Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise E-MAX - LA-6121P rev 2.0 - tensões de +5vs e +3.3vs com problema!!

Avalie este tópico:

jadeilson123

Posts em destaque

@jadeilson123 

3 minutos atrás, jadeilson123 disse:

vou ter q desmontar o notebook de novo pra colocar o q34 de volta. ou então arrumar um compatível pra colocar no lugar...

Tem que trocar os componentes que tiver com problema. Testa fora e se tiver legal volta, se não troca... Essa questão de soldar e voltar a subir vídeo é bem estralho. Faz a troca e diz o que vai mudar?

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonildo disse:

@jadeilson123 

Tem que trocar os componentes que tiver com problema. Testa fora e se tiver legal volta, se não troca... Essa questão de soldar e voltar a subir vídeo é bem estralho. Faz a troca e diz o que vai mudar?

o u32 e u33 eu não consegui "armar" eles. tentei de várias formas e não consegui armar... será q pode ser isso o problema???

será q eles podem estar "armando" de maneira intermitente???

Link para o comentário

19 minutos atrás, Leonildo disse:

@jadeilson123 chegou a fazer a troca de algum deles ou mesmo do Q34?

troquei o q34 por um outro mosfet duplo e o problema persistiu. ela continuou sem dar vídeo :( 

mas vou procurar outro pra fazer a troca novamente... depois vou abrir o esquema pra dizer a referência do q34 e o modelo compatível que usei pra fazer a troca. 

agora à noite a minha visão é péssima. mesmo com o microscópio não rola trabalhar à noite... amanhã eu faço isso...

• Legal 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

desmontei o notebook de novo..

retirei o u32 e u33 e ambos estão dando curto entre gate e source.

as medidas a seguir, foram feitas com o u32 e u33 fora da placa:

medindo nos pads da placa, no u33, com a ponta preta do multimetro no pad do Gate e a vermelha no pad do source, dá 790 ohms. invertendo as pontas de prova, nada acontece...

nos pads do u32, eu refaço o teste, com a ponta preta no gate e a vermelha no source, dá 1135 ohms. invertendo, dá 1560 ohms

obs.: estou usando a escala de diodos...

reoloquei o q34 no lugar...

no r636, com a placa ligada na fonte, de um lado, dá 19v, do outro fica 0v com o q34 no lugar

no r223, com a placa ligada na fonte, de um lado, dá 19v, do outro fica variando entre 1.6v e 1.8v

sem o q34, o r636 deixa passar os 19v, e o r223 tem hora q deixa passar os 19v, tem hora q fica variando entre 1.6v e 1.8v.

Link para o comentário

a solução que dei pro mosfet que tava com defeito...

coloquei um diodo SK34 ligando o dreno ao source... retirei o q34 e deixei sem ele mesmo... 

deixei 3 horas ele no stress test do AIDA64 e não desligou nem travou... aparentemente ficou bom.. vai ficar em teste por mais uns dias...

Desde já agradeço à todos que vieram aqui no meu post me ajudar no reparo!!! 

que Deus abençoe à todos!!!

2111303143_WhatsAppImage2020-09-06at11_27_06.thumb.jpeg.1e9a554ae3562afac431c478fdd91f19.jpeg

Link para o comentário

• 6 meses depois...

boa noite pessoal!!! estava sumido, mas vim atualizar o tópico sobre este notebook do título do tópico!

eu consegui resolver o problema do notebook (a propósito estou usando ele neste momento!!)

eu fiz o seguinte:

retirei o diodo SK34 (que estava no lugar do mosfet na resposta anterior, e coloquei 2 mosfets em bom estado (os originais da placa estavam em curto entre gate e source.

deixei sem o q34... com ele os mosfets não chaveavam. poderia ter trocado o q34, mas os pads dele se arrancaram de tanto eu colocar e tirar com o ferro de solda...

aí a solução para contornar o problema da falta do q34 foi a seguinte:

já q ele é q mandava o sinal no gate dos mosfets de 3.3v e 5v, fiz uma "adequação técnica" (pra não chamar gambiarra kkk)

tem um gate num mosfet bem próximo dos mosfets de 3.3v e 5v. q é respontável pela tensão de 1.5v, o u34. peguei o gate do u34 e coloquei 2 derivações. uma pra cada gate dos mosfets de 3.3v e 5v.

desativei o r223 e o r636, que com eles soldados, o gate sempre ficava alimentado independente da placa estar startada ou não. só de conectar no carregador ou colocar a bateria, a tensão já habilitava fazendo várias coisas ligarem antes de apertar o botão de ligar... 

aí pegando o gate do u34 e levando pro gate do u32 e u33, essas tensões só serão habilitadas ao startar a placa, fazendo o notebook funcionar normalmente...

o resumo da novela foi esse aí!!! 

fica a dica pra quem pegar um problema semelhante e não der pra trocar o mosfet duplo (q34) faça esse procedimento aí que vai resolver o problema... da maneira errada, eu sei, mas consegui resolver...

se for fazer esse procedimento, retire o r223 e o r636, pq eles mandam a tensão para os gates dos mosfets, mas sem o q34, o gate fica recebendo a tensão o tempo todo... com o carregador ou com a bateria conectada...

sei que aqui no fórum tem gente mais experiente q eu, mas com certeza vai ajudar alguém que esteja começando como eu...

agradeço à todos pela ajuda que tive neste caso!!!!

peço à moderação que não mova o tópico pra área de "casos resolvidos" pq não tenho acesso à essa área ainda pq não tenho créditos suficiente pra visualizar esta área, gostaria de acompanhar os comentários e feedbacks dos outros membros do fórum...

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...