Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a melhor maneira de aprender eletronica?

Avalie este tópico:

paulolinder

Posts em destaque

Primeiramente, seria bom informar o nível de conhecimento em eletrônica que você tem ( descreva o melhor possivel.. )

após isso te passo quais seriam as etapas a serem vencidas para fazer manutenção em placa mãe..

curso de bga eu tenho

troca de capacitor

soldagem .. o basico do basico..

apanho muito com pwm, I/O tensao.. prescisso de ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem.. como não foi tão especifico quanto eu queria..

o primeiro passo é saber identificar cada tipo de peça, e saber como medi-los

( isso inclui, mosfets.. resistores, capacitores, diodo, transistores bipolares, cristais osciladorese etc..)

Segundo é ter equipamentos de medição e saber utiliza-los

(no minimo um Voltimetro, Amperimetro, ohmimetro, teste de continuidade )

terceiro passo é desenvolver um raciocinio lógico para isso.

( se um aparelho X nao liga, o que devo ver? qual a ordem de funcionamento disso)

Quarto passo são cursos. Pagos ou não , em geral agregam algo e valem a pena.

5 passo é a experiencia em bancada.. isso não dá pra aprender de um dia para o outro.. e nunca chega no final..

6 passo é o fórum.. onde tem uma quantidade enorme de pessoas, se voce tiver boa vontade e souber o que procurar, encontrará tudo que precisa.

Link para o comentário

Pra mim vc deveria começar com o básico do básico, começando com grandezas elétricas básicas (tensão, corrente, potencia, resistência), depois passar pra resistores, associação de resistores, divisores de tensão com resistores (acredite em um esquema elétrico de notebook vc encontra vários circuitos com divisores de tensão com resistores), capacitores, tipos de capacitores, bobinas, transformadores, semicondutores e por ai vai e vai longe, vc tem que ter uma base bem sólida nesses princípios pra depois começar a entender as coisas. Aqui mesmo no forum tem na sessão de treinamento apostilas de eletrônica básica, é um ótimo começo.

Link para o comentário

Boa noite!

O colega não citou onde está localizado.

Se for no eixo Rio x SP, fica mais fácil conseguir um curso presencial que seria o melhor método de aprendizado.

Se estiver longe dos grandes centros, a alternativa será um curso por correspondência.

Meu primeiro curso foi o do IUB, Instituto Universal Brasileiro e me ajudou muito, embora deixe a desejar no quesito prática que vc terá de buscar por conta própria.

Nunca tente iniciar mexendo nos equipamentos dos clientes. Isso em geral não acaba bem.

Como vc diz que já trabalha com informática, com certeza vc quer partir para reparos em LAPTOP's.

Uma dica é que aqui no Rio por exemplo, temos tido muitos técnicos de informática que querem passar a consertar TV's LCD porque alguém disse  ou eles leram em algum lugar que nestas TV's só se faz reparo trocando placas como nos PC's.

Isso tem trazido uma certa briga entre técnicos de TV e técnicos de informática, pois estes (não todos é claro) acabam inflacionando o mercado de reparação de TV pois seus orçamentos são sempre muito maiores que o de um técnico de TV que irá reparar a placa e não troca-lá.

Como o cliente não sabe disso, acaba achando que todos os técnicos cobram caro demais!

Fiz está observação pois sou instrutor de eletrônica e trabalho com palestras técnicas aqui no RJ e isso é sempre questionado pelos alunos! :o

Link para o comentário

Uma boa dica: é estudar a eletrônica analógica que é a base de tudo, posteriormente estudar a eletrônica digital. Comece a estudar na prática, fontes de computadores nela você vai encontrar o princípio de funcionamento de uma placa mãe de notebook e pc. Dar uma olhada nesse site;

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
você vai encontrar uma variedades de cursos em vídeo aulas do autor Luis Carlos Burgos. Vale apena.

Obs: Grande parte do que sei foi através de seus cursos. Não perca o foco, boa Sorte. :)

Link para o comentário

Amigo, tudo o que você procura está na sua frente e basta ler.

Aqui no fórum temos uma área enorme de treinamento em eletrônica que possui um vastíssimo material de qualidade e basta ler que você vai aprendendo com o tempo.

Temos também as áreas especificas onde em cada tópico você pode ter uma boa aula de como identificar o defeito e de como resolver o problema, o porém é que tem muito tópico com pouco conteúdo então a minha dica é ler muito que você vai aprender em poucos meses.

Link para o comentário

Bem.. como não foi tão especifico quanto eu queria..

o primeiro passo é saber identificar cada tipo de peça, e saber como medi-los

( isso inclui, mosfets.. resistores, capacitores, diodo, transistores bipolares, cristais osciladorese etc..)

Segundo é ter equipamentos de medição e saber utiliza-los

(no minimo um Voltimetro, Amperimetro, ohmimetro, teste de continuidade )

terceiro passo é desenvolver um raciocinio lógico para isso.

( se um aparelho X nao liga, o que devo ver? qual a ordem de funcionamento disso)

Quarto passo são cursos. Pagos ou não , em geral agregam algo e valem a pena.

5 passo é a experiencia em bancada.. isso não dá pra aprender de um dia para o outro.. e nunca chega no final..

6 passo é o fórum.. onde tem uma quantidade enorme de pessoas, se voce tiver boa vontade e souber o que procurar, encontrará tudo que precisa.

Obrigado ganhou o meu respeito!

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Acho que a melhor opção é realmente um curso regular, tipo Escola Técnica, CEFET ou Senai, se você tiver tempo livre para isso e pretende, no futuro, fazer um curso superior na área. Caso contrário, pode experimentar um curso por correspondência, pois neste caso você é quem faz o seu horário de estudo e esta modalidade de curso é bastante focada em eletrônica básica e digital, apresentando em detalhes o funcionamento e a aplicação de cada componente eletrônico ou função lógica. Eu mesmo fiz um curso por correspondência de eletrônica básica na Occidental Schools quando era mais jovem e estava tentando definir o meu futuro profissional, depois fiz um curso técnico de nível médio em eletrônica na Escola Técnica Federal daqui.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Estudar os princípios básicos da eletrônica, uma boa dose de bom senso e perseverança.

Esqueça, eu desisto!. Desistir ou parar, somente quando chegar a uma conclusão técnica de que a execução  de algo não é possível tecnicamente. Inviável ou impossível resolver usando qualquer técnica disponível, ou a seu alcance.

Ai sim é a hora de parar.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...