Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Apple, Macbook Air a1466, 820-00165, desligando sozinho apos reparo

Avalie este tópico:


SSD TECNOLOGIA

Posts em destaque

Ola a todos, este é meu primeiro tópico a ser aberto!
Estou com problemas em um Macbook a1466 que veio sem dar sinal de vida ao apertar botão power (led do carregador acendia).
Ao efetuar reparo na placa o mesmo liga, gera imagem, sobe o sistema e na tela de login fica de 1 a 5 segundos e desliga.
Esta demorando bastante tempo para dar o primeiro sinal sonoro de on, apos apertar o botão power demora em media de 10s e vem o som, a imagem da maça vem apos uns 15s. 
Havia ponto de oxidação sobre um resistor (R6123), o mesmo teve o pad da placa perdido e o terminal, resistor de 24.9R sobre o que diz o esquema elétrico da placa que estou (820-00165), fiz jump ligando a ilha que seguia a trila do pad rompido e coloquei dois resistores smd em paralelo de 50R dando 25.1R na placa. 
Removi o CI (U1900) que fica ao lado do resistor danificado, para limpeza da oxidação existente nele e apos ressoldei. 
Detalhes que analisei (quando ele liga, vcore fica em 1.8V cravados do inicio ao fim) 
SSD esta aquecendo bastante 
Desliga com ou sem a bateria 
Bobinas de 5v 3,3v ok 
Agora por ultimo liga quando quer, já fiz o teste de deixar o teclado desligado depois dele ligar e mesmo assim desliga, já fiz teste sem ssd e o mesmo não gera imagem, já fiz o teste sem placa de wifi, nada muda, cpu aquece bastante pelo vcore alto e ele já chegou a desligar durante carregava sistema no logo maça.
Macbook parou de funcionar com o cliente quando estava desligado dentro da bolsa. 

 

WhatsApp Image 2020-01-17 at 15.39.48.jpeg

WhatsApp Image 2020-01-17 at 15.39.01 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-01-17 at 15.39.01.jpeg

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA 

 

seu tópico foi movido para a área correta » Notebooks.

 

Saiba como selecionar a área correta para criar o seu próximo tópico »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

hhUvRH

 

YHecDb&key=5062e9860baaea5b65c14559c586b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucaspolli Boa noite!
Ainda não tentei regravação de bios, pois como ele subiu sistema, desconsiderei, mas tentarei, inclusive se alguém tiver e puder enviar o arquivo.
Não cheguei checar a frequência ao redor do ci, porem nas bobinas de vcore batia +/- 750khz mensurados pelo multimetro Hikary  que temos. 
Irei pegar mais valores como frequências e de qual ponto as encontrei junto as voltagens geradas e postarei aqui em breve, tentarei conseguir um resistor único de valor igual, pois estou usando dois em paralelo para chegar próximo aos 24,9R e irei checar se a solda ficou 100% do Ci U1900, tenho o esquema e o board desta placa, postarei o nome das peças e funçōes para tentarmos se localizar melhor!
 

Editado: por SSD TECNOLOGIA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Opa to de volta ai para noticias. 
Fiz a gravação de uma bios ME Clean Região e o mesmo voltou a ficar ligado, porem o track pad passou a torrar um ci, o bixinho pega fogo de quente '-', não sei se existe ligação, mas anteriormente quando não tinha refeito a bios, havia testado ligar ele pelo botão e desligar o flat do track pad e mesmo assim ele desligava. Então, como explicar isso? Qual risco de por um novo e torrar ele também ? 
Atualmente estou ligando ele ao conectar o magsafe sem a bateria 
CI que aquece STM32F
103VBI6
HPAAJ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA Pode passa o link desta bios?

 

Conforme você falou a placa desligava antes de aquecer este circuito, agora como ela fica ligada o mesmo aquece.

 

Tem que trocar ou verificar se tem algum capacitor em curto em volta dele.

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Então, esse CI aquece de forma descomunal assim que liga o Mac, anteriormente a modificação de bios, ele não aquecia e funcionava o teclado e o Track Pad, agora nenhum e nem outro 

 

Então o melhor é  voltar o arquivo anterior e testar com calma. Ficar na duvida é pior.

 

Parece até que caiu um pouco de solda em algum ponto da placa e está fazendo isto, porque nunca vi antes um arquivo da bios provocar isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Ola a quem acompanha esse meu post!
Fiz a troca do Track Pad por um novo e o funcionamento do equipamento parecia estar normal ate o momento que noto um certo gargalo da maquina, ela parece estar lenta por não estar subindo clock do CPU, a ventoinha dispara apos ligar o equipamento, só consigo controlar ela via Software, rodei heaven da unigine e não de 5 FPS em medio, no low não passou de 10FPS!
Rodei o Hardware Test da Apple com a tecla D pressionada e ele me da falha PFM006 ref a erro de SMC. 
Dentro do software que uso para controlar a fan, o mesmo me da informação de varias temperaturas, todas ok!
Porem dentro do heaven me da temperatura de 128C CPU proximity (não tem como estar essa temperatura ali) E onde fica esse maldito sensor nessa placa ? 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tenho um outro post em aberto onde não estou mais recebendo resposta dos amigos que lá seguiam, esse equipamento veio para nos sem ligar, fiz reparo na placa onde havia oxidação e passou a ligar e desligar sozinho, verifiquei um curto no trackpad e troquei por outro alem de ter gravado a bios dele que fez com que realmente corrigisse a falha de desligar apos um tempo. 
Agora o equipamento funciona porem muito lento, esta com o cooler disparado logo depois de abrir o macOS e só consigo controlar ele por software, no programa HEAVEN que rodei nele, consegui baixo fps e o sensor de CPU PROXIMITY me mostra uma temperatura inexistente de 128C, eu não consegui achar esse sensor que normalmente é um LM ou algo assim próximo ao CPU. PODEM ME AJUDA PF ? 
 

Rodei o Hardware Test da Apple com a tecla D pressionada e ele me da falha PFM006 ref a erro de SMC. 
Dentro do software que uso para controlar a fan, o mesmo me da informação de varias temperaturas, todas ok!
Porem dentro do heaven me da temperatura de 128C CPU proximity (não tem como estar essa temperatura ali) E onde fica esse maldito sensor nessa placa ? 

Editado: por SSD TECNOLOGIA
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, eebinfo disse:

Bom eu tentaria uma outra bios, de preferencia com chip novo.

Tentarei regravar com outro arquivo que não seja ME CLEAN REGION. 
Assim que fizer, posto aqui para vcs. Acho ate que tenho o backup da bios dele, farei alguns testes aqui e informo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, SSD TECNOLOGIA disse:

Fala amigo, blz ? 
Sim peguei uma aqui no forum Me Clean Region. 
Vou gravar com outra então, mas pode me explicar o motivo que acontece isso rsrs?

 

Exatamente ... não sei o porque, mais sabemos que informações de temperaturas estão registradas na bios, por algum motivo algo deve estar incompatível, fazendo uma leitura equivocada de temperatura, na verdade são só suposições mais faz parte do "ser técnico" o uso da logica para questionamentos, assim acredito que toda tentativa é validade e o resultado mesmo negativo pode ser utilizado como aprendizado.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde consagrados. Blz ? 
Então, refiz a gravação de bios com o arquivo original e realmente tem algo de errado com aquele arquivo, já que ele voltou a desligar sozinho!
Regravei novamente com outro arquivo, só consegui me clean region, porem esse era diferente do outro que fazia o cooler disparar por sensor com medida errada. 
Porem algo muito estranho, ao ligar o macbook air, ele pede senha e o track pad e teclado funcionam ok, assim que coloquei a senha e entrei no sistema, para de funcionar teclado e track pad e o mais bizarro, se eu segurar o botão power on que esta junto ao teclado, ele desliga '-' 
Kkkkkkkkkkkkkkk

Esse mac é uma escola! 
Obrigado por enquanto, irei zerar o sistema dele e refazer e ver se corrige, pode ser uma falha por conta da bios diferente da qual ele tinha original> OBS: Já resetei Nvram e não mudou nada. 
Com teclado externo tanto usb ou ''original apple'' funciona, mouse tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde consagrados. Blz ? 
Então, refiz a gravação de bios com o arquivo original e realmente tem algo de errado com aquele arquivo, já que ele voltou a desligar sozinho!
Regravei novamente com outro arquivo, só consegui me clean region, porem esse era diferente do outro que fazia o cooler disparar por sensor com medida errada. 
Porem algo muito estranho, ao ligar o macbook air, ele pede senha e o track pad e teclado funcionam ok, assim que coloquei a senha e entrei no sistema, para de funcionar teclado e track pad e o mais bizarro, se eu segurar o botão power on que esta junto ao teclado, ele desliga '-' 
Kkkkkkkkkkkkkkk

Esse mac é uma escola! 
Obrigado por enquanto, irei zerar o sistema dele e refazer e ver se corrige, pode ser uma falha por conta da bios diferente da qual ele tinha original> OBS: Já resetei Nvram e não mudou nada. 
Com teclado externo tanto usb ou ''original apple'' funciona, mouse tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SSD TECNOLOGIA Colega veja se encontra um arquivo da bios para o mesmo modelo da placa e o EMC.

 

Veja que outros fabricantes tem na sua linha de placas mães  a versão do modelo, mas a Apple usa este numero de EMC para diferenciar as atualizações de processadores, memorias, smc das placas de um mesmo modelo de MacBook.

 

EMC 2925

EMC 3178

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Editado: por Roberto275803
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui o arquivo para 820-00165 EMC 3178, em um fórum gringo, porem não consigo passar do carregamento de sistema com esses arquivos por eles dispostos. Não consigo refazer o sistema também. 
Alguem aqui sabe fazer ME de bios? Poderia rodar sobre o arquivo que eu enviasse ?  
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...