sata, se esta como AHCI ou Compatible IDE.

Possivelmente ao atualizar, a bios mudou isto para um padrão, e se antes a sua formatação estava com outro seu note não inicia mais mesmo. Já reveja a data e hora se ficou certa.

Se ajudei, pode agradecer.. Obrigado.

Link para o comentário

Quanto ao Pendrive, isso é verdade, devido a limitação do sistema de arquivos DOS (FAT e não FAT32), o programa de atualização roda em DOS puro (FAT).

Mas minha sugestão neste caso é remover o chip da BIOS e regravar com um gravador de Eprom.

Procure aqui no Forum tem muita informação sobre as opções de gravadores de Eprom, tem inclusive esquemas de gravadores caseiros etc.

Vai precisar muito de um destes se pretende fazer manutenção de notebooks.

Link para o comentário

Tenta um boot com o CD do Hiren's Boot.

Se carregar vai poder atualizar a BIOS novamente.

Eu soube de uma placa, que serve para atualizar a bios quando o note ou PC não inicializa.

Mas tem que remover a BIOS (dessoldar) e soldar nessa placa, então pode apagar e gravar de novo, usando um cabo USB.

Nunca usei, eu procuraria uma placa igual, de onde você pegaria uma BIOS já gravada.

Isso é um gravador externo de bios amigo, grava vários chips de cmos, dependendo do adaptador que se usa, deve ser retirado(desoldado) a cmos da placa base, inserido no gravador, e com o arquivo correto .fd ou .bin fazer a gravação no Chip cmos  e soldar novamente na placa base. Caso precisar de ajuda com isso eu também faço isso, mas acredito que nosso amigo não tenha problemas na atualização da bios, e sim em configuração somente..

Link para o comentário

Consegue bootar com live cd, tipo hirens boot ou com Linux live algo assim?  Olha amigo, não duvidando do problema nem nada, mas tenho 10 anos de experiência na área, e pelo que acredito, não deve ser problema de atualização, deve ter outra coisa errada.

não é config mesmo, é bios certeza... o F12 mesmo habilitado o boot menu deixou de funcionar no instante do boot nada acontece nenhum erro nada simplesmente uma tela preta e antes estava funcionando, depois da atualização que corrompeu...não é config de boot nem de modo sata ahci nem nada a maquina não boota por nada nem por live, nem por cd, nem por pen nem por hd nem da erro ou qq outro codigo...depois que atualizou a bios ficou desse jeito...segue o link de um caso identico ao meu

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
ja resolvido por sinal mas comigo não vai o cara não disse se usou disquete ou pen...

Link para o comentário

Bom, se tem certeza então ok.

Sobre o disquete ou pendrive, não são todos os modelos da acer que suportam esse tipo de update via mídia externa, apenas os serie ONE da acer pelo que sei. O ideal mesmo então, seria conseguir um gravador externo de bios, ou se conhece alguém que tem, pois acredito que só assim ira resolver seu problema Diego. Muito cuidado com gravadores caseiros e projetos, e sempre lembrando, sempre fazer um backup do chip da bios antes de gravar externo com gravador. Outra opção se não tiver gravador, pode procurar algum vendedor no Mercado livre por exemplo, e comprar um chip de bios e solicitar pelo modelo do seu notebook e placamae que já venha gravado o arquivo certo, ai quando chegar é só desoldar o antigo e soldar o novo, com um ferro de solda mesmo, e acho que se torna mais barato doque pagar uma gravação de bios a uma assistência técnica.

Link para o comentário

Bom, se tem certeza então ok.

Sobre o disquete ou pendrive, não são todos os modelos da acer que suportam esse tipo de update via mídia externa, apenas os serie ONE da acer pelo que sei. O ideal mesmo então, seria conseguir um gravador externo de bios, ou se conhece alguém que tem, pois acredito que só assim ira resolver seu problema Diego. Muito cuidado com gravadores caseiros e projetos, e sempre lembrando, sempre fazer um backup do chip da bios antes de gravar externo com gravador. Outra opção se não tiver gravador, pode procurar algum vendedor no Mercado livre por exemplo, e comprar um chip de bios e solicitar pelo modelo do seu notebook e placamae que já venha gravado o arquivo certo, ai quando chegar é só desoldar o antigo e soldar o novo, com um ferro de solda mesmo, e acho que se torna mais barato doque pagar uma gravação de bios a uma assistência técnica.

Ja comprei no Ml uma vez pra um hp e deu tudo certo, mas pra acer TM ta meio complicado mas vou continuar perguntando, outra coisa que gravador vc me recomenda um bom e barato tava pensando em comprar no aliexpress mas não sei qual...tem algum pra me indicar ?

Link para o comentário

Cara, recomendar eu não sei, porque depende doque cada um aprende a usar, e se tornam varias preferencias diferentes. Eu uso um Willem pcb50b, o da placa verde, acho bom demais, apesar de que tem gente que fala mal, fazem mais de 1 ano e meio q to com ele, numca me deixou na mao, gravou tudo que é modelo de eprom que peguei até hoje, só uma alteção fiz nele, ele é ligado a cabo paralelo db25 e a um usb para alimentar com 5 volts, mas também tem um plug p4 femea nele, que pode tirar o cabo usb e alimentar com uma fontezinha 12 1a, funciona bem melhor, deve mudar um jumper nele pra isso, pois antes com o usb não ficava legal, mas não tenho doque reclamar, é ótimo e rápido. Questão de valor deve estar na faixa dos 250 reais, um pouco mais derepente. Comprei também pra ele um adaptador de soic8 pra dip8, se não o chip da bios não encaixa no willem, mas esse custo 15 reais, comprei tudo no ML.

Link para o comentário

Também uso o Willem há muito tempo, já gravei uma infinidade de BIOS com ele, nunca me deixou na mão. Reconhece todos tipos de Flash do mercado.

É barato e muito útil, se paga em pouco tempo (se tiver volume é claro).

Mas lembrando mais uma vez, existem tópicos específicos para este tema, da mais uma pesquisada que vai encontrar diversas opiniões sobre gravadores.

Usa como palavra chave eprom ou flash, vai encontrar bastante material para te orientar.

Link para o comentário

Pessoal boa noticia, consegui reparar o problema, fiz a restauração da bios através do processo que citei acima aparentemente a versão 1.6 do software não estava tendo efeito então resolvi gerar o pendrive de recuperação através da versão 1.7 e show...que peso saiu das minhas costas...rsrsrs...se alguém quiser o link e uma rapida descrição eu coloco aqui sem erro...ainda bem que tinha o backup da bios pois nem a versão que estava no site da acer funciona eu tentei atualizar novamente agora com a versão "certa" mas tb não foi...então voltei o backup...é isso ai vivendo e aprendendo e me parece que existe uma divesidade de aparelhos que funciona esse mesmo processo...

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...