Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Hub USB Inverso

Posts em destaque

Olá pessoal,

Estou em busca de um aparelho que conforme o título sugere, faça o papel de um hub usb porém, invertido. Preciso que ele tenha 2 entradas de alimentação que recebam energia de fontes diferentes, no caso 1 da rede elétrica (110v) e outra, um powerbank adquirido especificamente para suprir uma eventual falta de energia da rede elétrica.

Inicialmente e por questões de custo (já que a outra solução que seria um nobreak sai mais cara), imaginava poder conectar a energia no powerbank e dele sairia um cabo direto para a câmera porém ao experimentar, descobri que o powerbank não carrega e alimenta ao mesmo tempo, ou um ou outro.

Com isso, agora tenho que manter a câmera ligada na energia e toda a noite ou antes de sair, tirar o cabo que vem da tomada e conectar o powerbank à câmera e após retornar ou toda manhã, fazer o processo inverso.

Gostaria de saber se existe tal aparelho, que me permita deixar conectado às duas fontes de alimentação simultaneamente e à câmera, sem a necessidade diária de conectar/desconectar e sem o risco de danificar algum dos dispositivos.

Editado: por Marco de Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Maru . Desculpe a demora em retornar mas, estava com dificuldades pra postar as imagens. Resolvido graças ao auxílio da Moderação.

A câmera é ip, fabricação chinesa, descrita como giro ptz rápido. Seguem os anexos pra dar uma ideia da configuração. Já deixo o aviso pra não copiar, devido aos direitos de propriedade intelectual. 😁

Camera.png

IMG_20200302_161110098.jpg

IMG_20200302_161122249.jpg

IMG_20200302_161321618.jpg

IMG_20200302_161417321.jpg

Link para o comentário

Não sei se entendi direito mas, acho que o conceito é próximo disso porém, precisaria que no lugar dos plugues houvesse uma saída micro USB e que funcionasse de forma inteligente, para que somente quando não houvesse energia vindo da rede elétrica, o powerbank assumisse a alimentação.

Ou abrindo mão da parte inteligente, que houvesse uma chave manual onde pudesse manualmente alternar a fonte de alimentação para rede elétrica / powerbank.

Link para o comentário

Buenas,

talvez uma opção seja usar um hub usb, ligando uma das portas dele no power bank, uma na câmera, e uma na fonte. E, Ligar uma das saídas da fonte no power bank e a outra no hub. 
Mas, não é garantido que a câmera não irá desligar momentaneamente no momento que faltar energia. O circuito do power bank leva um tempo para reconhecer que passou do modo de carregamento para o modo de fornecimento de energia. 

Uma forma de ter o fornecimento de energia sem interrupção seria usar dois conversores DCDC: Um step-down alimentando por uma fonte, para manter a bateria carregada, e um step-up para converter a tensão da bateria em 5V. Nesse caso, a bateria seria uma (ou mais) células de ions de lítio. Ou, se quiser algo mais profissional, pode usar uma fonte para manter uma bateria de 12v/7a (tipo as de alarme/nobreak) carregada, e usar um DCDC para baixar para 5V.

A comunicação da câmera é via wifi?

• Joinha 1
Link para o comentário

Ôpa @zazulak !

Como não entendo muito de eletrônica, achei mais interessante a primeira opção, pelo menos foi a que entendi um pouco mais 😁.

Minha dúvida é se a fonte que mencionou teria que ser a fonte sugerida pelo @lucaspolli . Pergunto porque, como você menciona 2 ligações da fonte ao hub usb, creio que seja a única possibilidade, por possuir duas portas usb além, é claro, da conexão à tomada. Pode me confirmar se entendí corretamente?

Quanto a comunicação entre a câmera e o modem é sim, wi-fi.

Link para o comentário

Em 03/03/2020 às 00:06, Marco de Oliveira disse:

Ôpa @zazulak !

Como não entendo muito de eletrônica, achei mais interessante a primeira opção, pelo menos foi a que entendi um pouco mais 😁.

Minha dúvida é se a fonte que mencionou teria que ser a fonte sugerida pelo @lucaspolli . Pergunto porque, como você menciona 2 ligações da fonte ao hub usb, creio que seja a única possibilidade, por possuir duas portas usb além, é claro, da conexão à tomada. Pode me confirmar se entendí corretamente?

Quanto a comunicação entre a câmera e o modem é sim, wi-fi.

Rapaz, acho que tenho a solução pra você deste problema, pois aqui tivemos um problema bem parecido e é claro não fizemos uso deste PowerBank como este seu, mas usamos uma bateria e a solução foi usar uma fonte utilizada nas travas magnéticas de portas, aqueles eletro imãs  fornecido pela SULTON, esta fonte faz este seu chaveamento entre a energia da rede e de seu sistema de baterias, muito útil e não muito caro, muito funcional e pequena.

Veja neste link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Abaixo a foto do produto, caso sua entrada de energia seja baixa, também poderá fazer uso de um regulador de tensão para a voltagem desejada.

À moderação, me desculpe se não podia fornecer link externo . caso não seja possível, por favor gostaria que me fosse orientado por favor.

teste1.png

Link para o comentário

Obrigado pela ótima sugestão @Maru . Entrei em contato com algumas lojas que revendem a fonte sugerida, recomendadas pela Sulton. Contudo realmente tem a questão da diferença de tensão já que esse aparelho é para 12V e a alimentação da câmera é 5V e parece que não existe nenhum outro com essa voltagem.

Os atendentes das lojas me sugeriram verificar com algum técnico em eletrônica, a redução da mesma. Porém como você sugere o regulador de tensão, verifiquei e encontrei o aparelho em anexo.

Minha dúvida é como seria na prática instalar esses dois aparelhos no esquema que possuo já que, não me parece que as conexões sejam plug and play. Parecem necessitar de conhecimento técnico. Ou seja, pelo que entendi teria que ligar o cabo que sai da tomada na fonte da Sulton, depois passar por esse regulador de tensão e em seguida conectar à câmera, e incluir o powerbank nisso tudo.

Será que preciso contratar um técnico pra isso ou eu mesmo consigo implementar?

Regulador_Tensao.png

Editado: por Marco de Oliveira
Correção do texto
Link para o comentário

Tenho dois powerbanks e ambos permitem ligar o celular e o carregador simultaneamente. Os dois tem dois conectores USB um para a saída e outro de entrada para o adaptador carregador.

Deixo os dois ligados e funciona se carregando e carregando o meu celular simultaneamente. 

Editado: por mariomendes77
Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

"- Tecnologia pass through charging, pode carregar seus dispositivos e ser recarregado ao mesmo tempo;"

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...