Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

sobre adaptação para resfriar componentes

Avalie este tópico:

James

Posts em destaque

E ai galera

tem alguns recursos novos pra dar uma resfriada em componentes esquentadinhos descobri uma plaquinha que pode ser adquirida no mercado livre com custo de ate 18,00 ela funciona esquentando de um lado e resfriando do outro  ou seja quanto mais quente fica de um lado mais resfria do outro e da pra fazer ótimas gambis com ela la vai o nome -Placa Pastilha Termoelétrica Peltier-  o resto das "ATA" (adaptação técnica avançada "gambiarra") e com vocês e so inventar...

Não tenha vergonha de gambiarra, gambiarra e so uma adaptação que não está no projeto original, mas muitas vezes e feita com consciência fica melhor ou melhora um equipamento mal planejado.

e só pesquisar sobre PELTIER que vocês encontram fica a dica

Usei uma pra ver no que dava no lugar do dissipador de do cpu de um Xbox quase morto  e resolveu

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara na verdade eu so liguei ela em um ponto que fornece menos energia da qual ela precisa acho que foi em um ponto com 9v, se não me engano a peltier do modelo que eu usei e de 15.4v, mas eu não estava pensando na sua questão consumo, eu estava pensando em que ela não trabalhasse no seu total poder por questão de não esfriar demais e condensar agua (caso fosse possível), assim iria piorar o meu problema, em todo o caso acho que assim então ficou resolvida as duas questões, a sua e a minha, porque já está funcionando a quase três meses e eu perguntei hoje pro cliente como estava e ele disse que os filhos estão jogando normal no aparelho.

Link para o comentário

para complementar eu usei esta aqui fiz um encaixe por baixo do dissipador

PELTIER MODELO TEC1-12705

- Tensão nominal DC 12V, Max.15.5V tensão

- Corrente máxima: 5A

- Potência de refrigeração: 30W (boa dissipação de calor)

- Diferença de temperatura máxima: 60'C acima

- Temperatura:-10'C a 40'C

Link para o comentário

Mas ai que tá james, 9V e até 5A vai dar 45 Watts de qual ponto da placa você conseguiu arrancar tanta corrente sem nada vir abaixo ?

Para ter um ponto de referência, a fonte que alimenta a maquina toda tem uns 130W e isso porque vem sobredimensionada para evitar problemas.

45W de consumo num aparelho destes é muito, algo ai está dando errado ou ainda vai dar errado  :(

Link para o comentário

Pastilha de peltier é utilizado em bebedouro por ficar mais barato, mas vale lembrar que para ela funcionar bem, além de uma fonte de corrente boa, devido seu consumo, é preciso colocar um cooler do outro lado dela, que seria o lado quente, por isso que os bebedouros tem um cooler 8x8 cm do lado quente da pastilha e o lado frio vai no reservatório que esfria a água.

Agora imagina você adaptar um peltier dentro de um notebook. Totalmente inviável.

Link para o comentário

Pode ser que de errado mesmo, mas e um Xbox que não passava dos 10 minutos e dava erro de duas luzes, acho que vocês sabem o que significa as duas luzes era como se não existisse dissipador em cima da gpu, e o cliente pediu pra fazer pra ver no que dava se desse errado já estava perdido, e por ser um modelo de Xbox bem antigo ele não queria gastar, quanto ao dissipador foi usado o do próprio Xbox foi feito um rasgo nas dimensões da placa para encaixar assim a parte fria ficou embaixo e a quente dissipando pelo cooler,  quanto a alimentação e no caso de alguém querer usar pra outros fins, podemos colocar uma fonte externa fornecendo somente para ela isso não e muito problema, vai de cada um

Não lembro onde peguei os 9v mas foi próximo do 5c1.

--Dentro de notebook não, mas de um desktop ou outro aparelho que tenha espaço sim.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...